Volvo adquire 100% da empresa de condução autônoma, a Zenseact, que agora é subsidiária

Volvo assume 100% da Zenseact, que passa a ser de propriedade da marca sueca e que vai ajudar a mesma no desenvolvimento da sua tecnologia de condução autônoma



A Volvo confirmou que adquiriu 100% da Zenseact, empresa que trabalha com a condução autônoma. Para a marca sueca, isso é uma ótima notícia. Presente em seus futuros, a tecnologia será de grande valia para o desenvolvimento da nova geração dos seus carros, a começar pelo EX90. Antes de adquirir 100% da empresa, a Volvo já detinha 86,5% da empresa, ou seja, já era dona majoritária da Zenseact. A sueca adquiriu os 13,5% restantes que estavam com a ECARX, empresa de mobilidade.

A Volvo considera a compra da empresa um passo estratégico para o futuro. Isso porque a empresa quer focar no desenvolvimento de uma nova geração de automóveis que são focados também em software. Querendo ser líder em termos de tecnologia e segurança. Agora subsidiária da Volvo, a empresa existirá e não será extinta como acontece em muitos casos de compra de outras empresas fornecedoras de tecnologias. A Volvo quer fazer da Zenseact um negócio autônomo desenvolvedor de tecnologias para Volvo e Polestar.

O EX90, ao ser apresentado, foi projetado para ter um seu teto, um radar LiDAR para condução autônoma, além de um teto solar panorâmico fixo. O EX90 será equipado com sensores de última geração, como câmeras, radares e o LiDAR, estão conectados aos computadores principais de alto desempenho do carro, onde a NVIDIA Drive, vindo ainda uma visão de 360º. O radar LiDAR no teto do EX90 terá capacidade de observar a estrada 250 metros na sua frente, seja dia ou noite e em velocidades de estrada.

Ele pode ver pequenos objetos centenas de metros à frente, criando mais tempo para informar, agir e evitar. Ele também vem equipado com sensores e câmeras especiais, alimentados por nossos próprios algoritmos e desenvolvidos internamente, medem a concentração de olhares. A tecnologia é abarcada por conta do software desenvolvido pela NVIDIA Drive, com o Xavier e Orin.

Os sistemas de segurança e inteligência artificial, com plataformas Snapdragon Cockpit da Qualcomm Technologies e software que executa a maioria das funções principais dentro do carro, desde segurança e infoentretenimento até gerenciamento de baterias. Outra novidade é que o SUV possui atualizações remotas com o Over-The-Air (OTA) e Head-Up Display.



Fotos: Volvo / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV

Audi A4 e A4 Avant vão ser rebatizados para A5 e A5 Avant; estreia acontece neste ano