Chevrolet confirma interesse em produzir elétricos na Colômbia, na fábrica de Bogotá

Chevrolet pode erguer uma fábrica de modelos elétricos na Colômbia, que pode ser a primeira da GM na América do Sul a fazer modelos puramente elétricos



A General Motors (GM) confirmou que a Colômbia pode ser o primeiro mercado da região a produzir modelos elétricos, com os novos modelos da Chevrolet. A informação foi confirmada pela próprio grupo norte-americano, que possui uma unidade fabril em Bogotá, na Colômbia. O anúncio aconteceu em um evento no nosso vizinho, que contou com a presença de executivos como o Presidente da General Motors International, Shilpan Amin, e Santiago Chamorro, Presidente da General Motor South America.

Os executivos visitaram a unidade que hoje é responsável pela produção dos modelos Joy, que passaram a ser feitos na unidade depois de um investimento de US$ 50 milhões. Amin perguntou aos executivos e funcionários da fábrica como eles viam o atual governo colombiano. Eles responderam que era um governo preocupado com a transição energética. Amin rebateu se eles estavam "tão comprometidos a ponto de fazer da Colômbia o primeiro país da América Latina em que montamos nossos veículos elétricos?", destacou. A resposta dos funcionários foi um positivo: "Sim senhor. Sim, senhor.".

Posteriormente, a GM confirmou que já existe conversas com o governo sobre o assunto. Caso isso aconteça, a unidade da Colômbia terá que receber um grande aporte financeiro que fará com que a unidade esteja apta a produção de elétricos. Em nota ao Carro Colombiano, a GM ainda destaca que “estamos sempre vendo oportunidades para novos projetos e a viabilidade da montagem de veículos elétricos. Neste momento estamos a trabalhar com o Governo para isso”. Caso isso aconteça, a Colômbia se une a países como Estados Unidos, Canadá, China e México na produção de elétricos.

Enquanto nós ainda não temos planos, a Colômbia lançou um plano chamado de ‘Crecimiento Verde del Departamento Nacional de Planeación de Colombia', com meta de ter cerca de 600.000 unidades de elétricos até meados de 2030. Ano passado, a GM e a Honda confirmaram uma parceria para desenvolver uma série de elétricos de baixo custo também com a parceria entre as empresas, que será expandida. Esse desenvolvimento deve prever que as marcas vão desenvolver uma família de elétricos mais acessíveis, que deve ser bem-vindo para Chevrolet e Honda.

As duas empresas devem trabalhar em conjunto para viabilizar esses carros a partir de 2027, com capacidade de produzir milhões de unidades dessa nova (e inédita) família de modelos. O acordo prevê também a uniformização de componentes e processos para o estabelecimento de um padrão internacional de qualidade, além de maior produtividade e otimização dos custos.



Fotos: Chevrolet / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Subaru comemora seu aniversário de 70 anos e relembra seus primogênitos, 1500 e 360

Fiat comemora desempenho nas vendas de junho de 2023 graças a Mobi, Cronos e Argo

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte III

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Primeira Quinzena, agosto de 2023: Ford Ranger avança e SUVs chineses surgem no Top 50

Lynk & Co revela mais um teaser do 10 EM-P na China, em testes finais de desenvolvimento

Hyundai convoca recall para HB20, HB20S e Creta por falha em módulo de bomba de óleo

Hyundai revela primeiro teaser do reestilizado Ioniq 6 com a inédita versão esportiva N

Fábrica da Tesla no México tinha conseguido autorizações para construção, mas...

Hyundai confirma investimento de US$ 190 milhões para fazer novo Santa Fe nos EUA