Renault comemora 25 anos do início da produção nacional da Megane Scenic no Paraná

Renault comemora a marca de 25 anos da primeira Megane Scenic produzida em São José dos Pinhais (PR), primeiro veículo nacional da marca



A Renault comemorou a marca de 25 anos do início da produção em São José dos Pinhais (PR), que começou com a Megane Scenic, antes de virar apenas Scenic. Detentora da unidade com chassi de número WA000001 (o modelo das imagens), a marca francesa começou a testar seu maquinário ainda em nosso mercado ainda em 1998, quando as primeiras máquinas no Complexo Industrial Ayrton Senna foram testadas e a fabricação local começou em março de 1999. Primeira minivan em série produzida no Brasil, a Scenic fez sucesso.

O modelo vendeu 33.000 unidades apenas no seu primeiro ano de mercado e em 12 anos de mercado, teve um total de 142.000 unidades e várias versões emblemáticas foram lançadas, entre elas, a Sportway – com design aventureiro. No mundo, o nome Scenic teve entre 1996 a 2022 um total de 5 milhões de unidades produzidas em quatro gerações. Aqui, a Scenic ficou 12 anos em linha, se despedindo do mercado em 2011 com duas gerações que foram colocadas à venda. A primeira, produzida no Paraná, conviveu com a segunda geração que chegou em pequenos lotes e importada.

“O Scenic foi o primeiro monovolume nacional e abriu portas para um segmento inédito no mercado, conciliando amplo espaço para toda a família, uma inédita modularidade do interior, segurança e versatilidade, posicionando a Renault, logo no início de sua produção local, como uma marca inovadora e que trazia soluções pensadas para seus consumidores”, explica Ricardo Gondo, Presidente da Renault do Brasil. Na época do seu lançamento, a Scenic trazia uma série de inovações aos consumidores como três bancos individuais na segunda fileira de bancos que poderiam ser retirados individualmente.



Isso permitia que o consumidor poderia ter espaço para dois, três, quatro ou cinco ocupantes. O porta-malas, amplo para a época, tinha 410 litros de capacidade. Outro recurso interessante foram as mesinhas instaladas atrás dos bancos do motorista e passageiro, para ocupantes da segunda fileira. A posição de guiar mais alta também era um ponto interessante para os consumidores, sendo um dos primeiros produtos que levaram em conta a engenharia do interior e que foram desenhados de dentro para fora – algo que o Twingo já tinha feito em uma proposta bem menor anos antes.

“O Scenic não apenas criou um segmento inédito no mercado, como inovou em seus processos de produção. O modelo fabricado no Brasil foi o primeiro veículo da Renault no mundo a utilizar o processo de pintura à base de água, tecnologia reconhecida pela menor geração de resíduos e que é, atualmente, largamente utilizada pela indústria e por todos os veículos Renault produzidos no país”, explica Vagner Mansan, Diretor das Fábricas de Veículos da Renault do Brasil, e um dos profissionais que estavam na Renault no início da fabricação do Scenic no Brasil.

Aqui, a Scenic foi lançada inicialmente com a versão RXE equipada com motor 2.0 8v a gasolina que desenvolvia 115cv e 17,5kgfm, com câmbio manual de 5 marchas. Posteriormente ela foi vendida com motor 1.6 16v de 110cv e 15,1kgfm na versão RT. A reestilização em 2001 trouxe a primeira reestilização da minivan, junto do câmbio automático de 4 marchas. Mais tarde, ganharia o motor flex com o 2.0 16v de 140cv. A Scenic nacional foi exportada para mercados vizinhos como Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai.





Fotos: Renault / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat comemora desempenho nas vendas de junho de 2023 graças a Mobi, Cronos e Argo

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte III

Subaru comemora seu aniversário de 70 anos e relembra seus primogênitos, 1500 e 360

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Nissan revela primeiro teaser de nova geração do Terrano na Índia, primo do Dacia Duster

Leapmotor confirma desenvolvimento do B05 como um hatch médio e aparece em teaser

Nissan revela as primeiras imagens teaser de uma minivan compacta para a Índia

Fiat Pulse e Fastback reestilizados vão trazer mudanças visuais de meia-vida bem sutis

Omoda revela as novas imagens teaser do C3, novo SUV compacto da marca chinesa

Land Rover revela novas imagens teaser do Range Rover Electric; estreia é neste ano