Lynk & Co 08 é apresentado oficialmente como novo SUV médio e híbrido plug-in de 593cv

Lynk & Co apresenta a evolução dos seus carros a partir da estreia do 08, um novo SUV médio que estreia com um motor híbrido plug-in capaz de entregar 593cv



A Lynk & Co é uma marca que surgiu da união da Geely com a Volvo e desde então vem aproveitando bastante da união para criar produtos bastante interessantes. A prova disso é a chegada do Lynk & Co 08, que estreia como um novo SUV médio híbrido plug-in (PHEV) que foi apresentado na China e antecipa a nova linguagem de design da marca, que aparece de forma mais madura com o 08, apostando em linhas mais retilíneas e aerodinâmicas.

Na dianteira, o 08 se destaca por trazer faróis em dois andares, sendo a parte superior parece um ‘Y’ invertido, onde estão as luzes diurnas (DRL) em LED, que trazendo um pequeno prolongamento para as laterais, em um acabamento em preto brilhante. A dianteira ainda possui uma faixa abaixo dos faróis principais. Essa faixa esconde os faróis principais, com os projetores em LED, alocados nas extremidades, logo abaixo dos faróis de luzes DRL. O SUV ainda possui um para-choque dianteiro com um vinco horizontal.

Esse vinco horizontal se conecta nas extremidades com um acabamento vertical em preto brilhante. O para-choque dianteiro é praticamente liso e ainda possui um outro vinco convexo e outro côncavo. Mais abaixo, ele tem uma entrada de ar hexagonal de barras horizontais e com acabamento em preto brilhante. O capô tem linhas bem limpas, com o logotipo da Lynk & Co próximo da faixa em preto brilhante. Ele possui uma área mais alta nas extremidades, com a parte central mais baixa. De perfil, o 08 mostra como é o prolongamento dos faróis e toda a parte inferior do SUV tem acabamento em preto brilhante.

As caixas de rodas, por exemplo, tem uma área maior do acabamento em preto brilhante na parte superior do arco, enquanto o mesmo acabamento brilhoso está nas saias laterais, formando quase um desenho triangular. O desenho do perfil do 08 ainda é diferente de quase todos os modelos da Lynk & Co, trazendo uma linha ascendente dos vidros e chega a uma pequena janela vigia. O SUV ainda possui um curioso acabamento em preto brilhante na porta traseira, que traz o nome da Lynk & Co e que serve de base para os retrovisores, que tem base nas portas. Esse acabamento esconde duas câmeras, sendo uma mais superior e outra inferior.



Esse acabamento ainda cria um vinco na parte inferior das portas, que é ascendente da mesma altura do acabamento em preto brilhante na parte inferior. As portas ainda tem maçanetas retráteis (pop-up). O SUV ainda apresenta belas rodas de 21 polegadas, de cinco raios que tem pequenos frisos em preto brilhante que conferem um desenho mais requintado. A coluna D do SUV tem um acabamento em preto brilhante que reforça a sensação de um caimento mais suave do teto, que não existe. O teto possui pequenos racks, além da barbatana de tubarão e do enorme teto solar panorâmico.

De traseira, a Lynk & Co desenhou o 08 com linhas evolutivas em relação aos atuais carros da marca chinesa. Tal qual os faróis, as lanternas são afiladas e invadem bastante as laterais. Elas tem iluminação em LED, sempre em pequenas barras. As maiores ‘barrinhas iluminadas’ são as verticais, presentes nas extremidades e duas ao centro, enquanto as demais, todas, são horizontais. As lanternas ainda tem um prolongamento para as laterais que não tem iluminação. O desenho do vidro traseiro é levemente inclinado, com um brake-light que é dividido em dois por um câmera.

A tampa do porta-malas tem um vinco horizontal na altura as lanternas, logo abaixo do vidro traseiro. Há outro vinco horizontal abaixo, que ajudam a moldar os refletores verticais nas extremidades, no para-choque traseiro. A tampa ainda traz o nome Lynk & Co escrito por extenso ao centro da tampa. Focando no para-choque traseiro, o SUV possui uma boa área dele com um acabamento em preto brilhante, como o espaço para a placa e uma parte inferior, onde está o difusor de ar. Há um friso prateado que define bastante o difusor de ar na parte de baixo.



O interior ainda possui linhas bem modernas com destaque para o quadro de instrumentos com tela digital de 12,3 polegadas, além de uma central multimídia com tela flutuante de 15,4 polegadas. A marca ainda destaca que ele é equipado com um Head-Up Display (HUD) de realidade aumentada de 92 polegadas. A central multimídia possui sistema Lynk Flyme Auto desenvolvido em conjunto pela Lynk & Co e pela Meizu, que foi adquirida pela Geely e tem chip da Snapdragon 8155 cuida do poder de computação. Ele ainda possui um painel que traz saídas de ar-condicionado camufladas por meio de uma faixa no painel, que é interrompido apenas pela tela do quadro de instrumentos.

O SUV ainda possui um volante mais ovalado, com aros superior e inferior achatados, além de vir com três raios, controles multifuncionais e detalhes em preto brilhante. O console central possui uma bandeja com espaço para dois smartphones carregarem por indução, enquanto ele possui um porta-copos que pode ser fechado. A bandeja de carregamento dos celulares e os painéis das portas ainda tem iluminação personalizável em LED, que parte do painel, mais precisamente a faixa que está na parte superior das saídas de ar. O painel e os bancos tem um acabamento em couro Nappa. A alavanca de câmbio fica na coluna de direção, por meio de um seletor. Há outros recursos destacáveis no painel.

Na coluna A, ele possui uma câmera voltada para o motorista que traz o Face-ID. Acima do quadro de instrumentos ele possui uma área destacada que traz saídas de som do sistema de som da Harman Kardon de 23 alto-falantes, assim como nos painéis de portas dianteiras. Ele possui bancos com encosto acoplado ao banco e traz detalhes bronze, enquanto um enorme teto solar panorâmico dá claridade aos cinco ocupantes. Desenvolvido na plataforma modular CMA EVO, o SUV possui 4,820 metros de comprimento, 2,848 metros entre os eixos, 1,915 metro de largura e 1,685 metro de altura. Ele traz motor da linha E-Motive da Lynk & Co, com o EM-P.



Sendo um híbrido plug-in (PHEV), ele alia o motor 1.5 Turbo junto de três motores elétricos. Só o motor a combustão é conhecido, entregando 150cv – e a marca não revelou dados da potência dos três motores elétricos e nem a disposição deles no SUV. Todos os motores, juntos, desenvolvem 593cv de potência com torque de 92,3kgfm e tração 4WD. O SUV ainda é acoplado a uma transmissão DHT Pro, que possui três velocidades. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 4,6 segundos e é equipado com uma bateria ternária (NMC) de 39,6kWh que oferece uma autonomia de 245km no modo puramente elétrico.

O ciclo híbrido faz o SUV entregar 1.400km de autonomia e tem um consumo médio de 18,1km/l. A bateria ainda permite ser carregada em estações de recarga rápida, recuperando de 30% a 80% em 28 minutos. Em estação de recarga lenta, ele pode ser carregado em um WallBox de 3,3kW. Entre alguns dos equipamentos de série comentados pela Lynk & Co estão bancos em couro Nappa, carregador de telefone sem fio de 50W e sistema de som Harman/Kardon de 23 alto-falantes.

O banco do passageiro dianteiro do 08 tem apoio para as pernas e quatro assentos dentro do carro (exceto o assento do meio na segunda fila) estão equipados com a função de massagem. Na China, ele será vendido em duas versões, com preços que começam em 218.000 yuans e chegam aos 278.000 yuans.




Fotos: Lynk & Co / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto