Toyota Camry sai de linha do Japão depois de 43 anos e mais de 1,3 milhão de unidades

Em seu mercado local, Toyota Camry sai de linha depois de 43 anos, mas continua em todos os demais mercados; baixas vendas motivaram fim de linha



A Toyota confirmou que o Camry não faz mais parte do lineup da nipônica em seu próprio país. Depois de 43 anos e mais de 1,3 milhão de unidades vendidas em seu país sede, o Camry vinha sofrendo com baixas vendas e fechou o ano de 2022 com cerca de 6.000 unidades vendidas – um volume baixo para um carro como o Camry. De acordo com informações do site japonês Nikkei Asia, confirmou que a rede de concessionárias já foi notificado pelo fim do sedã.

Apesar do fim de linha do Camry no Japão, isso em nada impede a continuidade do sedã em outros mercados, inclusive com a chegada de novas gerações. O reflexo das baixas vendas no mercado japonês é um contraste com o desempenho bom do sedã em outros países. Hoje, a Toyota vende seu sedã grande em mais de 100 mercados, com o maior deles sendo os Estados Unidos. Por lá, ele foi o automóvel mais vendido entre 2001 a 2016, se tirar as picapes do páreo. A atual geração do Camry também caminha para o fim de linha.

O atual foi apresentado em 2017 e foi reestilizado em 2020, ou seja, uma mudança de geração deve acontecer até, no máximo, 2025. Além da produção nos EUA, o Camry continua a ser produzido também na China, onde o sedã também tem um bom desempenho. Globalmente, a Toyota vendeu 600.000 unidades do Camry em 2022, ou seja, é um volume e tanto de vendas para um sedã abalado pelos utilitários esportivos. Aliás, foram eles que podem ter abalado as vendas do Camry no Japão nos últimos anos, segundo o jornal. A última mudança visual do Camry, em 2020, trouxe pequenas novidades.

Na época, a Toyota trouxe uma nova grade dianteira, que fica mais fina, e um friso cromado na entrada de ar inferior, que emoldura as extremidades da entrada de ar e conta com uma pequena dobra na parte superior, em relação ao centro da dianteira e que parece um “C” estilizado. A própria entrada de ar inferior conta com um novo formato, apesar de não parecer, com o centro estando maior. Na traseira, não há mudanças. As rodas podem ser 17 ou 18 polegadas, além de ganhar novas opções de cor para a carroceria.

No interior, as mudanças ficam por conta da nova central multimídia do tipo flutuante, que pode ser de 7 ou 9 polegadas (que traz conectividade com Android Auto e Apple CarPlay), além de um painel de instrumentos com tela digital de 7 polegadas e um grande Head-up Display com 10 polegadas.



Fotos: Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Chevrolet apresenta as primeiras imagens teaser do novo TrailBlazer; estreia será em maio