BYD apresenta o Seal DM-i, um sedã com porte do Han e com motor híbrido plug-in em Xangai

BYD revela na China, no Salão do Automóvel de Xangai, o Seal DM-i, um sedã que chega com um motor híbrido plug-in (PHEV), com autonomia elétrica de 121km



A BYD presentou oficialmente seu novo sedã de grande porte na China. Trata-se do Seal DM-i, que chegou a ser antecipado como Destroyer 07, seguindo uma linha que estreou primeiro com o Destroyer 05. Com isso, o sedã ganhou o mesmo batismo do Seal, que foi apresentado primeiro como um sedã elétrico e que é bem diferente deste Seal DM-i, apesar deles terem o mesmo nome. A novidade foi apresentada no Salão do Automóvel de Xangai, que a marca apresentou uma série de novidades, como o Seagull.

Em termos de design, o novo sedã se destaca principalmente pela dianteira que lembra os demais produtos da linha Ocean, na qual o Seal EV também faz parte. Com isso, ele possui faróis com estilo em ‘C’ na dianteira e com iluminação diurna (DRL) em LED em ‘L’. O sedã ainda possui dois projetores em LED. O modelo traz também um para-choque dianteiro que lembra bastante os demais produtos híbridos da marca, com a entrada de ar por meio de barras horizontais que são mais grossas ao centro e possuem prolongamentos mais finos para as laterais, em preto brilhante.

O para-choque dianteiro tem o espaço para a placa e logo abaixo tem a entrada de ar inferior, trapezoidal, com barras horizontais e verticais. Logo abaixo, ele possui um friso cromado. O sedã também tem entradas de ar nas extremidades do para-choque dianteiro, onde ele tem uma iluminação diurna em várias barras horizontais que funcionam como faróis de neblina. Ainda no para-choque dianteiro, ele possui vincos que se conectam com esse acabamento das extremidades, formando um ‘C’, no contorno. O para-choque dianteiro ainda traz vincos horizontais entre os faróis.

O capô ainda possui o logotipo da BYD e um par de vincos que partem do início do capô e chegam até quase o para-brisa dianteiro. De perfil, o Seal DM-i é bem longo e possui um design que tem elementos que lembram o Seal EV. Com proporções parecidas com as do Han, o Seal DM-i tem uma carroceria bem bonita, com um vinco que nasce nos faróis dianteiros, passa pelos para-lamas e termina na porta dianteira. Na porta traseira nasce um novo vinco e chega até as lanterna. O sedã tem um desenho muito fluído, desde a coluna A até a chegada do terceiro volume, que deixa ele próximo de um sedã cupê.



Ainda falando em vincos, ele possui um vinco crescente na parte inferior das portas e as caixas de rodas tem vincos que alargam um pouco os para-lamas. Há um acabamento prateado que nasce no para-lama dianteiro e termina na porta dianteira, onde a BYD instalou sensores e câmeras que vão auxiliar na condução do sedã. O desenho das janelas segue o desenho do teto e tem uma linha inferior ascendente, formando uma janela vigia, e tem contorno em preto brilhante. As portas tem maçanetas retráteis (pop-up) e os retrovisores estão na coluna das portas, com repetidores de setas.

Por fim, o Seal híbrido tem todas de 17, 18 (225/50 R18) e 19 (235/45 R19) polegadas. No para-lama traseiro, o sedã possui um bocal de recarga das baterias e no outro lado tem o bocal de combustível. No teto, o Seal DM-i possui um teto solar panorâmico. Na traseira, o Seal DM-i possui lanternas triangulares que se interligam entre si por meio de uma barra iluminada em LED. As lanternas tem um friso cromado fino e um acabamento em preto brilhante que também liga as lanternas. A tampa do porta-malas possui um aerofólio formado pela própria tampa e abaixo da barra que une as lanternas tem o logotipo BYD.

A tampa do porta-malas também tem um vinco horizontal que é a continuação dos vincos inferiores das portas, que tem uma sequência na traseira. Por fim, o para-choque traseiro possui um acabamento em preto brilhante que também está presente nas saias laterais. Esse acabamento em preto possui o espaço para a placa ao centro e, nas extremidades, tem refletores e luzes de ré. Há barras horizontais logo abaixo e um friso cromado de cada lado. Nas extremidades do para-choque traseiro, o sedã ainda possui falsas saídas de ar em ‘L’ nas extremidades.

Internamente, a BYD confirmou que o sedã possui um desenho bem moderno, propiciado pelo quadro de instrumentos com tela de 10,25 polegadas, que está em um acabamento em preto brilhante. Ele se conecta com as saídas de ar-condicionado das extremidades. O condutor ainda tem acesso a um volante de quatro raios com controles multifuncionais em preto brilhante e com base inferior achatada. O volante também tem logotipo da BYD e com acabamento em couro. A central multimídia tem uma tela destacada de 15,6 polegadas, que é rotatória assim como todo carro da marca com novo sistema operacional DiLink 5.0 que é suportado por chips Qualcomm 7325.



Abaixo do acabamento em preto brilhante existe um outro acabamento em madeira, que forma quase uma cauda marinha, seguindo o design da linha Ocean. Abaixo da tela da central ele possui dupla saída de ar-condicionado retangular e horizontal e o console central ainda possui espaço para dois smartphones carregarem por indução e um console central que traz uma alavanca de câmbio e alguns controles como o freio de estacionamento eletrônico, pisca-alerta, modos EV e HEV e alguns controles de ar-condicionado que funcionam como atalho, assim como outros comandos que estão no entorno.

Ainda no console central, o sedã possui espaço para dois porta-copos. De dois andares, o console central ainda tem uma parte inferior que traz portas de entrada USB e tomadas 12V, além de um espaço para compartimento de objetos. O painel ainda traz uma faixa com iluminação em LED personalizável em 31 cores. Os bancos tem um acabamento em couro, assim como painel e painéis das portas tem um acabamento bicolor em couro bordô e branco. Os painéis das portas tem acabamento em madeira também e uma faixa prateada que traz a maçaneta interna.

Um outro acabamento prateado e fosco está presente no encosto dos braços. O painel ainda se destaca por trazer um W-HUD, enquanto os passageiros usufruem de um sistema de som Dynaudio. A segunda fileira de bancos também tem um grande espaço interno para as penas e um piso plano. A marca confirma que terá bom espaço para cinco ocupantes, apoio de cabeça para três ocupantes e sistema ISOFIX. De acordo com a marca, ele é desenvolvido a partir da plataforma e-platform3.0 que sustenta o sedã e tem 4,980 metros de comprimento, 2,900 metros entre os eixos, 1,890 metro de largura e 1,495 metro de altura.



No motor, a BYD escolheu o motor 1.5 16v aspirado que desenvolve 110cv e 13,7kgfm junto de um motor elétrico de 197cv e 33,1kgfm. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 8,2 segundos e possui uma autonomia elétrica de 121km, com uma autonomia hibrida de 1.200km. Ele é equipado com uma bateria de fosfato de ferro-lítio e íon de sódio de 17,6kWh. Ele também é equipado com um motor 1.5 Turbo a gasolina de 138cv e 23,5kgfm junto de um motor elétrico de 218cv e 33,1kgfm. Juntos, os motores entregam 235cv e 40,8kgfm, que faz o sedã acelerar de 0 a 100km/h em 7,9 segundos.

Em ambos, a velocidade máxima é de 180km/h. Com uma bateria Blade de fosfato de ferro-lítio de 30,7kWh, que oferece uma autonomia elétrica de 200km. Ele ainda possui uma autonomia híbrida de 1.305km, com um consumo de 25,6km/l. O sedã pode ser carregado com estações de recarga de corrente alternada (CA) ou corrente contínua (CC), com o modelo de 200km recuperando de 30% a 80% em apenas 19 minutos. Mecanicamente, a marca chinesa confirma que o sedã terá um amortecimento inteligente chamado de DiSus-C.

De série, o modelo é equipado com 12 airbags, conectividade Bluetooth, chave NFC, partida sem chave, partida remota, controle remoto, ponto de acesso Wi-Fi e vidro à prova de som multicamadas na primeira fila. O sistema do veículo vem do DiLink Intelligent Network Connection System da BYD e usa um chip 5G de 6nm para computação da central, enquanto ele é equipado com pacote de equipamentos ADAS chamado de DiPilot, faróis duplos Full LED e lanternas em LED. Por fim, ele vem com bancos dianteiros também podem ser ajustados eletronicamente. Na China, o Seal DM-i será vendido com preços de 176.800 a 246.800 yuans. Ele será produzido na unidade de Shenzhen, na província de Guangdong, na China. 




Fotos: BYD / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV

Audi A4 e A4 Avant vão ser rebatizados para A5 e A5 Avant; estreia acontece neste ano