Nissan apresenta o Arizon Concept no Salão de Xangai, que antecipa os futuros SUVs BEVs

Nissan apresenta oficialmente o Arizon Concept no Salão do Automóvel de Xangai, na China, que antecipa o futuro da marca quando se tratam de utilitários esportivos 



A Nissan apresentou oficialmente um conceito no Salão do Automóvel de Xangai, na China. Trata-se do Arizon Concept, que foi apresentado como um SUV elétrico que antecipa como será o futuro da marca e, principalmente, dos seus utilitários esportivos. Desenvolvido na China, o modelo foi pensado para os consumidores locais, como conceito, mas tem chances de evoluir para um veículo de produção. Em termos de porte, o Arizon lembra bastante o Qashqai, que é um SUV de porte médio.

Em termos de design, o Arizon se destaca por contar com faróis horizontais e com iluminação em barras transversais e com um prolongamento vertical nas extremidades, com luzes diurnas (DRL) em LED, assim como os faróis. Aliás, os faróis se conectam entre si por meio dessas barras transversais e por uma barra horizontal que pega na altura do nome Nissan do logotipo. O para-choque dianteiro ainda é liso, com uma parte horizontal abaulada e com uma parte inferior com uma entrada de ar horizontal que se conecta com um acabamento prateado, enquanto existe um acabamento em plástico preto no entorno.

Na dianteira, ele possui um capô com vincos nas extremidades, que chegam até o para-brisa. De perfil, o SUV ainda possui, em toda a parte inferior, com acabamento em plástico preto no para-choque dianteiro, se conectando também com as caixas de rodas, as saias laterais e o para-choque traseiro. Ainda é de perfil que se percebe que os vincos do capô fazem com que ele tenha uma parte mais elevado e uma ponta mais baixa, que favorece sua aerodinâmica. Ainda se percebe que ele te um vidro dianteiro bem inclinado, graças ao desenho da coluna A.



O SUV também possui uma boa área envidraçada, com uma janela vigia ao estilo mais triangular. O conceito ainda possui uma carroceria com vincos, que se destacam por trazer um vinco que nasce nos faróis e terminam nas portas traseiras. Existe também um vinco que é vertical e está na porta dianteira e um outro vinco verticalmente inclinado na porta traseira, se conectando com a traseira do Arizon – se conectando com as lanternas. As caixas de rodas com um desenho mais quadrado fazem com que o modelo tenha um perfil mais aventureiro, com rodas com um desenho futurista e aerodinâmico.

Na coluna C ele possui vincos horizontais que se conectam com o vidro traseiro, enquanto o teto possui um recurso que lembra o Xterra que tivemos aqui. Ele possui uma parte traseira do teto mais elevada que se conecta com os racks de teto, criando um desenho que deixa ele mais alto. Por fim, ele possui retrovisores substituídos por câmeras, não tem maçanetas e as portas tem abertura suicida. No teto, ele ainda possui teto solar panorâmico e a parte traseira possui uma área central mais baixa. De traseira, ele possui um vidro traseiro mais compacto e teto, com um aerofólio no teto que e mais baixo ao centro, favorecendo a aerodinâmica.

Ele ainda traz lanternas horizontais que se conectam entre si e são afiladas. Com iluminação em LED, elas repercutem o padrão dos faróis, com barras transversais. Ao centro, a tampa do porta-malas traz o nome Nissan escrito por extenso e que também é iluminado. A tampa tem um vinco horizontal que invade o para-choque traseiro, enquanto um vinco vertical e com um desenho em ‘L’ fica bem nas extremidades. O para-choque traseiro ainda tem um acabamento em preto brilhante com uma área cinza onde fica o espaço para a placa traseira. Por dentro, a Nissan projetou o carro para levar cinco ocupantes.



Destaque fica para a tela do quadro de instrumentos e a central multimídia, que ficam lado a lado. O modelo ainda traz um volante tipo manche, com o nome Nissan escrito por extenso e com uma faixa em preto brilhante que nas extremidades tem os controles multifuncionais. Atrás das telas do painel, existe um acabamento em preto brilhante com iluminação ambiente em LED, que invadem as portas, e o painel possui controles touch. O console central ainda traz espaço para recarga por indução para smartphones, e o SUV possui alguns controles touch, além de uma assistente pessoal.

Esse assistente pessoal é chamado de Eporo e interage com os passageiros fornecendo informações sobre o clima e outras configurações do carro e externas, por exemplo. O Arizon também traz um teto solar panorâmico com escurecimento do vidro, iluminação ambiente que reconhece as pessoas e se adapta automaticamente às suas preferênncias, colhendo modos de ambiente que variam de Leisure, Relax, Sleep e Surprise. A Nissan se limita a informar apenas que o conceito é desenvolvido a partir da plataforma modular CMF-EV, trazendo um centro de gravidade mais baixo.

O conceito ainda é equipado com uma dupla de motores elétricos, um em cada eixo, que fornecem 394cv e com uma bateria de 87kWh. “Existe uma necessidade de maior eletrificação e sustentabilidade avançada no mercado chinês e estamos trabalhando duro para atendê-la”, disse Ashwani Gupta, Diretor de Operações da Nissan. Mais detalhes devem ser revelados dentro de alguns anos. 





Fotos: Nissan / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Suzuki Invicto aparece na Índia como rebadge da Toyota Innova e espaço para até oito

Ford traz novo lote da Ranger Raptor com mais equipamentos de série e custa R$ 466.500

Jaguar-Land Rover quer construir uma inédita fábrica de bateria para elétricos no Reino Unido

Ford registra imagens de patente de um para-choque que possui uma espécie de airbag

Renault desenvolve um hatch subcompacto elétrico e acessível para lançar em 2027

Aspark quebra novos recordes de velocidade em um quarto de milha com o esportivo Owl

BMW registra patente do nome iM3 para futura versão esportiva e elétrica do Série 3 elétrico

Galaxy apresenta na China o seu sedã L6, que estreia como um PHEV com motor de 390cv

Kia apresenta primeiro teaser do EV3, que será novo elétrico da marca e estreia dia 23/05