Renault apresenta oficialmente o Kardian, que marcará início da renovação no Brasil

Renault cria nova fase no mercado brasileiro com a estreia do Kardian, que é apresentado oficialmente, mas sua estreia, de fato, acontece dentro de alguns meses



A Renault apresentou oficialmente as primeiras imagens e informações sobre o Kardian, que será o novo marco da marca francesa em termos de veículos no país. Ele é uma prévia de tudo que teremos em termos de plataforma, mecânica, design e equipamentos. Eis o Kardian, fruto de um investimento de R$ 2 bilhões e que era conhecido apenas como Projeto HJF. Com base no Dacia Sandero StepWay de terceira geração e europeu, o projeto sul-americano chega com uma proposta mais refinada e diferente das linhas da Dacia.

Na dianteira, se observa que ele possui uma ligação muito mais próxima com os carros da Renault, com o plano da Renault Brasil em se distanciar dos carros da marca romena. O Kardian estreia com faróis divididos em dois andares, sendo a parte superior com luzes diurnas (DRL) em LED que se conectam diretamente com a grade dianteira. A grade, por sua vez, possui um desenho trapezoidal, de quatro lados. A grade ainda ostenta o novo logotipo da Renault, que faz sua estreia com um veículo nacional (depois de ter aparecido com o Mégane E-Tech Electric como o primeiro produto com o logotipo Nouvel’R.

A grade possui um acabamento em preto brilhante e com uma barra horizontal cromada que faz ligação com os faróis e o logotipo da marca e se conecta com as luzes DRL do SUV subcompacto. O modelo tem uma grelha com vários losangos, que fazem a representação do logotipo da marca. No para-choque dianteiro, ele possui os faróis principais conectados a um acabamento em preto brilhante. Os faróis retangulares possuem projetores em LED, fazendo com que o Kardian tenha todos os faróis em Full LED. Nas extremidades dos faróis principais, ele possui vincos verticais que se conectam com a parte inferior da carroceria.

O para-choque dianteiro ainda possui uma entrada de ar inferior trapezoidal com barras horizontais envoltas de um acabamento em preto brilhante. Esse acabamento plástico está presente em toda a parte inferior da carroceria, em companhia com um friso prateado em ‘X’, que nas extremidades é interrompido por conta dos faróis de neblina, que são localizados nos extremos laterais e inferiores do para-choque dianteiro. No capô, o Kardian possui um par de vincos centrais que se conectam com as bordas do capô e se conectam com o desenho da coluna A. O SUV também tem um outro par de vincos nas extremidades do capô, que cria um ressalto, assim como acontece ao centro do capô.



De perfil, se percebe que a Renault trabalhou para dar ares mais de utilitário esportivo ao Kardian por ter uma dianteira mais alta e reta. Ele possui acabamento em plástico preto em toda a parte inferior da carroceria, desde o para-choque dianteiro, caixas de rodas, saias laterais e no para-choque traseiro. É de lateral que se percebe que ele tem as mesmas portas do Dacia Sandero de terceira geração, que o aproxima do modelo romeno. A lateral tem um acabamento em plástico preto e prateado no para-lama dianteiro, que no modelo das imagens traz o nome Premiere Edition, indicando uma série especial de lançamento.

A partir deste acabamento nasce um vinco que termina ainda na porta dianteira. A lateral também possui um vinco que nasce nos faróis superiores e acompanham toda a linha de base dos vidros laterais. A parte inferior das portas possui um vinco ascendente que percorre toda a base das portas e um outro vinco ascendente e que é mais oscilado. Ele nasce na parte inferior das portas e termina na parte intermediária da porta traseira, com linhas bem sutis. O desenho dos vidros também é o mesmo do Sandero, mas que manterá a boa visibilidade. Na coluna C, ele possui um acabamento em plástico preto que dá fim às linhas dos vidros.

A lateral também possui retrovisores com base na coluna das portas, com repetidores de setas, enquanto as maçanetas são convencionais, na cor da carroceria. As rodas serão de 16 até 17 polegadas, calçadas com pneus 205/55 R17, com um acabamento diamantado como deste da série especial de lançamento – e versão topo de linha, com cinco raios. É de perfil que ainda se percebe que a Renault vai oferecer a opção de carroceria bitom ao Kardian, com a parte superior da carroceria em preto, com colunas das portas, coluna C e acabamento dos retrovisores nesta tonalidade escura.

De teto, o Kardian vai contar com um par de racks de teto funcionais e modulares, podendo ser dispostas horizontalmente no teto. Ele possui barras longitudinais, mas podem ser transformadas em barras transversais graças a uma ferramenta específica que muda as barras de posição de forma bem simples, conseguindo suportar 80kg de carga – com um acabamento prateado. Ele também traz uma antena estilo barbatana de tubarão, dando um fim as antenas altas que os compactos da Renault tinham. Indo para a traseira, o Kardian possui um aerofólio com brake-light integrado e um vidro traseiro mais compacto.



As lanternas tem um desenho muito similar às lanternas do Kiger, um SUV subcompacto indiano. A diferença é que ambas as lanternas tem um layout um pouco diferente, com uma iluminação em ‘C’ e com um acabamento em preto brilhante. Elas invadem um pouco a tampa do porta-malas, na parte superior. Falando em tampa, ela possui vários vincos. Há vincos horizontais que dão sequência às linhas da parte inferior das lanternas e a parte superior das lanternas tem um vinco horizontal que chega ao centro, onde está o logotipo da marca francesa. Abaixo do logotipo da Renault está o nome Kardian, escrito por extenso.

Na borda inferior das lanternas existe um novo vinco que faz com que as duas extremidades da traseira se conectem e um outro vinco horizontal está logo abaixo. A partir das lanternas também nasce um vinco vertical, nas extremidades, se conectando com a parte inferior da carroceria, já no para-choque. Falando nele, o para-choque possui um acabamento em plástico preto que possui o espaço da placa e um vinco horizontal que é interrompido justamente pela placa. A parte inferior do para-choque traseiro possui um acabamento prateado que une os dois refletores horizontais.

Por dentro, vemos um Kardian mais moderno que os atuais Sandero e Logan. Ele possui um quadro de instrumentos com uma tela digital e colorida de 7 polegadas, que é personalizável. O volante tem um novo desenho, com uma base inferior achatada, com volante de três raios e comandos multifuncionais – junto de detalhes prateados e o novo logo da Renault ao centro. O painel adere a linhas mais horizontais. O painel possui uma central multimídia com tela flutuante de 8 polegadas Multi-Sense que possui conectividade com Android Auto e Apple CarPlay via conexão com ou sem fio, permitindo que os aplicativos de condução e entretenimento do smartphone sejam utilizados diretamente na tela.

A tela possui funcionalidades do sistema Multi-Sense, que alteram os modos de condução. O painel possui quatro saídas de ar-condicionado com um desenho horizontal, sendo duas saídas centrais abaixo da central multimídia e outras duas (uma em cada extremidades) do painel. As saídas de ar se conectam com uma faixa em preto brilhante, que também está nos painéis das portas. Esse acabamento em preto brilhante possui barras de iluminação personalizável em LED, sendo a mesma cor que altera a cor do quadro de instrumentos e as luzes em LEDs das portas – com oito cores diferentes.



Voltando ao painel, vemos alguns controles abaixo das saídas de ar-condicionado centrais do Kardian e mais abaixo ele possui os controles do sistema de ar-condicionado, que será automático. Mais abaixo, o painel também possui tomada 12V, entradas SUV do tipo A e C, com iluminação. Ele também oferece um espaço especialmente dedicado ao smartphone, com um sistema de recarga por indução sem fio. O console central foi desenvolvido pela Renault com uma alavanca de câmbio chamada de e-Shifter, acionada por meio de um simples toque na manopla de comando.

Com um estilo joystick, ela dá ao Kardian um acabamento mais tecnológico no interior. Ao lado esquerdo da alavanca, ele possui o freio de estacionamento elétrico. Além de contribuir para a modernidade da cabine, este item também beneficia o aproveitamento do espaço entre o condutor e o passageiro. A marca fala que o console central possui uma capacidade de 8 litros em porta-objetos. Após o câmbio, ele possui dois porta-copos. Nos painéis das portas, o Kardian possui maçanetas com acabamento prateado e controles dos vidros, do espelhos retrovisores e também a trava das portas traseiras, para que crianças evitem abrir a porta com o veículo em movimento.

No total, o Renault Kardian conta com mais de 26 litros de espaços de armazenagem, oferecendo o maior volume neste quesito no segmento B no Brasil. Os bancos são forrados com um tecido em dégradé preto e laranja. No painel, há acabamento em costuras contrastantes em laranja e a faixa decorativa remetem a este universo de cores vibrantes por meio do uso do couro sintético, mesmo material encontrado nos adornos aplicados nas portas frontais. Os bancos também tem ornamentação feita por meio de linhas esculpidas, que remetem ao losango da marca em 3D.



O Kardian é desenvolvido a partir de uma nova plataforma modular chamada de CMF-B, tendo 4,119 metros de comprimento, 2,604 metros entre os eixos, 1,773 metro de largura (2,025 metros com os retrovisores) e 1,544 metro de altura (1,595 metro com as barras de teto). O porta-malas tem capacidade de 410 litros de capacidade e pode ser ampliado para 1.304 litros com a segunda fileira de bancos rebatidas. Há ainda uma altura em relação ao solo de 20,9 centímetros e seus respectivos ângulos de ataque e saída de 20° e 36° fazem dele um veículo versátil e adequado para todos os trajetos.

A carroceria do Kardian trouxe reforços que previne o impacto dos choques no caso de colisão frontal ou lateral. Além disso, em situações críticas de condução, o controle eletrônico de estabilidade (ESP) entra em ação quando detecta que o veículo não está seguindo a trajetória detectada pelas manobras do condutor na direção. Mecanicamente, ele é o responsável pela estreia do motor 1.0 12v TCe Flex que desenvolve 125cv e 22,4kgfm, com injeção direta de combustível, associado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem EDC, de 6 marchas, banhada a óleo e com paddle-shifts atrás do volante.

O motor é projeto da Magna Powertrain e atualmente é produzido na China – mas com planos de nacionalização. A transmissão EDC, de acordo com a Renault, permite que ele tenha uma economia de combustível de 20%, junto do sistema Stop&Start. O condutor ainda pode escolher entre três modos de condução com o sistema Multi-Sense: Eco, Sport e MySense. É muito provável que o Kardian ainda possa ser equipado com o motor 1.6 16v SCe Flex, nas versões mais simples. Esse motor desenvolve 120/118cv de potência com torque de 16,2kgfm, acoplado a um câmbio manual de 5 marchas ou automático CVT que simula 6 marchas.



“Com o Renault Brand International Game Plan 2027, temos a ambição de transformar a marca Renault em todo o mundo e assumimos o firme compromisso de criar valor para os nossos clientes. O Novo Kardian é o primeiro dos oito modelos que vamos lançar até 2027. Ele representa perfeitamente este plano no segmento B, preparando o terreno para uma ofensiva mais ampla nos segmentos C&D”, disse Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault. “O Novo Kardian conta com todo o DNA e know-how da marca Renault, como o novo estilo do design e tecnologias inovadoras para o segmento que são ao mesmo tempo úteis, bem pensadas e agregam mais valor para os nossos clientes. Este veículo claramente fortalece e moderniza nossa gama de modelos no segmento B – começando pela América Latina e sendo posteriormente lançado em outros países, como o Marrocos”, adiciona Bruno Vanel, Vice-Presidente de Performance de Produto da marca Renault.

A Renault confirma que o Kardian será vendido com seis airbags e 13 equipamentos que fazem parte do pacote ADAS de segurança e assistência ao motorista. Entre as novidades, ele possui equipamentos inéditos em nosso mercado. Entre eles, estão: alerta de ponto cego e câmera multivisão com funcionalidade em velocidades de 30 a 140km/h com uso de quatro sensores de ultrassom localizados de cada lado do veículo. O sistema também usa uma câmera multivisão em manobras à marcha ré, tendo ainda câmeras na dianteira e nos retrovisores laterais.

O pacote ADAS também vem com Cruise Control Adaptative (ACC, funcionando a partir de 30km/h), alerta de distância segura (funcionando entre 30 a 180km/h junto ao ACC), alerta de colisão frontal e frenagem ativa de emergência e assistente de partida em rampa (ativado automaticamente quando o veículo é parado em uma pista com desnível superior a 3%), mantendo o veículo na mesma posição durante 2 segundos e desativando os freios em seguida. Há também limitador de velocidade e o cruise control proporcionam mais tranquilidade, além de reduzir o consumo de combustível e o cansaço nos trajetos mais longos.



A lista também agrega seis airbags (dois frontais para condutor e passageiro), laterais e do tipo cortina. Aqui, informações dão conta que ele será vendido em três versões: Evolution, Techno e Iconic, além da série especial de lançamento chamada de Premiere Edition. Os preços devem variar de R$ 100.000 a R$ 140.000, com lançamento que acontece no próximo mês de março, quando teremos informações sobre preços e equipamentos de série de todas as versões. A Renault comenta que o Kardian será vendido nas cores Branco Glacier, Cinza Etoile, Cinza Cassiopée, Preto Nacré e a inédita cor Laranja Energie, cuja potência é equilibrada pelo teto preto – com carroceria em dois tons.

Ele será produzido na unidade de São José dos Pinhais (PR), mas também vai ser produzido em Casablanca, na fábrica Somaca, no Marrocos. Há alguns meses, a Renault explicou o nome Kardian: de acordo com a marca, o nome Kardian remete à língua inglesa que lembra a pronúncia do nome ‘Guardian’ (guardião), que simboliza força e proteção. A impressão é reforçada pelo uso das letras ‘K’, ‘R’ e ‘D’. “O que é interessante com o nome Renault Kardian é que ele também tem a ver com vivacidade, agilidade, porque ele remete a 'cardio' e o 'cardio' tem a ver com esporte, energia, adrenalina”, disse Sylvia dos Santos, Head de estratégia de denominações na Direção Global de Marketing da marca Renault.

A marca ainda confirmou que a “a construção do nome em torno de dois “As” – Kar-dian – também remete ao lado da segurança do nosso veículo”, detalha Sylvia. “E se observarmos a primeira sílaba do nome – ‘Kar’ – vamos perceber que ele remete à palavra ‘carro’. Uma simbologia pra lá de apropriada!”, complementa a marca francesa. Aqui, ele quer concorrer diretamente com modelos como Fiat Pulse, Volkswagen Nivus e Kia Stonic. 




Fotos: Renault / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Ford traz novo lote da Ranger Raptor com mais equipamentos de série e custa R$ 466.500

Jaguar-Land Rover quer construir uma inédita fábrica de bateria para elétricos no Reino Unido

Suzuki Invicto aparece na Índia como rebadge da Toyota Innova e espaço para até oito

BMW registra patente do nome iM3 para futura versão esportiva e elétrica do Série 3 elétrico

Toyota lança o RAV4 com motor híbrido plug-in (PHEV) de 306cv no Brasil, por R$ 399.990

BMW revela as novas imagens teaser do M5 e M5 Touring, que vão ter mais de 700cv

Galaxy apresenta na China o seu sedã L6, que estreia como um PHEV com motor de 390cv

Renault desenvolve um hatch subcompacto elétrico e acessível para lançar em 2027

Nio revela primeiro teaser da sua nova marca, a Onvo, que estreia com o SUV elétrico L60