Fiat comemora aniversário de 40 anos do Panda com série especial 4x40º Limited Edition

Fiat comemora aniversário de 40 anos do Panda na Itália, que ganha série especial comemorativa chamada 4x40º e limitado em 1.983 unidades



A Fiat apresentou as primeiras imagens de uma nova série especial de aniversário para o Panda, na Europa. Chamada de 4x40º Limited Edition, a série especial é baseada na versão Cross com tração 4x4 do hatch compacto, que tinha parentesco com o nosso Uno. O hatch foi lançado em 1983 e desde então se tornou um dos clássicos da marca italiana. Para comemorar seu aniversário, foi criada a série especial limitada de 1.983 unidades e comemora as quase 800.000 unidades que todas as gerações do hatch foram vendidas desde seu lançamento.

Todas as unidades da série especial vão contar com a cor de carroceria Ivory, junto de rodas de 15 polegadas bicolores e com capas de retrovisores em preto. O 4x40º ainda possui detalhes específicos da série especial como frisos laterais pintados em branco com o logotipo 4x40º em vermelho. Há também elementos visuais na coluna B com o ‘Fiat 4x40º 1983-2023’ e um adesivo do Panda de primeira geração abaixo da janela vigia lateral. Por dentro, ele também tem um painel com detalhes em tom marfim, o mesmo da carroceria.

Há bancos decorativos, com materiais suaves ao toque. Eles possuem itens decorativos como o 4x40º de logotipo e a faixa superior dos bancos e encosto de cabeça com costura dupla vermelha e tecido reciclado nas inserções centrais. Basicamente, são essas as novidades do hatch, porque o restante é o mesmo que vemos na versão Cross do Panda, que possui faróis de neblina, luzes diurnas (DRL) em LED, vidros escurecidos, ganchos de reboque dianteiros vermelhos e barras de teto pretas, que acentuam o seu aspecto aventureiro. De série, a série especial não tem nenhum equipamento adicional.

Ele vem com rádio DAB junto da central multimídia com tela de 7 polegadas touchscreen, que possui conectividade com CarPlay e Android Auto, além de vir com ar-condicionado automático, retrovisores elétricos e aquecidos, sensores crepusculares e de chuva e sensores de estacionamento traseiros. A série especial será vendida em poucos mercados na Europa, como Itália, Alemanha, Áustria e Suíça. O mais curioso é que a Fiat não revelou qual a mecânica da série especial, mas muito provavelmente seja o 1.0 6v Firefly que desenvolve 71cv de potência, mas que economia 20% menos em relação com o antigo 1.2 Fire.

O motor desenvolve um torque de 9,38kgfm. Outra novidade em relação aos demais elétricos de 48V, é que o Panda Hybrid é vendido com câmbio manual e não automático. O câmbio é um manual de 6 marchas, posicionado 45 milímetros mais baixo que a transmissão tradicional, o que ajuda a baixar o centro de gravidade. A atual geração do Panda, lançada em 2011 na Europa (um ano depois da nova geração do nosso Uno), está quase se despedindo do mercado. A nova geração será apresentada ainda neste ano de 2024, vindo com uma plataforma mais moderna e com opção de motores híbridos e elétrico. 





Fotos: Fiat / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Chevrolet apresenta as primeiras imagens teaser do novo TrailBlazer; estreia será em maio