Fiat lança oficialmente a sua primeira picape média, a Titano, que estreia por R$ 219.990

Fiat enfim alcança seu desejo de ter uma picape média no Brasil com a Titano, que desembarca em nosso mercado com preço inicial de R$ 219.990



A Fiat há anos busca ter uma picape média em nosso mercado. Já tentou algumas vezes, mas o projeto foi abortado. Veio, em 2016, a Toro, que não é uma picape média e sim uma picape intermediária, com um segmento que, inclusive, ajudou a difundir junto com a pioneira Renault Oroch. Agora, a Fiat viu a oportunidade perfeita de lançar a sua própria picape média por conta da Stellantis. Isso aconteceu depois que a marca francesa fechou uma parceria com a Changan para o desenvolvimento de picapes.

Nasceu, a partir daí, a Peugeot Landtrek e a Changan Kaicene. A picape da Peugeot era cotada para ser vendida em nosso mercado e inclusive chegou a ser testada aqui por mais de um ano, mas a Fiat viu a oportunidade de ter uma picape média e pediu o projeto para si. Eis que nasce a Fiat Titano, irmã da Peugeot Landtrek. Com isso, a Fiat passa a oferecer uma picape compacta (Strada), uma intermediária (Toro) e a média (Titano). E a Titano quer se valer muito com a história das suas irmãs. Marca que mais vende picapes no Brasil, com 171 mil unidades que foram vendidas apenas em 2023, a Fiat quer entrar num segmento que representa 30% de todas as vendas do segmento.

“A Fiat é a marca número um em picapes há duas décadas, um dos segmentos que mais crescem no mercado. Assim, não nos acomodamos e queremos ganhar ainda mais espaço. Dessa forma, a Titano chega com a importante de missão de colocar a Fiat nas D-picapes e elevar ainda mais a participação da marca na categoria em que domina, além de colaborar fortemente para a longevidade da nossa liderança no segmento”, destaca Herlander Zola, Vice-Presidente Sênior de Operações Comerciais da Stellantis no Brasil e de Veículos Comerciais Leves (LCV) para América do Sul.

Em termos de design, a Titano se destaca por contar com faróis retangulares e com luzes diurnas (DRL) em LED nos faróis e ao lado da grade dianteira, formando um ‘L’. Os faróis tem parábola simples nas versões de entrada e projetores de LED na versão topo de linha. Os faróis são conectados diretamente com a grade dianteira, que possui grelha de elementos quadrados em plástico preto ou preto brilhante, com o logotipo da marca ao centro e a bandeirinha da Itália no lado direito da grade. A picape possui uma barra cromada na parte superior da grade na versão topo.



Um friso cromado também está presente na parte inferior desta versão. A Titano também possui um para-choque dianteiro em plástico preto na versão de entrada e a parte inferior possui uma entrada de ar trapezoidal com barras horizontais e um acabamento prateado na parte inferior. Nas extremidades, o para-choque dianteiro tem um acabamento em plástico preto e um friso cromado na parte inferior deste acabamento, onde fica os faróis de neblina. No capô, a Titano tem dois ressaltos nas extremidades do capô, com uma parte central mais baixa e novos vincos nascem mais nas extremidades.

De perfil, a Titano possui caixas de rodas com um desenho mais quadrado, com vincos que alargam os para-lamas dianteiro e traseiro. Um vinco nasce no para-choque dianteiro e define toda a linha de cintura da picape, terminando nas laterais da caçamba. Um outro vinco fica na parte inferior das portas. A picape tem um desenho dos vidros laterais com um friso cromado na parte inferior dos vidros ou em plástico preto nas demais versões. Os retrovisores tem base na coluna das portas com repetidores de setas integrados com capa dos retrovisores na cor da carroceria ou cromadas.

As maçanetas laterais tem um desenho relativamente grande e as portas dianteiras tem logotipo 4x4. Ainda nas laterais, a picape possui rodas de 17 ou 18 polegadas, sendo pneus de 265/65 R17 ou 265/60 R18. Há rodas de aço, de liga leve e na versão mais cara, a picape possui rodas de liga leve de acabamento diamantado de seis raios, enquanto a picape possui um estribo de série só na versão topo. No teto, a Fiat adiciona rack de teto cromado também na versão mais cara e tem uma antena de teto estilo comum. Na traseira, sabe o que é específico da versão mais cara? O santoantônio de série.



A Titano ainda possui brake-light acima dos vidros, com lanternas verticais em LED (na versão topo, as demais têm iluminação simples) que formam um ‘C’ e um acabamento cromado. No entorno das lanternas existe vincos que se conectam com o outro lado da carroceria, atravessando a tampa da caçamba. Falando nela, a tampa da caçamba possui dois vincos horizontais, sendo um na parte superior e outro na parte inferior. A parte bem inferior da tampa possui um vinco horizontal que se estende até as laterais da caçamba. A tampa possui maçaneta preta ou cromada, com o logotipo da Fiat logo abaixo.

Mais abaixo traz o nome Titano escrito por extenso. Por fim, o para-choque traseiro tem espaço para a placa e nas extremidades ele tem acabamento cromado. Por dentro, a Titano possui um volante multifuncional de dois raios com base inferior achatada. O volante possui detalhes em preto brilhante e detalhes prateados. A picape tem, atrás do volante, um quadro de instrumentos analógico-digital. Há dois mostradores analógicos e uma tela central de 4,2 polegadas, TFT, colorida e configurável. O painel possui uma central multimídia com tela de 10,0 polegadas voltada ao motorista, que possui uma série de funcionalidades.

A tela da central possui uma navegação GPS da TomTom, que facilita o acesso as várias configurações do carro, além de contar com Apple CarPlay e Android Auto. A picape possui abaixo da tela da central duas saídas de ar-condicionado horizontais envoltos de um acabamento prateado no entorno. Dentro desse acabamento preto brilhante possui os controles do sistema de ar-condicionado digital Dual Zone. Nas extremidades, ele tem saídas de ar-condicionado horizontais também, com um acabamento de entorno prateado. Mais abaixo, se percebe que o modelo em questão é de origem Peugeot com alguns controles por botões, que na marca francesa são chamados de e-Toggles.



Mais abaixo tem mais alguns botões, enquanto o console central possui espaço para recarga por indução para smartphones e próximo tem entradas USB para celulares também. O console central possui uma alavanca de câmbio com acabamento em couro e cromado, enquanto o seletor de tração fica no lado mais esquerdo. Ao lado esquerdo da alavanca de câmbio, a Titano possui alguns botões para os modos de condução. Nos painéis das portas, a picape possui um acabamento mais simples, com controles por botões. A Fiat confirmou que a picape possui 27 litros em porta-objetos, ganchos retráteis atrás dos bancos dianteiros que suportam até 4kg.

A Fiat desenvolveu a Titano com bancos de couro de alta qualidade com costuras contrastantes, com bancos dianteiros elétricos, e bancos traseiros são modulares que podem ser rebatidos que permitem transporte de 100kg atrás da segunda fileira de bancos. Fruto de um projeto global, a Titano recebeu uma série de atualizações para o nosso mercado. O processo de adaptação para o nosso mercado trouxe nova suspensão, coxins de cabine, rodas, bancos e calibrações específicas que garantem mais conforto sem perda da capacidade off-road, além de maior distância do solo e aderência.

A picape passou por todo um retrabalho de engenharia daquilo que a Peugeot já tinha feito quando começou a homologar a picape em nosso mercado. Ela passou por avaliação em diferentes pavimentos e condições de temperaturas, a fim de tornar a Titano uma picape adaptada para todas as diferentes condições e climas do país. De acordo com a Fiat, a Titano recebeu esse nome para inspiração na entidade da mitologia grega que enfrenta Zeus e os demais deuses do Olimpo. O nome ainda tem vínculo com o metal titânio, que possui alta resistência e durabilidade.



Tudo isso faz referência à robustez que a picape possui e sua capacidade de enfrentar qualquer tipo de terreno, seja em estradas desafiadoras ou nos grandes centros. Desenvolvida com uma base em chassi, a Titano possui 5,330 metros de comprimento, 3,180 metros entre os eixos, 1,963 metro de largura (2,221 metros com os retrovisores) e 1,897 metro de altura. A picape ainda possui caçamba com 1,630 metro de comprimento, 1,600 metro de largura e uma altura de caçamba de 51,6 centímetros. A capacidade da caçamba é de 1.220 litros a 1.314 litros, dependendo se a picape possui protetor de caçamba ou não.

A caçamba tem capacidade de carga de 1.020kg, um tanque de combustível de 80 litros e um peso total da picape de 2.150kg, além de capacidade de reboque de 3.500kg. A altura em relação ao solo é de 23,5 centímetros, com ângulo de ataque de 29º e 27º de saída. “A Fiat possui tradição no segmento de picapes. A marca foi responsável por trazer grandes inovações para a categoria e cativou os clientes. Agora, chegou a vez da Titano escrever um novo capítulo nessa história. Estamos conquistando um novo território e, para isso, atributos não faltam. A Nova Fiat Titano será nossa picape topo de linha e estamos apostando em sua robustez, interior funcional e sofisticado, ótima performance off-road e tecnologia que salta aos olhos”, afirma Alexandre Aquino, Vice-Presidente da Marca Fiat para a América do Sul. 

Mecanicamente, a Titano é equipada com um motor 2.2 BlueHDi Turbo Diesel que desenvolve 180cv e 37,7kgfm com câmbio manual de 6 marchas ou 180cv e 40,8kgfm com câmbio automático de 6 marchas. Em ambos os casos, a picape é equipada com uma verdadeira caixa de transferência e bloqueio manual do diferencial traseiro. É possível selecionar três modos de tração: 2H (2 High Speed) em que a tração fica 100% nas rodas traseiras; 4H (4 High Speed) que é utilizada quando o veículo está em terrenos desafiadores e 4H (4 Low Speed) ideal para quando é necessário maior torque, principalmente em condições extremas de off-road.



Com câmbio manual, a Fiat confirma que a Titano possui capacidade de acelerar de 0 a 100km/h em 14,7 segundos e atingir a máxima de 175km/h. O consumo é de 9,6km/l na cidade e 9,6km/l na estrada. Com câmbio automático, o desempenho é de 12,4 segundos no 0 a 100km/h e máxima de 175km/h. O consumo é de 8,5km/l na cidade e 9,2km/l na estrada. A picape possui novas molas na dianteira e molas traseiras com feixe de molas para ter mais conforto, robustez e durabilidade. A suspensão dianteira é independente de quatro braços oscilantes com barra estabilizadora e a suspensão traseira é dependente, de eixo rígido. 

No nosso mercado, a Titano será vendida em três versões: Endurance, Volcano e Ranch, sempre com uma tração 4x4. A Titano chega no nosso mercado com uma cesta de peças que é 32% mais em conta que a maioria das suas concorrentes e um amplo leque de 500 pontos de venda. A garantia é de cinco anos e as revisões serão feitas a cada 10.000km. A Fiat confirma que as primeiras terão custo de R$ 1.835 (10.000km), R$ 1.802 (20.000km), R$ 1.529 (30.000km), R$ 2.161 (40.00km), R$ 2.075 (50.000km) para a quinta e R$ 1.802 (60.000km) para a sexta. No país, ela será vendida nas cores metálicas Vermelho Tramonto, Preto Carbon e Prata Billet, além da sólida Branco Ambiente. 

A Fiat vai oferecer um leque de 40 acessórios que foram desenvolvidos pela Mopar para nosso mercado. Entre as opções, o consumidor pode escolher entre uma capota elétrica, estribo elétrico e carregador wireless com entrada USB-C. Já para o uso off-road, estão disponíveis, por exemplo, o engate de reboque para 3,5 toneladas, estribos laterais (5 opções), Santo Antônio (preto e cromado) e extensor de caçamba 3 em 1, que, além de aumentar a capacidade volumétrica da caçamba em 230 litros, também entrega a funcionalidade de se transformar em um divisor do espaço e em uma rampa para facilitar o acesso à caçamba para carregar uma moto, por exemplo. 



Titano Endurance

De série, a versão de entrada vem equipada com assistente de partida em rampa (Hill Start Assist), assistente de descida (Hill Descent Control) e controle de tração (TC). Inclui ainda assoalho em vinil que não apenas facilita a limpeza, mas também se destaca como uma escolha ideal para veículos de trabalho. Sua versatilidade é evidenciada pelos bancos traseiros modulares e rebatíveis, que também possui compartimentos de armazenamento abaixo dos bancos, proporcionando soluções práticas para organização. Traz também a facilidade de porta-luvas refrigerado e apoios de braço dianteiro e traseiro. Complementando o visual, as rodas de aço pretas de 17 polegadas conferem um toque robusto e mais adequado ao conjunto.



Titano Volcano

A versão intermediária adiciona equipamentos como protetor de caçamba, capota marítima, câmera 180° off-road perfeita para estacionar e auxiliar na direção graças às câmeras no retrovisor direito e na traseira, central multimídia de 10 polegadas, quadro de instrumentos com tela digital colorida de 4,2 polegadas, sensor traseiro e faróis de neblina. A Volcano é a primeira versão com o câmbio automático, que substitui o manual. No visual, também traz ainda mais requinte com bancos de couro, rodas de liga leve de 17 polegadas diamantada, assoalho em carpete, volante multifuncional com acabamento black piano e em couro, maçanetas exteriores e retrovisores na cor da carroceria e para-choque traseiro cromado.



Titano Ranch

Por fim, a versão topo de linha possui câmera 360° off -road e rodas de liga-leve de 18 polegadas. Além disso, também sai de fábrica com monitoramento de pneus, sensor dianteiro, aviso de saída de faixa, Keyless Entry n´Go, sensor de chuva, faróis, lanternas e DRL em LED, ar-condicionado automático digital Dual Zone, estribos laterais, capota marítima e santoantônio cromado com barras de proteção dos vidros.



Preços

  • Fiat Titano Endurance 2.2 BlueHDi Turbo Diesel MT 4x4 – R$ 219.990
  • Fiat Titano Volcano 2.2 BlueHDi Turbo Diesel AT 4x4 – R$ 239.990
  • Fiat Titano Ranch 2.2 BlueHDi Turbo Diesel AT 4x4 – R$ 259.990



Fotos: Fiat / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos