Renault aposta no H1st Vision Concept, carro-conceito com uma série de recursos futuros

Renault apresenta na Europa o H1st Vision Concept, desenvolvido em parceria com a Atos, Dassault Systèmes, Orange, Renault Group, STMicroelectronics e Thales



A Renault apresentou oficialmente o H1st Vision Concept, um conceito que é diretamente baseado no Scenic Vision Concept, sendo um conceito chamado pela marca francesa de Software République, ou seja, uma visão de mobilidade centrada no ser humano para o futuro. O conceito nasce a partir da união de seis empresas como a Atos, Dassault Systèmes, Orange, Renault Group, STMicroelectronics e Thales. O nome do conceito é uma abreviação de Human First Vision, sendo um carro que reúne um total de 20 inovações operacionais concretas.

De acordo com a Renault, o H1st Vision tem o modelo físico e uma réplica virtual, um gêmeo virtual que possui um universo digital que se comunicam atualmente independentes como a infraestrutura, energia, serviços públicos, usuários de diferentes categorias. Isso permite modelar, visualizar e simular os diferentes casos de uso que podem surgir no mundo real. O conceito ainda possui uma constante interligação com seu ambiente, em diálogo com ecossistemas digitais e físicos, além de oferecer uma completa experiência de mobilidade urbana.

Ao todo, as 20 inovações estão centradas nas pessoas, como funcionalidades que cuidam do condutor, dois seus passageiros e das pessoas restantes no trajeto. Entre algumas das inovações que ele apresenta, estão: controle de acesso biométrico totalmente novo e seguro; uma experiência sonora única dentro do alcance otimizado do veículo; o carregamento de um monitor de saúde do motorista e do veículo e; os alertas preditivos assistentes para proteger os ocupantes e outras pessoas na estrada, usando alertas preditivos.

A marca ainda comenta que ele oferece uma repleta experiência dos membros do Software République, que são grandes players e startups promissoras selecionadas por suas contribuições únicas. Fruto de um desenvolvimento de 100 pessoas e em tempo recorde, o conceito nasceu depois de seis meses. “Com este conceito funcional, virtual e real, a Software République demonstra a relevância do modelo de inovação aberta para incubar verdadeiros projetos industriais que ajudam a tornar a Europa um centro proeminente para a mobilidade do futuro”, disse a marca francesa.



“O carro-conceito H1st Vision é um objeto conectado, físico e virtual que demonstra um método robusto de colaboração entre os parceiros e como as tecnologias da Dassault Systèmes, Orange, ST Microelectronics, Grupo Renault e Thales se complementam para construir a mobilidade do futuro.”, disse Eric Feunteun, Diretor de Operações da Software République. O conceito possui um design quase idêntico ao Scenic Vision Concept, apresentado há alguns meses. O nascimento do H1st Vision Concept se dá como uma prévia das futuras ‘Smart City 4.0’, de cidades inteligentes.

Elas vão contar com inteligência artificial como destaque, com dados de mapas em tempo real, dados climáticos e dados que são provenientes de outros veículos. Ele será equipado com um sistema V2X, que alerta o motorista sobre riscos potenciais devido à visibilidade baixa ou nula, ao se aproximar de um cruzamento, de escolas e pontos de ônibus, por exemplo. Ele também é equipado com alerta preditivo de veículo de emergência, um sistema que emite ao motorista a proximidade de um carro de emergência se aproxima e que ele precisa abrir caminho.

Há também o alerta preditivo de risco, que alerta o motorista ao se aproximar de uma zona considerada perigosa, exibindo alertas na tela para aumentar a atenção. O carro também traz, em seu interior, uma câmera e um microfone que possibilitam a identificação do humor do motorista, analisado expressões vocais e faciais. Com esse sistema, ele mesmo detecta e adapta a iluminação ambiente dentro do carro-conceito e pode sugerir exercícios de respiração se o motorista estiver estressado. O interior também possui sensores no volante que atuam como um eletrocardiograma que mede a frequência cardíaca e ritmo cardíaco.

O sistema de som do carro possui um sistema Hi-Fi de 16 canais, com uma tecnologia que identifica quem está falando dentro da cabine, com um microfone espacial. O motorista desfruta de sua própria intimidade de áudio com a opção de usar os tweeters que estão no seu apoio de cabeça. Vale destacar que o motorista desfruta de sua própria intimidade de áudio com a opção de usar os tweeters que estão no seu apoio de cabeça. Ele pode fazer chamadas telefônicas e receber alertas de áudio diretamente pelo apoio de cabeça, garantindo mais sossego para os demais passageiros. 





Fotos: Renault / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos