Ford registra imagens de patente de plataforma modular nova para SUVs e picapes elétricos

Ford registra imagens de patente de uma base em chassi para veículos elétricos, que deve estar presente em picapes e utilitários esportivos da marca



A Ford registrou as primeiras imagens de patente de uma nova base em chassi que vai estar presente nas futuras picapes e nos utilitários esportivos da marca do oval azul. As imagens de patente foram registradas no United States Patent and Trademark Office, também conhecido como USPTO. No registro de patente, a Ford detalhou quase que por completo a base que será usada em seus futuros produtos que, de acordo com as imagens, mostram que a estrutura é toda pensada para carros puramente elétricos.

Isso porque a base tem um grande espaço para os módulos de bateria e toda a estrutura é construída em volta. A base dos módulos possui travessas ajustáveis e grades laterais que servem para acomodar diferentes modelos e suas diferentes dimensões. O subchassi dianteiro e traseiro tem espaço para motores elétricos, componentes de suspensão e as rodas. Os eixos podem ser fixados na estrutura e usou todas as imagens de patente com uma ilustração da Super Duty. Os registros de patente, apesar de usar a picape de grande porte como base, poderia facilmente ser usado por automóveis.

Isso acontece porque o registro de patente mostra justamente que essa base poderia ser usada por veículos de passeio, como hatchs, sedãs, utilitários esportivos mais compactos e cupês, por exemplo, graças a um novo conjunto de rodas e suspensão, aumentando ainda mais a modularidade da base. A Ford ainda comentou que trabalha em investir em ‘pacotes de desempenho’ com diferentes motores que poderiam ser facilmente trocados ao hardware de montagem universal. Apesar dos registros de patente, ainda não se tem informações dessa plataforma na prática.

Sua alta modularidade seria essencial para ajudar a marca a diminuir o custo de produção dos carros elétricos, especialmente na fábrica BlueOval City, que será responsável pela produção exclusiva de elétricos. Apesar do registro de patente ser um bom indicativo (e nesse caso a Ford registrou várias imagens, o que dá a entender que houve um processo de engenharia bem-feito e com estudos para criar uma plataforma muito versátil para elétricos), ela não significa que será posto em prática. Nesse caso, em específico, é muito provável que o projeto possa ir adiante.

Isso porque a Ford trabalha em uma plataforma modular para veículos elétricos, tanto que usa momentaneamente a base MEB da Volkswagen em alguns projetos como o caso do Explorer EV. E, sabendo de uma plataforma dedicada para veículos elétricos, uma plataforma deste porte seria essencial para a marca norte-americana alcançar o lucro que tanto busca na divisão ‘Model e’, dedicada a elétricos.









Patentes: United States Patent and Trademark Office – USPTO / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte I

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1997!

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1993!

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Toyota Stout pode ser o nome da futura picape monobloco, resgatando um nome clássico

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2003!

Fiat Egea é o nome oficial do sedã médio da Fiat que deve ser apresentado oficialmente e pode chegar ao Brasil!

Volkswagen apresenta seu novo câmbio manual de 6 marchas, batizado de MQ281

Curiosidades: Os modelos mais vendidos do Brasil em 1988!