Hyundai apresenta oficialmente o Ioniq 5 N, a versão esportiva com motor de 609cv

Hyundai apresenta oficialmente o seu primeiro esportivo elétrico, o Ioniq 5 N, que aparece com um conjunto capaz de desenvolver até 650cv com Boost



A Hyundai apresentou a sua divisão N nos últimos anos, com a dupla i30 e Elantra, mas que também chegou a outros produtos como o i20, Veloster e o Kona. No entanto, coube ao Ioniq 5 ser o primeiro elétrico com essa versão esportiva, depois de uma série de conceitos como foi o caso de modelos como o RM20e, RN22e e o N Vision 74 Concept. E, para isso, a marca sul-coreana trouxe uma série de evoluções em termos de design externo, interno e, principalmente, na mecânica.

A “Hyundai N lidera a liderança tecnológica da Hyundai Motor Company. A combinação vencedora de know-how tecnológico e experiência em automobilismo da marca N está ultrapassando os limites do desempenho do veículo, o que resultou mais recentemente no Ioniq 5 N, um divisor de águas para alto desempenho elétrico. Os principais desenvolvimentos em torno deste veículo fortalecerão ainda mais a competitividade de todos os modelos Hyundai no futuro. É por isso que a marca N existe.”, disse Jaehoon Chang, Presidente e CEO da Hyundai Motor Company.

Em termos de design, o Ioniq 5 N se diferencia claramente pelo design externo. Pela dianteira, é possível vermos que o Ioniq 5 N recebe um novo para-choque dianteiro com um acabamento que imita fibra de carbono chamado pela Hyundai de N Mask, com um acabamento em plástico preto na barra entre os faróis (que tem o logotipo N no lado esquerdo, enquanto os faróis continuam os mesmos, com luzes diurnas em LED em ‘U’ e dois projetores em LED) e na união entre os faróis, grade superior e com a entrada de ar inferior e as entradas de ar das extremidades – tendo, inclusive, com uma faixa vermelha vertical logo acima do espaço da placa dianteira.

Falando nelas, a entrada de ar central é maior, mas segue com um desenho trapezoidal. A grelha recebe um estilo em colmeia, junto de um acabamento em preto brilhante. Nas extremidades laterais do para-choque dianteiro, o Ioniq 5 N possui inéditas entradas de ar verticalmente inclinadas com a mesma grelha em colmeia. Essas entradas de ar nas extremidades ficam separadas da entrada central por um acabamento em preto brilhante. Por sua vez, as entradas de ar das extremidades se conectam com uma entrada de ar verticalmente inclinada próximo da caixa de roda dianteira, inclusive se conectando com ela.



Quase toda a parte inferior da carroceria tem um acabamento em preto brilhante com uma faixa em vermelho. Nas laterais, um dos destaques ficam por conta de novas rodas de liga leve de alumínio forjado de 21 polegadas de cinco raios, calçadas com pneus Pirelli P-Zero 275/35 R21. Há um acabamento em preto brilhante no contorno dos vidros e na capa dos retrovisores, além de um acabamento em preto brilhante na parte inferior da carroceria, junto de um friso em vermelho que na porta traseira fica maior e se torna um apêndice aerodinâmico com o logotipo da N na peça.

No teto, a novidade fica por conta da antena estilo barbatana de tubarão com o mesmo acabamento em preto brilhante. Na traseira, a marca sul-coreana passa a trazer um aerofólio traseiro com um novo desenho mais aerodinâmico, marcado por duas áreas vazadas e o brake-light triangular ao centro. O aerofólio se conecta com um acabamento em preto brilhante nas laterais do vidro traseiro. As lanternas continuam as mesmas, mas o nome Ioniq 5 recebe um acabamento em preto, assim como o logotipo da Hyundai, acima. Abaixo das lanternas, existe um acabamento em plástico preto com uma faixa vermelha vertical ao centro.

Esse acabamento se conecta com outro, em preto brilhante, já nas extremidades do para-choque traseiro. Estes camuflam uma saída de ar vertical nas extremidades do para-choque traseiro, enquanto o para-choque tem grande parte em preto brilhante. Um deles é o espaço da placa traseira, que nas extremidades tem companhia de refletores circulares e divididos em dois andares. A parte inferior do para-choque traseiro possui um difusor de ar com uma faixa em vermelho e aletas verticais. A aleta central traz uma lanterna de neblina vertical, que complementa as mudanças de design.

Por dentro, o Ioniq 5 N se diferencia por trazer volante, bancos, painéis das portas e pedais com acabamento diferenciado e com o logotipo N. O volante é um dos grandes destaques por contar com o logotipo N ao centro, ladeado por dois botões N, circulares, abaixo dos raios laterais do volante. Esses botões são responsáveis por selecionar os modos de condução, que podem ser personalizados e combinados com cada botão em diversas combinações que maximiza a esportividade do carro. Ele também conta com paddle-shifts atrás do volante, que é responsável por selecionar os modos do N e-Shift e N Pedal.



O console central do Ioniq 5 N também é novo. Maior, ele possui entradas USB tipo C, tomada 12V, carregador sem fio e porta-copos. Existe ainda um console central entre os bancos que é deslizante e funciona como descansa-braço e também como um compartimento. Os bancos, por sua vez, contam com logotipo N e ganham abas nas extremidades mais reforçadas que seguram mais os ocupantes. Chamados de Bacquet N, os bancos são posicionados cerca de 20 milímetros mais abaixo em comparação com a especificação básica, projetados para clientes que buscam dirigibilidade de alto desempenho.

Os bancos possuem emblemas N no encosto do assento e próximo do encosto de cabeça, que no caso do Ioniq 5 N possui encostos fixados e apenas vazados. Ainda falando nos bancos, o Ioniq 5 N possui bancos com acabamento em Alcantara. O interior também possui pedais customizados e o apoio para os pés é otimizado para manter uma postura de condução estável em todos os momentos, incluindo fortes momentos de desaceleração. Nos painéis das portas, a Hyundai adicionou uma personalização com uma bandeira quadriculada que está presente em outros carros da linha N.

O Ioniq 5 possui também materiais sustentáveis que podem ser encontrados em alguns acabamentos do elétrico, como a guarnição decorativa de porta feita de papel reciclável, fio Bio Pet de cana-de-açúcar, fio Pet reciclado de garrafas Pet, BIO TPO de cana-de-açúcar e couro ecoprocessado. Desenvolvido sobre a mesma plataforma modular Electrified-Global Modular Platform (E-GMP), a Hyundai trouxe uma série de melhorias na estrutura do carro como seu know-how no automobilismo e leva os conceitos da linha N ao seu Ioniq 5: 'Corner Rascal', 'Racetrack Capability' e 'Everyday Sportscar'.



Elétrico, o Ioniq 5 N cresceu um pouco nas suas dimensões com o body kit. Ele tem 4,715 metros de comprimento, 3,000 metros entre os eixos, 1,940 metro de largura e 1,585 metro de altura. O modelo possui um par de motores elétricos, sendo um instalado na dianteira que desenvolve 226cv e outro na traseira com 383cv, oferecendo uma tração AWD. Juntos, os motores entregam 609cv, mas chegam ao pico de 650cv com o botão N Grin Boost – que dura 10 segundos. O elétrico também traz uma bateria de 84kWh, que pode ser carregada em estações de recarga de 350kW e recupera de 10% a 80% em apenas 18 minutos.

Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 3,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 260km/h, limitado eletronicamente. O N Grin Boost se destaca por maximizar a aceleração com o incremento de potência por 10 segundos e o N Launch Control fornece três níveis de tração diferentes para uma partida mais rápida possível, permitindo que os pilotos lancem seu veículo como um carro de corrida profissional. O Track SOC calcula automaticamente o consumo da bateria por volta e estabelece um novo padrão para gerenciamento térmico em condições deveras de pista.

A nova bateria de 84kWh ainda permite otimizar as células da bateria para a temperatura mais eficiente em termos de energia, escolhendo entre o modo Drag por um curto período de potência total e o modo Track otimiza a temperatura mais baixa possível da bateria. O N Race possui os modos Endurance e Sprint. O Endurance maximiza o alcance na pista de corrida, com a potência de pico que resulta em um aumento mais lento da temperatura da bateria. O Sprint se diferencia por uma potência com fortes rajadas de energia total da bateria.



“O Ioniq 5 N foi desenvolvido para levar o prazer de condução a um novo nível, utilizando as mais recentes tecnologias disponíveis. Começando com o Ioniq 5 N, a marca N pretende oferecer a experiência de condução divertida característica da N, independentemente do uso de gasolina, eletricidade ou hidrogénio. Para conseguir isso, monitorizámos de perto as vozes dos nossos fãs N, a fim de afinar o nosso primeiro N totalmente elétrico com o objetivo de eletrizar a paixão motriz dos nossos entusiastas N mais exigentes.”, destaca Till Wartenberg, Vice-Presidente e Chefe da Marca N e Automobilismo na Hyundai Motor Company.

Falando em melhorias na estrutura, a Hyundai traz melhorias na carroceria com um corpo de 42 novos pontos de solda adicionais e uma área de motor e da bateria com uma montagem reforçada, enquanto os chassis auxiliares da dianteira e da traseira foram aprimorados para trazer maior rigidez lateral. Os eixos de tração integrados (IDA) inspirados no Campeonato Mundial de Rally são aplicados tanto na dianteira quanto na traseira e reforçados para suportar o torque mais forte do motor elétrico. A coluna de direção também foi reforçada e melhorou a rigidez, melhorias que trazem uma melhor experiência de direção mais direta e comunicativa que irá inspirar maior confiança nos condutores.

O N Pedal foi desenvolvido como uma solução para lidar com o peso e o tamanho inerentes dos veículos elétricos, ao mesmo tempo que visa alcançar as características de comportamento responsivo. Baseado no i-Pedal, o N Pedal dá prioridade às curvas rápidas e emocionantes em detrimento da eficiência energética. Usando a força da frenagem, o carro transfere o peso para favorecer uma entrada de curva mais acentuada. Outros ajustes foram feitos com o N Drift Optimizer ajuda a manter o ângulo de deriva equilibrando vários controles do veículo, respondendo a entradas em tempo real.



A função Torque Kick Drift integrada permite ao motorista simular a ação do chute da embreagem de veículos a combustão e de tração traseira. A N Torque Distribution fica por conta de uma distribuição de torque dianteiro e traseiro totalmente variável, ajustada em 11 níveis diferentes. A Hyundai oferece também o e-LSD (diferencial de deslizamento limitado eletrônico) no eixo traseiro, responsável por otimizar o desempenho e o controle do carro nas curvas. Em termos de ajustes, a Hyundai confirma que fez ajustes nas rodas e na capacidade de amortecimento dos amortecedores, que aumentam a faixa de desempenho da suspensão controlada eletronicamente.

Ele possui freios a disco ventilados na dianteira de quatro pistões de 400 milímetros e na traseira tem disco de freio a disco sólido de um pistão e 360 milímetros. Os freios são construídos com novos materiais mais leves e com fluxo de ar otimizado, além de contarem com um sistema de regeneração de energia com o N Brake Regen. Desenvolvido especificamente para o Ioniq 5 N, ele tem uma força de desaceleração máxima de 0,6G. O N Brake Regen atua junto de freios hidráulicos que criam uma transição suave imperceptível ao motorista.

A Hyundai confirmou que ele será vendido nas cores Performance Blue Matte, Performance Blue, Abyss Black Pearl, Cyber ​​Grey Metallic, Ecotronic Grey Matte, Ecotronic Grey, Atlas White Matte, Atlas White, Gravity Gold Matte e Soultronic Orange Pearl. O interior possui apenas o acabamento em Preto com detalhes em Performance Blue. Em Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, o Ioniq 5 N cumpriu o circuito de mais de 20 quilômetros em 7 minutos, 45 segundos e 59 milésimos. 





Fotos: Hyundai / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Chevrolet terá Feirão de Fábrica neste final de semana em São Caetano do Sul e promoções

BMW lança novo Série 5 no Brasil, com versão híbrida 530e, que estreia por R$ 574.950

Porsche apresenta seu novo logotipo para comemorar os 75 anos de fundação da marca

Toyota investe mais R$ 160 milhões na fábrica de Sorocaba (SP) com novo Centro de Peças

Hongqi revela oficialmente a segunda geração do HS3 na China, com motor de até 252cv

BYD King é o batismo global do Destroyer 05 e chega para colocar Toyota Corolla na mira

BYD tem promoção 'DiaE' neste sábado, 22/06, com Dolphin por R$ 135.300, com bônus

GM confirma que carros compactos elétricos e lucrativos vão demorar um pouco mais

Toyota apresenta atualização para o catálogo de versões da Hilux, com fim da versão SRX