Mercedes-Benz revela o primeiro teaser do 'mini-Classe G', que estreia em meados de 2027

Durante evento, Mercedes-Benz confirmou o desenvolvimento de um ‘Classe G minúsculo’, que pode ser elétrico e com lançamento até meados de 2027



Durante o evento da Mercedes-Benz chamada ‘Capital Market Day’, a marca alemã da estrela de três pontas revelou uma série de imagens teaser que vão ser exploradas nos próximos dias. O mais interessante, é que a marca confirmou o desenvolvimento de um produto que era apenas um rumor – pelo menos até então. Chamado de ‘Mini-Classe G’, a novidade será um SUV com pegada (e habilidades) off-road menor que o Classe G, criado a partir de uma plataforma modular, sendo 100% elétrico e aparecer nos próximos dois anos.

Dentro da linha ‘G’, a Mercedes-Benz revelou uma pirâmide (imagem abaixo) que mostra todos os produtos da linha para os próximos anos. Há o clássico Classe G (com as suas versões off-road, performance e elétrica), as versões especiais e as one-off Art Piece. Essas duas últimas são séries especiais, possivelmente desenvolvidas pela Mercedes-Benz como também pela Manufaktur. No entanto, a base da pirâmide aparece com o ‘g’. Sim, um ‘g minúsculo’. A referência pode fazer sentido direto ao modelo menor que a marca prepara, ainda sem nome definido.

Junto com a imagem, a marca revelou: ''A lendária família Classe G será expandida com uma nova opção menor em breve'', disse. Apesar de menor que o Classe G tradicional, a novidade deve ter menor e contar com um design off-road – mas não indica que ele terá uma carroceria quadrada como o G. Compacto, a imagem que o define faz parecer ser um Classe G de duas portas, mas não se engane, é apenas uma imagem que representa o modelo em questão. Possivelmente elétrico, não se tem informações de ele será desenvolvido a partir de uma plataforma modular ou terá uma base em chassi como o Classe G.



Há rumores que indiquem que ele seja criado sobre a plataforma modular MMA e possivelmente tendo entre 4,300 e 4,500 metros de comprimento. Ele poderia ser um concorrente perfeito para modelos como Land Rover Defender, Jeep Wrangler e Ford Bronco, por exemplo. Ao mesmo tempo, pode acabar concorrendo com SUVs com pegada mais aventureira, como é o caso do Ford Bronco Sport, por exemplo, se tiver uma proposta mais compacta. Tudo ainda é muito incerto. Mecanicamente, é cotado que ele tenha tração 4x4, suspensão traseira independente e verdadeiras capacidades fora-de-estrada.

Os rumores começaram ainda em 2023, quando a marca falou em um ‘Little G’ (ou ‘Pequeno G’), no Salão do Automóvel de Munique daquele ano. “Temos algo reservado para os fãs de G em todo o mundo. Na verdade, hoje à noite vamos anunciar que haverá um 'Pequeno G'. Então, a filha ou o filho do 'Grande G' também chegará aos fãs de G em todo o mundo daqui a alguns anos”, disse o Presidente-Executivo da Mercedes-Benz, Ola Källenius, na época. O executivo ainda disse que seu lançamento ocupa “alguns lugares muito importantes para ocupar” e será “instantaneamente reconhecível”.

Para o Chefe de Design da Mercedes-Benz, Gorden Wagener, em entrevista ao Autocar, disse que o ‘Classe g’ terá forte inspiração no Classe G, com o "DNA icônico. Ele terá seu próprio caráter, mas será um G", disse o executivo. Caso feito na plataforma MMA, sua produção deve ser em duas fábricas: Rastatt, na Alemanha, e Kecskemét, na Hungria. A confirmação que ele será elétrico veio do Chefe Técnico da Mercedes-Benz, Markus Schäfer. Ao Autocar, o executivo descartou as possibilidades de ele ser oferecido com opções de motor a combustão ou híbrido. Seu lançamento deve acontecer entre o final de 2026 e 2027, com mais chances de ficar para 2027.



Fotos: Mercedes-Benz / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Renault revela o porquê que a Oroch não tem tração 4x4 no Brasil, em entrevista

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Bugatti Bolide é apresentado em sua versão de produção final, que virá com motor de 1.600cv

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1997!