Auto Artigo #19: Quando o Face Family perde a personalidade. Como reverter?


Face-Family. Até quando ele perde a personalidade? Até quando enjoa o visual? E se fosse só um detalhe igual? E se todo carro tiver a mesma cara? Como reverter? São tantas perguntas para um só assunto, mas vamos abordar apenas um: Face-Family. Como o próprio nome diz, "Face" vem de "rosto, cara" e "Family" é família, ou seja, "cara da família" que é muito utilizado atualmente por várias marcas. Algumas não apostam tanto, mas outras enjoam. Existe vários tipos de face-family atualmente. Aqueles que usam o mesmo design ousado, como Hyundai e Kia, aqueles que usam apenas um detalhe que "marca a marca" de automóveis como a BMW com sua grade e a Ford que vem usando a mesma receita, aqueles que usam a mesma cara em todos os carros como a Volkswagen entre outros.


O Face-Family de uma marca ele é criado após alguns estudos, de dar uma nova face a marca, uma nova identidade. Há quem mude a cada 8 anos, há quem nunca perde a dianteira, mesmo com constantes mudanças. O exemplo disso é a BMW. Há mais de 30 anos que a marca tem em toda a sua gama, todos os modelos com a mesma grade dianteira, passando apenas por mudanças, uma são maiores, umas menores, outras são mais largas. Mas o perfil da grade sempre está lá. Até com a linha "i", dos elétricos, mesmo sem precisar da grade, lá está ela, estilizada, mas igual aos demais. Isso cria uma espécia de identidade para a marca. Você vê de longe e já sabe que se trata de um BMW. Quem também vem seguindo essa "ideologia" é a Kia, que vem usando a grade "boca de tigre" para designar seus veículos. Isso ocorre desde 2009, com Cerato e Soul e se espalhou por toda a linha. Quem segue essa tendência é Fiat, Mercedes-Benz, Volvo, Aston Martin, Chevrolet, Renault, Audi, entre outros. É o mais "correto" de se usar, pois cria uma possibilidade enorme de fazer diferença em outras partes do carro, como faróis, grade, para-choque, apesar de todos seguirem uma tendência, mas sem preocupação de ser igual a todos.


A Ford também seguiu essa tendência, de colocar praticamente a mesma grade em seus modelos. Só observar a foto acima e perceber. Mas é quando todos os carros recebem a mesma cara, ele perde a personalidade e aquele visual logo enjoa. Um dos típicos casos é a Volkswagen, que colocou toda a dianteira em todos seus carros. Não bastasse, colocou o "mesmo" visual interno, também, até ao carros mais caros. Você olha para um Gol e para um Jetta e vê poucas diferenças no quesito face-family. É a mesma grade, o mesmo farol, a mesma entrada de ar inferior, o mesmo retrovisor, os mesmos vincos do capô, isso vendo apenas de dianteira. Segundo a Volkswagen, ela deve abandonar esse tipo de face-family. Aliás, é ela uma das poucas marcas que exageraram com a mesma dianteira. E você. Concorda que as marcas usem o Face-Family? E se os carros acabarem sem nenhuma personalidade? aí o jeito é voltar as pranchetas e começar tudo de novo...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil