Auto Artigo #19: Quando o Face Family perde a personalidade. Como reverter?


Face-Family. Até quando ele perde a personalidade? Até quando enjoa o visual? E se fosse só um detalhe igual? E se todo carro tiver a mesma cara? Como reverter? São tantas perguntas para um só assunto, mas vamos abordar apenas um: Face-Family. Como o próprio nome diz, "Face" vem de "rosto, cara" e "Family" é família, ou seja, "cara da família" que é muito utilizado atualmente por várias marcas. Algumas não apostam tanto, mas outras enjoam. Existe vários tipos de face-family atualmente. Aqueles que usam o mesmo design ousado, como Hyundai e Kia, aqueles que usam apenas um detalhe que "marca a marca" de automóveis como a BMW com sua grade e a Ford que vem usando a mesma receita, aqueles que usam a mesma cara em todos os carros como a Volkswagen entre outros.


O Face-Family de uma marca ele é criado após alguns estudos, de dar uma nova face a marca, uma nova identidade. Há quem mude a cada 8 anos, há quem nunca perde a dianteira, mesmo com constantes mudanças. O exemplo disso é a BMW. Há mais de 30 anos que a marca tem em toda a sua gama, todos os modelos com a mesma grade dianteira, passando apenas por mudanças, uma são maiores, umas menores, outras são mais largas. Mas o perfil da grade sempre está lá. Até com a linha "i", dos elétricos, mesmo sem precisar da grade, lá está ela, estilizada, mas igual aos demais. Isso cria uma espécia de identidade para a marca. Você vê de longe e já sabe que se trata de um BMW. Quem também vem seguindo essa "ideologia" é a Kia, que vem usando a grade "boca de tigre" para designar seus veículos. Isso ocorre desde 2009, com Cerato e Soul e se espalhou por toda a linha. Quem segue essa tendência é Fiat, Mercedes-Benz, Volvo, Aston Martin, Chevrolet, Renault, Audi, entre outros. É o mais "correto" de se usar, pois cria uma possibilidade enorme de fazer diferença em outras partes do carro, como faróis, grade, para-choque, apesar de todos seguirem uma tendência, mas sem preocupação de ser igual a todos.


A Ford também seguiu essa tendência, de colocar praticamente a mesma grade em seus modelos. Só observar a foto acima e perceber. Mas é quando todos os carros recebem a mesma cara, ele perde a personalidade e aquele visual logo enjoa. Um dos típicos casos é a Volkswagen, que colocou toda a dianteira em todos seus carros. Não bastasse, colocou o "mesmo" visual interno, também, até ao carros mais caros. Você olha para um Gol e para um Jetta e vê poucas diferenças no quesito face-family. É a mesma grade, o mesmo farol, a mesma entrada de ar inferior, o mesmo retrovisor, os mesmos vincos do capô, isso vendo apenas de dianteira. Segundo a Volkswagen, ela deve abandonar esse tipo de face-family. Aliás, é ela uma das poucas marcas que exageraram com a mesma dianteira. E você. Concorda que as marcas usem o Face-Family? E se os carros acabarem sem nenhuma personalidade? aí o jeito é voltar as pranchetas e começar tudo de novo...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quarta geração do Mitsubishi Outlander virá ao nosso mercado com motor híbrido plug-in

BYD lança promoção para Song Plus com bônus de até R$ 40 mil na rede de concessionárias

Celta voltará? Chevrolet confirma que não vai desenvolver nenhum subcompacto novamente

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva

Dodge Last Call: marca apresenta as seis de sete séries finais de Challenger e Charger

Porsche comemora melhor trimestre de vendas, com 80.767 unidades vendidas e 18% de avanço

Volkswagen apresenta a ID. Buzz LWB, a versão alongada de sete lugares e de até 335cv

Prevista para 2023, a nova geração do BMW i8 pode ser totalmente elétrica

RAM apresenta promoções da Rampage para CNPJ e Produtor Rural com descontos de 6%

Honda registra patente do nome Prelude nos Estados Unidos e pode indicar retorno do cupê