Especial Lançamentos 2019 #7: o que esperar da Chevrolet para o Brasil neste ano?


A Chevrolet deve contar com um ano nem tão agitado. As principais novidades da marca deverão ser a chegada do Bolt ao mercado, assim como as novas gerações de Onix e Prisma, os best-sellers da marca no país. Fora esses, os face-lift de Camaro, Cruze e Cruze Sport6 não devem causar muita atenção do consumidor e o lançamento de Blazer e Silverado é remoto, mas ambos foram registrados no INPI, o que muitas vezes pode não indicar a vinda ao mercado.
Novos Onix/Prisma: depois que a Chevrolet deixou vazar a terceira geração do Prisma na China, onde deve ser batizado de Onix Sedan. O instituto chinês fez com que o sedã compacto fosse revelado antes da hora e antecipou o que deve ser apresentado apenas em 2019. Por aqui a nova geração do Prisma deve chegar algum tempo depois do Onix, podendo o sedã estrear somente no começo de 2020. Flagrado em testes no país, o modelo que foi revelado pelo instituto de patentes na China bate com todos os detalhes do modelo testado em solo brasileiro. Pela primeira vez o Prisma deve ter uma “terceira janela”, que na verdade deve se basear na mesma adaptação que a Hyundai fez com o HB20S, com uma peça plástica que imita a terceira janela. Segundo o instituto chinês, ele mede 4,474 metros de comprimento, 2,600 metros de entre-eixos, 1,730 metro de largura e 1,471 metro de altura, medidas próximas do nosso Cobalt, que tem futuro incerto. No design, o novo Prisma deve se basear na nova geração do Cruze, com destaque para a sua dianteira com o design típico dos últimos Chevrolet, com duas grades divididas por uma fina barra cromada onde fica o logotipo da marca. Mais sóbrio, o novo Prisma tem uma traseira mais convencional e menos esportiva em relação ao modelo atual e terá pela primeira vez lanternas que invadem a tampa do porta-malas. A tampa do porta-malas também parece ser mais baixa, com vídeo traseiro maior. Na China, foi confirmado que ele deve ser vendido com motor 1.0 12v Ecotec Turbo e o motor 1.3 8v a gasolina. Desenvolvido sobre a plataforma modular GEM, a nova geração também deve apostar em tecnologias de conectividade. Imagens do Onix ainda não foram reveladas.


Bolt: foi confirmou o início da pré-venda do Bolt EV no mercado brasileiro durante o Salão de São Paulo de 2018. O elétrico, apresentado na edição de 2016, chega ao mercado nos primeiros meses de 2019 com o preço tabelado de R$175.000. Chegando em sua versão topo de linha, o Bolt se torna o primeiro elétrico da Chevrolet na América Latina. Em entrevista com o presidente da GM no Mercosul, Carlos Zarlenga confirmou que vai lançar o Bolt no Brasil. O lançamento pode ocorrer ainda este ano, no Salão do Automóvel de São Paulo, mas as vendas deve começar apenas em 2019. Os indícios começaram em 2016 com o Salão do Automóvel de São Paulo, onde o modelo fez sua primeira aparição ao público e a mais recente foi há menos de três meses, quando a Chevrolet trouxe uma unidade do hatch para o Brasil a fim de ser avaliado pela imprensa. A Chevrolet quer testar a receptividade do Bolt no nosso mercado e - caso for positiva - pode investir mais na tecnologia. Em um ano quase que sem novidade, a Chevrolet apostando no Bolt seria algo de causar expectativa pela faixa de preço que ele deve custar. O novo Chevrolet Bolt EV é equipado com um motor elétrico, que consegue entregar 150kW, o equivalente a 202cv de potência, e 36,7kgfm de torque. Segundo dados da montadora, o automóvel consegue acelerar de 0 a 100km/h em 7,9 segundos e tem velocidade máxima de 146km/h. As baterias são de íon de lítio, com capacidade de 60kWh, que podem ser recarregadas em uma tomada convencional em cerca de 9 horas ou pelo sistema DC Fast Charge, que garante 80% da carga em uma hora. A autonomia do Bolt EV é de 383km.


Novo Camaro: apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, a Chevrolet confirmou que o Camaro reestilizado deve ser lançado no Brasil até fevereiro. O cupê deve ser lançado nas carroceria cupê e conversível e deve passar a ser vendido com o novo face-family da Chevrolet, que traz nova grade dianteira, novos faróis com prolongamento da assinatura diurna de LEDs e um para-choque dianteiro mais agressivo. O desenho do para-choque pode variar de acordo com a versão, como é vista na versão SS e na versão Convertible, com detalhes em preto e cromado, respectivamente. Segundo a Chevrolet, esse novo design do Camaro traz o design “performance-driven design” que otimiza consideravelmente a aerodinâmica graças a novos ângulos e fluxos de ar. Além das novidades na dianteira, a traseira traz novas lanternas com dois círculos achatados, enquanto o para-choque é o mesmo. Na mecânica, o motor 6.2 V8 desenvolve 461cv e 62,9kgfm, acoplado ao novo câmbio automático de 10 velocidades, que deve ser o mesmo usado pelo Ford Mustang GT no Brasil. A caixa oferece ganhos em desempenho e dirigibilidade. A Chevrolet ainda pretende equilibrar as vendas do Camaro na disputa com o Mustang, sendo que o cupê da Ford já vendeu quase 900 unidades nesses meses após sua estreia.


Novos Cruze/Cruze Sport6: o face-lift de Cruze e Cruze Sport6 é testado no Brasil desde o primeiro semestre de 2018. Flagrados pela revista Quatro Rodas, os médios não devem demorar para serem lançados com as mesmas novidades do modelo norte-americano. Tudo indica que eles possam ser lançados apenas em 2019, mas os testes antecipados podem significar outra coisa. Entre as novidades, eles ganham novo para-choque dianteiro com uma nova e maior entrada de ar. Já a grade dianteira passa a ser interligada com essa grande entrada de ar por um friso cromado. O logo da Chevrolet passa a ficar no filete cromado que une grade dianteira e entrada de ar inferior. O novo formato do para-choque afetou a área dos faróis de neblina, agora com um novo formato. A traseira não recebeu alterações, se não fosse o novo layout das lanternas, que passam a ter nova disposição de luzes, em LEDs. A versão RS, não disponível no Brasil, ainda recebe novas rodas. Ele ainda ganha mais uma opção de cor para o acabamento e uma nova central multimídia de 7 polegadas, com sistema de geração 3. Este, passa a ter uma conexão Bluetooth melhorada, seu processador é mais rápido, tem mais aplicativos e uma interface mais bonita. Também passa a ter partida remota e ar-condicionado automático de série nas versões LT e Premier. Por aqui a maioria dessas mudanças devem ser adotadas. Os testes recentes podem indicar uma troca no motor 1.4 Ecotec Turbo pelo 1.5 Ecotec Turbo, que desenvolve 153cv e 24,5kgfm contra os 153/150cv e 24,5kgfm, mas com câmbio automático de 9 velocidades, sendo mais eficiente e econômico. Possivelmente o lançamento seja em meados de abril.


Blazer: o retorno do Blazer ao mundo chamou atenção e o utilitário já foi registrado no Brasil. O SUV chega com design ousado como marca dessa nova geração e chama atenção por trazer sua dianteira com uma semelhança com o Camaro. Ele chega aos EUA apenas no início de 2019, ficando entre o Equinox e o Traverse, sendo concorrente direto do Ford Edge. Depois de 13 anos do fim da Blazer nos EUA, o novo veio com um parentesco visual com o muscle clar. Produzido no México, o utilitário esportivo usa a mesma linha de montagem do nosso Equinox. Desenvolvido sobre a plataforma modular C1, o Blazer 2019 possui dianteira que lembra o Camaro, com grande grade dianteira e faróis pequenos e afilados. Os faróis, bipartidos, contam com faróis, faróis alto e faróis de neblina num mesmo conjunto e possui detalhes na dianteira em preto brilhante, como detalhes da grade dianteira, moldura dos faróis e nas colunas do carro. O teto é reto e a linha de cintura sobe abruptamente em direção ao teto e unindo-se ao defletor de ar no alto da tampa do bagageiro, criando colunas D bem expressivas. As lanternas em LED são grandes e possuem iluminação em forma triangular. A tampa do porta-malas possui um recorte bem marcado e o para-choque possui um desenho bem interessante. Aqui, ele seria vendido com motor 3.6 V6 SIDI de 309cv e 36,9kgfm, sempre com câmbio automático de 9 velocidades e tração AWD com opção de desligamento do eixo traseiro. A suspensão traseira é multilink e a capacidade de reboque é de 2.040kg.


Silverado: depois de registrar as primeiras imagens da nova geração da Chevrolet Silverado em patentes no Brasil, no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), no mês de setembro, a Chevrolet pode importar a Silverado de nova geração ao mercado para ficar acima da S10. A picape grande é um dos grandes sucessos na América do Norte e é vendida em algumas regiões do mundo. Aqui, nesse segmento existe apenas a RAM 2500, podendo fazer com que a GM opte por vender a picape acima da S10. Sem confirmar, a Chevrolet precisa registrar as patentes da picape antes de começar a vender a mesma no mercado, podendo ser esse o primeiro passo disso. Porém, a marca norte-americana também pode estar preservando o design da picape contra plágios e clonagens. Com mais de 85 milhões de unidades vendas, a nova Silverado conta com uma dianteira mais esportiva, com design que pode não agradar o consumidor americano. Os faróis são de LEDs, pequenos e elevados, com molduras logo abaixo que lembram o conjunto atual da picape e repetidores de direção na parte inferior dos faróis. O para-choque possui acabamento em preto brilhante e a parte inferior dos dois faróis de neblina junto aos ganchos. A carroceria possui aspecto robusto, com maçanetas e retrovisores grandes e pintados em preto nessa versão. Destaque para antena barbatana logo acima do para-brisa, no lado esquerdo do veículo. Na lateral, um vinco que nasce nas portas dianteiras se prolonga até o final da caçamba, chegando as lanternas de LEDs com formato alusivo ao conjunto frontal, enquanto a tampa da caçamba possui o logo da Chevrolet em baixo relevo. Na traseira, o para-choque possui saídas de escape cromadas embutidas, assim como os degraus laterais. Aqui, o motor 3.0 Duramax Diesel de 240cv seria bastante interessante para a picape.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Ford traz novo lote da Ranger Raptor com mais equipamentos de série e custa R$ 466.500

Jaguar-Land Rover quer construir uma inédita fábrica de bateria para elétricos no Reino Unido

Suzuki Invicto aparece na Índia como rebadge da Toyota Innova e espaço para até oito

Toyota lança o RAV4 com motor híbrido plug-in (PHEV) de 306cv no Brasil, por R$ 399.990

BMW revela as novas imagens teaser do M5 e M5 Touring, que vão ter mais de 700cv

BMW registra patente do nome iM3 para futura versão esportiva e elétrica do Série 3 elétrico

Nio revela primeiro teaser da sua nova marca, a Onvo, que estreia com o SUV elétrico L60

Galaxy apresenta na China o seu sedã L6, que estreia como um PHEV com motor de 390cv

Volkswagen T-Cross com reestilização chega ainda neste primeiro semestre de 2024