Bentley apresenta oficialmente o Batur, tem apenas 18 unidades e com motor W12 de 740cv


A Bentley confirmou a estreia do seu novo esportivo desenvolvido em parceria com a divisão Mulliner. Trata-se do Batur, que substitui o Bacalar como um novo carro de produção limitada. De acordo com os ingleses, serão 18 unidades produzidas do Batur. De acordo com a marca inglesa, o Batur foi desenhado pelo Diretor de Design da Bentley, Andreas Mindt, trazendo uma linguagem de design totalmente nova para a Bentley, com recursos clássicos do passado reinterpretados em formas novas e mais limpas que contam com o uso de contraste para fornecer definição. De acordo com a Bentley, o nome Batur vem de um corpo de água natural, que é um lago. Este fica localizado em uma cratera de 88 metros de profundidade e 16km² em Kintamani, na ilha de Bali, na Indonésia. O nome é uma sequência que estreou com o Bacalar, que é o nome de uma lagoa na península de Yucatán, no México. Em seu design, a Bentley já deixou claro que o Batur antecipa como serão os futuros carros da Bentley. Isso indica que ele é uma grande amostra que antecipa o futuro de modelos como o próprio Continental. Na dianteira, ele traz faróis com três projetores em LED e com uma faixa na parte superior com luzes diurnas DRL em LED. Ele ainda estreia a nova interpretação da grade dianteira, com linhas que ficam mais verticais e retilíneas. A parte superior da grade conta com o logotipo da Bentley e a grelha traz um estilo colmeia. O para-choque dianteiro ainda possui uma entrada de ar inferior e central em ‘V’, tendo ainda pequenas entradas de ar nas extremidades, todas com o mesmo padrão de grelha que a grade. O capô é longo e possui um friso central, tendo ainda dois frisos cromados nas extremidades do capô. Esses frisos se conectam com o desenho das janelas laterais, que possuem um contorno cromado. 



O desenho das janelas também é novo e ganha linhas mais suaves. Nas portas, ele possui base dos retrovisores e maçanetas convencionais. A parte inferior da carroceria traz dois frisos ascendentes. O cupê ainda possui uma saída de ar na parte inferior do para-lama dianteiro. Destaque também para as rodas de 22 polegadas com cinco raios. Já de traseira, o Batur tem lanternas horizontais e bem finas, com luzes de freio divididas em três seções, enquanto as lanternas tem um prolongamento para as laterais. Ao centro está o logotipo da Bentley e o para-choque traseiro tem um acabamento em preto brilhante. Este ainda conta com o espaço para a placa na traseira e há duas grandes saídas de escape, uma de cada lado. O sistema escape de titânio com ponteiras impressas em 3D. Abaixo do vidro traseiro ele ainda ganha um aerofólio que abre a partir de atingir uma velocidade, não revelada pela Bentley. Opcionalmente, o esportivo ainda vai poder contar com saias laterais aerodinâmicas e um difusor de ar que pode ser fabricado em compostos de fibra de carbono ou natural. O esportivo ainda tem detalhes em tom laranja na grade e nos freios. No interior, o Batur possui um nível de personalização ilimitada, dando ares extremamente artesanais ao carro. O consumidor pode pedir o carro com chapas feitas em fibra natural, molduras de madeira e até mesmo detalhes em ouro 18 quilates, impressos em 3D. Fora isso, ele tem um desenho bem parecido com os demais carros da Bentley. Como foi criado pela Mulliner, o Batur vai ter diferentes opções de cores e até gráficos que podem ser feitos à mão. 


Os compradores vão poder ainda ter um acabamento externo e interna em brilho claro, escuro, acetinado, brilhante ou de titânio. Na mecânica, o Batur será vendido com motor 6.0 W12 Twin-Turbo a gasolina que desenvolve 740cv de potência com torque de 101,9kgfm, associado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem de 8 marchas. Ele ainda possui tração nas quatro rodas, tem vetorização de torque e um diferencial de deslizamento limitado eletrônico. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 3,5 segundos e chega a velocidade máxima de 335km/h. Há ainda uma suspensão pneumática adaptável e um sistema de controle anti-rolagem da carroceria, que possui ainda um sistema que é ativado eletronicamente que atua em 0,3 segundo. O sistema de 48V, onde é possível entregar uma força imensa para compensar o balanço do carro. Em seu desenvolvimento, o carro ainda ganhou freios Carbon-Silicon-Carbide (CSiC), com dez pinças de freio e discos de freio de 440 milímetros na dianteira e 410 milímetros na traseira, esse último de quatro pinças. Apesar do fim quase que anunciado desse motor, os engenheiros da Bentley trouxeram novidades para o motor como uma nova admissão, turbocompressores atualizados, intercoolers robustos e vários recalibrações que foram necessárias. Outra novidade é que o cupê recebeu um escapamento de titânio com impressão 3D. As primeiras unidades serão produzidas a partir de 2023, com as entregas que também ocorrem no ano que vem. Todas as 18 unidades já foram vendidas. 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok