Ford atrasa anúncio de investimentos na unidade de Valência para fazer elétricos

Ford não quer receber mais os 106 milhões de euros do fundo de alívio pandêmico da União Europeia e mantém plano de fazer elétricos em Valência, na Espanha



A Ford confirmou novidades em termos de sua reestruturação na Europa, que vai acontecer nos próximos anos. O fim de linha do Focus, por exemplo, vai mexer com o lineup da marca em todo continente europeu. Além dele, o Fiesta corre risco de se aposentar logo. Com isso, a Ford já tinha anunciado o desenvolvimento de novos modelos que nascem elétricos e que serão produzidos em Valência, na Espanha.

Agora, a marca norte-americana confirmou que os investimentos na unidade espanhola seguem de pé, mas vai adiá-los. Em maio deste ano, a Ford tinha solicitado um alívio financeiro ao fundo da União Europeia, que financiava empresas prejudicadas pela pandemia. Segundo informações, a Ford retirou o seu pedido depois de ter sido oferecido 106 milhões de euros da União Europeia e confirmou que vai trabalhar de outras maneiras.

Uma dessas possibilidades seria o financiamento público. A Ford não quer cortar funcionários na unidade de Valência, de acordo com um porta-voz da Ford Espanha. “O governo espanhol mantém seu compromisso de apoiar a Ford em seus investimentos atuais e futuros na Espanha”, acrescentou o Ministério da Indústria da Espanha. Informações do site Automotive News Europe dão conta que a Ford vai encontrar uma outra solução para a unidade e já é certo afirmar que o quadro de funcionários, apesar de não ter cortes, precisará de readequações.

O motivo seria que a produção de elétricos é menos complexa e vai exigir uma menor carga horária de trabalho. Até meados de 2030, a Ford se comprometeu em ter uma linha elétrica na Europa e a fábrica de Valência é parte importante deste processo. Na Europa, é certo que a unidade de Saarloius, na Alemanha, poderá ser vendida. Fabricante do Focus, a fábrica alemã ficará ociosa ao fim de linha do médio.

O primeiro carro elétrico a ser feito na Europa deve ser um SUV, feito a partir da plataforma modular da Volkswagen, a MEB. Ele será produzido em Colônia, na Alemanha. Na Romênia, a marca do oval azul já confirmou que vai fazer o Puma EV, em Craiova. Já em Valência, a Ford não comentou qual elétrico será produzido.



Fotos: Ford / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV