Jeep apresenta oficialmente o Avenger, seu primeiro SUV subcompacto e 100% elétrico

Jeep apresenta o seu menor veículo, o Avenger, que se torna também o primeiro modelo puramente elétrico da marca e estreia primeiro na Europa



A Jeep apresentou oficialmente o seu novo SUV, o Avenger. O menor dos Jeeps atuais, o Avenger chega ainda como o primeiro veículo da marca a vir com opção de motor elétrico. Desenvolvido a partir da plataforma modular CMP e e-CMP, o Avenger será produzido na unidade de Tychy, na Polônia. A partir de lá, ele será oferecido em uma série de mercados europeus e é possível que ele seja oferecido em outros mercados de outros continentes.

Visualmente, ele mantém o mesmo padrão de design da Jeep, que se destaca na dianteira por trazer as sete entradas de ar tradicionais da Jeep, que traz o logotipo “e” na sexta entrada de ar, da esquerda para a direita. Apesar de aparecer com a grade tradicional, ela é fechada e possui um acabamento em preto brilhante. Ele ainda possui um acabamento em plástico preto que conecta os faróis, sendo que na parte superior possui DRLs em LED e a parte inferior estão os faróis principais.

O para-choque dianteiro tem uma entrada de ar central e retangular, enquanto mais abaixo fica a entrada de ar principal, num estilo trapezoidal. Abaixo dessa entrada de ar fica um acabamento prateado com estilo em “U”. Nos extremos da carroceria ficam os faróis de neblina, em posição mais intermediária e uma pequena entrada de ar logo abaixo. O capô possui um pequeno ressalto ao centro. O logotipo da Jeep aparece no capô.

Nas laterais, o SUV tem acabamento plástico preto nas caixas de rodas e toda a parte inferior da carroceria. Os retrovisores vieram dos franceses da Peugeot. Assim como acontece com o Renegade, ele imprime um desenho mais parrudo nas caixas de rodas, com caixas de rodas que ajudam na sensação dele ser maior, com um estilo mais quadrado. Reforçam essa sensação de um veículo mais parrudo, os seus para-lamas.



A maçaneta traseira é escondida no desenho dos vidros. Falando neles, o Avenger possui linhas que mais uma vez se utilizam de elementos mais retos. Em termos de frisos, ele se destaca por trazer um que nasce no para-lama dianteiro e termina apenas nas lanternas. Já o teto pode ser de outra cor àquela que está na carroceria, como no modelo das imagens, com a cor preta.

A coluna C traz um elemento visual que conecta as janelas laterais com o vidro traseiro. Por fim, as rodas parecem pequenas, mas tem 18 polegadas nas versões mais caras do SUV. De traseira, o novo modelo possui lanternas bem parecidas com as do nosso novo Renegade, reestilizado em fevereiro do ano passado, com luzes internas em ‘X’. As lanternas possuem um acabamento interno em cinza, enquanto as extremidades tem um acabamento em preto brilhante.

A tampa do porta-malas possui um espaço para a placa e tem um friso horizontal que corta toda a traseira abaixo. O para-choque traseiro traz refletores nas extremidades em um acabamento em plástico preto e a parte inferior possui um acabamento prateado. O aerofólio dá um toque mais esportivo, enquanto o teto ainda traz antena do tipo barbatana de tubarão.



No interior, a Jeep fez com que o Avenger venha com um painel de linhas mais minimalistas e de desenho horizontal. Personalizável, ele vem com um acabamento que pode vir na cor da carroceria que se estende por todo o painel como contorno da faixa horizontal onde estão alocadas as quatro saídas de ar-condicionado, sendo duas nas extremidades e duas centrais. O painel ainda tem um volante ao estilo Jeep, com base inferior achatada.

Há ainda duas telas, sendo uma para o quadro de instrumentos de 10,25 polegadas e a uma central multimídia de 7 ou 10,25 polegadas. As centrais contam com conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, da linha Uconnect. A central ainda tem a navegação TomTom com reconhecimento de voz natural melhorado e atualizações Over-The-Air (OTA).

O painel ainda possui botões físicos entre as saídas de ar centrais do ar-condicionado, além de controles em uma linha horizontal abaixo destas saídas. No lado esquerdo do painel ainda há outros controles do sistema de iluminação. Já o console central traz uma alavanca de câmbio por botão e um porta-objetos que abre e tem o desenho ‘e’ em azul. Em porta-objetos, a Jeep dispõe de 34 litros se somar todos os disponíveis.



Na mecânica, ele é equipado com um motor elétrico de 156cv e 26,5kgfm, acoplado a um câmbio automático. Ele é o primeiro a ser equipado com o novo motor desenvolvido pela Emotors – uma joint venture da Stellantis e da Nidec Leroy-Somer Holding. Desenvolvido a partir da base e-CMP, o elétrico possui uma arquitetura elétrica de 400V e é equipado com uma bateria de 54kWh, de íons de lítio.

O Avenger traz essa bateria instalada na plataforma e oferece uma autonomia de 400km. No ciclo urbano, ela pode chegar aos 550km, dependendo do modo de condução. Ele é equipado com um cabo Modo 4 de 100kW que permite que ele possa ser carregado em estações de recarga rápida. Com isso, ele recupera de 20%a 80% em apenas 24 minutos ou adiciona 30km de autonomia a cada três minutos. Em uma estação de recarga de corrente alternada, WallBox, de 11kW, ele recupera a bateria em 5h30. Ele ainda vai poder estrear com motor a combustão.

O elétrico ainda vai contar com modos de terreno selecionáveis entre Normal, Eco, Sport, Snow, Mud, Sand e o Hill Descent Control. De acordo com a Jeep, o Avenger possui 4,084 metros de comprimento, 2,562 metros entre os eixos, 1,776 metro de largura e 1,528 metro de altura. A capacidade de porta-malas é de 380 litros e ele possui uma altura em relação ao solo de 20 centímetros. O ângulo de ataque (20°), ventral (20°) e de saída (32°) são considerados bons e de um verdadeiro Jeep.



Entre os equipamentos de série, a Jeep destaca que ele vem equipado com ar-condicionado automático, faróis automáticos, sensores de estacionamento 360 graus e câmera de ré com visão drone. Em termos de pacote ADAS, o Avenger traz sistemas de condução autônoma de Nível 2, ao vir com recursos como o Traffic Jam Assist, Blind Spot Monitoring, Adaptive Cruise Control, Lane Centering e Active Park Assist.

O Traffic Sign Recognition lê e interpreta os sinais de trânsito. Ele ainda possui Automatic Emergency Braking, Drowsy Driver Alert, Lane Keeping Assist, ar-condicionado automático, o Blind Spot System e cabo Mode 3 para carregamento em postos públicos. Ele ainda terá 100 opções de acessórios que vão permitir um grande tipo de personalização do Avenger.

A Jeep vai vender o Avenger com a série especial 1st Edition, nas cores Sun ou Granite, com teto em preto Volcano ou na cor preto Volcano em toda a carroceria, por 39.500 euros. “O novo Avenger oferecerá a funcionalidade da marca Jeep que é adequada ao mercado europeu. Esse SUV moderno, divertido e emocional atrairá uma quantidade cada vez maior de clientes que procuram por uma alternativa hábil, compacta, moderna e totalmente elétrica da marca Jeep para os players atuais.”, disse Antonella Bruno, Head da Jeep Europa na Stellantis.




Fotos: Jeep / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Ford traz novo lote da Ranger Raptor com mais equipamentos de série e custa R$ 466.500

Jaguar-Land Rover quer construir uma inédita fábrica de bateria para elétricos no Reino Unido

Suzuki Invicto aparece na Índia como rebadge da Toyota Innova e espaço para até oito

Toyota lança o RAV4 com motor híbrido plug-in (PHEV) de 306cv no Brasil, por R$ 399.990

BMW revela as novas imagens teaser do M5 e M5 Touring, que vão ter mais de 700cv

BMW registra patente do nome iM3 para futura versão esportiva e elétrica do Série 3 elétrico

Nio revela primeiro teaser da sua nova marca, a Onvo, que estreia com o SUV elétrico L60

Galaxy apresenta na China o seu sedã L6, que estreia como um PHEV com motor de 390cv

Volkswagen T-Cross com reestilização chega ainda neste primeiro semestre de 2024