Williams revela sua nova plataforma elétrica, a EVR, que estreia para carros esportivos

Williams Advanced Engineering apresenta a sua nova plataforma para carros esportivos; base EVR de alto desempenho permite motores elétricos de até 2.243cv



A Williams Advanced Engineering confirmou a estreia da sua nova plataforma para carros elétricos, batizada de EVR. De acordo com a empresa, a nova plataforma poderá ser oferecida para outras marcas. Chamada de EVR, a base será focada em esportivos elétricos de alto desempenho com base em uma plataforma que não será cara e oferecerá tudo em termos de tecnologia.

A Williams ainda confirma a estreia do seu novo sistema Scalable Battery Module (SBM) e apresentará o protótipo Triumph TE- 1 em conjunto com o e-powertrain, reforçando sua posição como líder em eletrificação de alto desempenho. A marca confirma ainda que o segmento de hiperesportivo vem ganhando novas marcas e que a Williams poderá servir como parceira dessas novas empresas.

A base é recomendada para ser usada em esportivos como um cupê, targa e um granturismo. Flexível, a nova plataforma possui modularidade suficiente para permitir que diferentes tipos de carroceria possam fazer uso dela. A plataforma pode contar com uma bateria de 85kWh e com motores de até 2.243cv. O desempenho desses carros pode ser com uma aceleração de 0 a 100km/h em 2 segundos e máxima de 400km/h.

Mesmo sendo elétrico, os esportivos que a utilizarem vão poder ter uma média de peso de 1.800kg. Moderna, a plataforma vai permitir que a recarga de bateria em estações de carregamento rápido que permite recuperar boa parte da autonomia em 20 minutos e ter uma autonomia de 450km. Os carros com essa base vão poder usar uma tração nas quatro rodas ou com tração traseira.



A base EVR fornece uma solução chave na mão completa, com a Williams entregando o veículo inteiro, com suporte de design externo fornecido pelo cliente ou por um parceiro da empresa britânica. Como parceira das marcas, a Williams confirma que entrega o primeiro protótipo de um carro feito sob a base em 12 meses e entrega o projeto do veículo pronto em 24 meses.

A Williams ainda confirma que a base EVR também vai estar preparada para células de hidrogênio. Essa base será chamada de EVR-H e está em desenvolvimento para oferecer o desempenho equivalente a uma plataforma BEV pura, mas alimentada por H2 verde. “EVR combina a experiência excepcional da WAE em estruturas leves e compostas criadas para o automobilismo e powertrains de bateria de alto desempenho com nosso conhecimento no desenvolvimento e entrega de programas de veículos elétricos. Ele acelera rapidamente a eletrificação de alto desempenho, oferecendo uma solução pronta para uso tanto para start-ups quanto para OEMs com um caso de negócios acessível, tempo de lançamento no mercado reduzido e uma arquitetura altamente flexível”, disse Paul McNamara, diretor técnico da Williams Advanced Engineering.

Outro ponto é que a nova plataforma da Williams vai poder contar com módulo de bateria escalável. A marca confirmou a estreia do CENEX LCV é o Scalable Battery Module (SBM) da Williams. O sistema SBM elimina a replicação de componentes eletrônicos, ao mesmo tempo em que permite o escalonamento independente de tensão e capacidade e a realização de conceitos de bateria sob medida em tempo recorde.

“Estamos muito satisfeitos em apresentar esta nova tecnologia inovadora na LCV-CENEX, que oferece maior flexibilidade e velocidade ao mercado para clientes em uma ampla gama de setores”, disse Rob Millar, Chefe de Elétrica da Williams. O kit de ferramentas modulares vai permitir que as montadoras criem seus próprios sistemas personalizados de pacotes e subpacotes de baterias. Cada módulo tem 1,08kWh com uma tensão de 50V Max, 43V Nominal com uma densidade de energia superior a 240Wh/kg.






Fotos: Williams Advanced Engineering / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Chevrolet apresenta as primeiras imagens teaser do novo TrailBlazer; estreia será em maio