Cupra Terramar inicia desenvolvimento com testes, ainda como mula; estreia em 2024

Cupra já inicia os testes com o Terramar, que usa mula de testes do Audi Q3 na Europa e será apresentado em meados de 2024 na Europa



A Cupra já iniciou o desenvolvimento da versão de produção do Terramar, que será lançado em 2024. O SUV será um SUV médio com capacidade de levar até sete ocupantes e vem usando uma mula de testes do Audi Q3 todo adaptado para servir de base para o novo SUV espanhol. E isso tem um motivo ainda mais interessante. O Cupra Terramar será produzido ao lado do Audi Q3, na Hungria.

Previsto para ser lançado em meados de 2024, o Terramar será apresentado como um híbrido e híbrido plug-in, esse último tendo uma autonomia de quase 100km no modo puramente elétrico. O nome do Terramar é uma homenagem ao circuito de corrida Sitges-Terramar, oval e que está em uma cidade costeira próximo a Barcelona, na Espanha. Ao que parece, ele será desenvolvido a partir da plataforma modular MQB-EVO.

Visualmente, o Terramar se destaca pelos faróis dianteiros triangulares, além de uma entrada de ar grande na dianteira hexagonal, com grelha vertical. Nas extremidades, o para-choque possui faróis de neblina em um acabamento vertical. O logotipo da Cupra aparece no capô. Nas laterais, o SUV possui um design que antecipa que ele terá uma boa relação entre os eixos. Na traseira, o Terramar terá lanternas horizontais.

O Cupra Terramar ainda será o substituto do Cupra Ateca, uma vez que a Cupra quer se desvincular da imagem da Seat. Com isso, o Ateca deve continuar como um Seat, mas não como um Cupra, uma vez que, antes, a Cupra era a versão esportiva dos carros da Seat e acabou sendo emancipada pela VAG. Outra informação confirmada é que o Terramar será o último carro a combustão lançado pela Cupra. Na mecânica, é esperado que ele seja lançado com um motor híbrido plug-in (PHEV) usado por modelos como o Volkswagen Tiguan.

Se assim o for, o conjunto une o motor 1.4 TSI de 150cv e 25,5kgfm junto de um elétrico de 116cv de potência que desenvolve 245cv de potência combinada e 40,8kgfm de torque. Outra opção será a união do motor 1.5 TSI EVO2, um conjunto híbrido-leve de 48V (MHEV). Esse motor desenvolve 150cv de potência com torque de 25,5kgfm, mas em alguns países esse motor conseguia produzir 160cv. Ele ainda pode contar com um conjunto híbrido plug-in combinado com dois motores elétricos que desenvolve até 272cv.



Fotos: Cupra / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Subaru comemora seu aniversário de 70 anos e relembra seus primogênitos, 1500 e 360

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Fiat comemora desempenho nas vendas de junho de 2023 graças a Mobi, Cronos e Argo

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte III

BMW confirma que novos carros com base Neue Klasse terão nova filosofia de design

Nissan revela teaser de um SUV elétrico que será apresentado em meados de 2027

Kia revela primeiro teaser da chegada da Carens Clavis na Índia, em versão reestilizada

Jetta pode desenvolver seus elétricos com a nova plataforma modular da Leapmotor

Toyota confirma a produção de um SUV de três fileiras de bancos e elétrico, no Kentucky

Mercedes-Benz revela teaser da nova geração do AMG GT 4-doors e estreia é neste mês