Cupra Terramar inicia desenvolvimento com testes, ainda como mula; estreia em 2024

Cupra já inicia os testes com o Terramar, que usa mula de testes do Audi Q3 na Europa e será apresentado em meados de 2024 na Europa



A Cupra já iniciou o desenvolvimento da versão de produção do Terramar, que será lançado em 2024. O SUV será um SUV médio com capacidade de levar até sete ocupantes e vem usando uma mula de testes do Audi Q3 todo adaptado para servir de base para o novo SUV espanhol. E isso tem um motivo ainda mais interessante. O Cupra Terramar será produzido ao lado do Audi Q3, na Hungria.

Previsto para ser lançado em meados de 2024, o Terramar será apresentado como um híbrido e híbrido plug-in, esse último tendo uma autonomia de quase 100km no modo puramente elétrico. O nome do Terramar é uma homenagem ao circuito de corrida Sitges-Terramar, oval e que está em uma cidade costeira próximo a Barcelona, na Espanha. Ao que parece, ele será desenvolvido a partir da plataforma modular MQB-EVO.

Visualmente, o Terramar se destaca pelos faróis dianteiros triangulares, além de uma entrada de ar grande na dianteira hexagonal, com grelha vertical. Nas extremidades, o para-choque possui faróis de neblina em um acabamento vertical. O logotipo da Cupra aparece no capô. Nas laterais, o SUV possui um design que antecipa que ele terá uma boa relação entre os eixos. Na traseira, o Terramar terá lanternas horizontais.

O Cupra Terramar ainda será o substituto do Cupra Ateca, uma vez que a Cupra quer se desvincular da imagem da Seat. Com isso, o Ateca deve continuar como um Seat, mas não como um Cupra, uma vez que, antes, a Cupra era a versão esportiva dos carros da Seat e acabou sendo emancipada pela VAG. Outra informação confirmada é que o Terramar será o último carro a combustão lançado pela Cupra. Na mecânica, é esperado que ele seja lançado com um motor híbrido plug-in (PHEV) usado por modelos como o Volkswagen Tiguan.

Se assim o for, o conjunto une o motor 1.4 TSI de 150cv e 25,5kgfm junto de um elétrico de 116cv de potência que desenvolve 245cv de potência combinada e 40,8kgfm de torque. Outra opção será a união do motor 1.5 TSI EVO2, um conjunto híbrido-leve de 48V (MHEV). Esse motor desenvolve 150cv de potência com torque de 25,5kgfm, mas em alguns países esse motor conseguia produzir 160cv. Ele ainda pode contar com um conjunto híbrido plug-in combinado com dois motores elétricos que desenvolve até 272cv.



Fotos: Cupra / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil