Lightyear 0 se torna o carro mais aerodinâmico do mundo, com apenas 0,175Cx de coeficiente

Lightyear comemora que Lightyear 0 se torna o carro mais aerodinâmico do mundo, tendo um coeficiente aerodinâmico de 0,175Cx; sedã já está na linha de produção



A Lightyear confirmou que o Lightyear 0 se tornou o carro de produção mais aerodinâmico já produzido. O sedã movido com motor elétrico e que conta com painéis solares na parte superior da carroceria, se tornou o carro mais aerodinâmico já criado, com 0,175Cx de coeficiente. Vale lembrar que, quanto menor o coeficiente de arrasto, melhor o carro usará sua energia com eficiência, dando aos motoristas mais alcance e menos dependência de carregamento elétrico.

A confirmação veio depois de uma série de testes conduzidos em túneis de vento FKFS em Stuttgart, Alemanha, sob condições WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure). A marca confirma que, quanto menor é o coeficiente aerodinâmico, mais significa que o carro tem uma menor resistência do ar aumentando significativamente em velocidades de direção mais altas.

“Estamos extremamente orgulhosos dessa incrível conquista. Tivemos que partir de uma folha de papel em branco quando começamos a desenvolver nossa tecnologia e – com muita dedicação e trabalho duro – continuamos a ultrapassar os limites com cada marco como este...”, disse o Diretor de Tecnologia da Lightyear, Arjo van der Ham, em comunicado.

Visualmente, o sedã tem ares de fastback ao contar com um design bastante futurista. Na dianteira, o Lightyear 0 possui faróis afilados com três projetores em LED com luzes diurnas DRL, interligados por uma faixa prateada que traz o logotipo da marca ao centro. O para-choque possui uma pequena entrada de ar inferior e um friso prateado. Abaixo dos faróis estão os faróis de neblina.



O capô possui um desenho bem aerodinâmico e traz as primeiras placas solares. Visto de lateral, se percebe novamente o cuidado com sua aerodinâmica, percebida pela: falta de retrovisores, substituídos por câmeras no para-lama dianteiro, maçanetas embutidas, rodas com calotas e o eixo traseiro com metade da roda encoberta, como acontecia nos carros na década de 1950. O sedã ainda possui um balanço traseiro mais longo que vai ajudar na sua aerodinâmica.

De traseira, o 0 possui lanternas horizontais em LEDs que se conectam, o espaço para a placa na traseira e um acabamento em plástico preto que tem na parte inferior da carroceria, arco das caixas de rodas e no para-choque traseiro. Falando nele, ele possui refletores horizontais. No interior, o sedã conta com materiais leves e recicláveis, de origem natural como os bancos de camurça de microfibra e detalhes de palma de vime.

O carro ainda tem um painel com material texturizado e tem com túnel central bastante elevado e largo. O sedã possui um quadro de instrumentos digital, enquanto a central multimídia possui uma tela de 10,1 polegadas com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto. Com espaço para cinco adultos.



Fotos: Lightyear / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nissan deve usar os motores TCe da Renault no Brasil; novo Kicks já usa o 1.0 12v TCe

Volkswagen comemorou primeira liderança histórica em vendas do Polo no Brasil, em 2023

Renault confirma que vai compartilhar a produção do Kwid com a fábrica da Colômbia

BMW X2 retorna ao Brasil, com segunda geração depois de um hiato, e estreia por R$ 388.950

RAM convoca um recall que envolve a 2500, para realizar uma atualização de software

LatinNCAP testa o novo Volkswagen Virtus brasileiro e sedã mantém as notas do indiano

Kia confirma a chegada de Niro EV, EV6, EV9 e de um modelo 1.0 TGDI Hybrid Flex no Brasil

Nissan revela mais um teaser da nova Navara na Austrália, a Frontier para Oceania e Ásia

Lucid revela teaser de um novo SUV cupê para os próximos anos e firma parceria com a NVIDIA

Mercedes-Benz convoca recall de Classe C e GLA no Brasil por falha no teto solar panorâmico