Lightyear 0 se torna o carro mais aerodinâmico do mundo, com apenas 0,175Cx de coeficiente

Lightyear comemora que Lightyear 0 se torna o carro mais aerodinâmico do mundo, tendo um coeficiente aerodinâmico de 0,175Cx; sedã já está na linha de produção



A Lightyear confirmou que o Lightyear 0 se tornou o carro de produção mais aerodinâmico já produzido. O sedã movido com motor elétrico e que conta com painéis solares na parte superior da carroceria, se tornou o carro mais aerodinâmico já criado, com 0,175Cx de coeficiente. Vale lembrar que, quanto menor o coeficiente de arrasto, melhor o carro usará sua energia com eficiência, dando aos motoristas mais alcance e menos dependência de carregamento elétrico.

A confirmação veio depois de uma série de testes conduzidos em túneis de vento FKFS em Stuttgart, Alemanha, sob condições WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure). A marca confirma que, quanto menor é o coeficiente aerodinâmico, mais significa que o carro tem uma menor resistência do ar aumentando significativamente em velocidades de direção mais altas.

“Estamos extremamente orgulhosos dessa incrível conquista. Tivemos que partir de uma folha de papel em branco quando começamos a desenvolver nossa tecnologia e – com muita dedicação e trabalho duro – continuamos a ultrapassar os limites com cada marco como este...”, disse o Diretor de Tecnologia da Lightyear, Arjo van der Ham, em comunicado.

Visualmente, o sedã tem ares de fastback ao contar com um design bastante futurista. Na dianteira, o Lightyear 0 possui faróis afilados com três projetores em LED com luzes diurnas DRL, interligados por uma faixa prateada que traz o logotipo da marca ao centro. O para-choque possui uma pequena entrada de ar inferior e um friso prateado. Abaixo dos faróis estão os faróis de neblina.



O capô possui um desenho bem aerodinâmico e traz as primeiras placas solares. Visto de lateral, se percebe novamente o cuidado com sua aerodinâmica, percebida pela: falta de retrovisores, substituídos por câmeras no para-lama dianteiro, maçanetas embutidas, rodas com calotas e o eixo traseiro com metade da roda encoberta, como acontecia nos carros na década de 1950. O sedã ainda possui um balanço traseiro mais longo que vai ajudar na sua aerodinâmica.

De traseira, o 0 possui lanternas horizontais em LEDs que se conectam, o espaço para a placa na traseira e um acabamento em plástico preto que tem na parte inferior da carroceria, arco das caixas de rodas e no para-choque traseiro. Falando nele, ele possui refletores horizontais. No interior, o sedã conta com materiais leves e recicláveis, de origem natural como os bancos de camurça de microfibra e detalhes de palma de vime.

O carro ainda tem um painel com material texturizado e tem com túnel central bastante elevado e largo. O sedã possui um quadro de instrumentos digital, enquanto a central multimídia possui uma tela de 10,1 polegadas com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto. Com espaço para cinco adultos.



Fotos: Lightyear / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado