Peugeot estuda novamente a viabilidade de fazer a nova geração do 2008 na Argentina

Stellantis confirma o interesse em produzir a segunda geração do Peugeot 2008 em El Palomar e SUV compacto deve ser lançado na região em alguns meses



Parece que agora finalmente vai. A Stellantis confirmou que trabalha para produzir a segunda geração do Peugeot 2008 na Argentina. O grupo ítalo-franco-americano estaria trabalhando em estudos sobre a nova geração do modelo chegar na região com produção local, o que será essencial para fazer a Peugeot voltar a crescer na Argentina e no Brasil. A informação foi confirmada por Gabriel Cordo Miranda, Gerente de Peugeot, Citroën e DS na Argentina.

“Quando lançamos o 208 produzido em El Palomar, há dois anos, e nos perguntaram sobre a possibilidade de produzir também o novo 2008, dissemos que era um projeto que não estava nos planos e era verdade. Hoje, podemos dizer que é algo que não descartamos e estamos analizando. A decisão final ainda dependendo do estudo do projeto, o possível volume de produção e o retorno do investimento. Antes da criação da Stellantis, este projeto foi descartado e agora não está mais. Os projetos passam por diferentes níveis de maturidade que, em algum ponto, leva à questão de análise de investimento”, disse Miranda ao Motor1 Brasil.

Atualmente, o Peugeot 2008 é produzido em Porto Real (RJ) e ainda é a primeira geração do SUV, que saiu de cena em 2019 na Europa. Para produzir a nova geração na Argentina, Miranda confirmou que convenceu a matriz que o projeto seria viável e que precisaria apenas do investimento para fazer o SUV no pais vizinho. Além de abastecer a Argentina, o novo 2008 será amplamente exportado, especialmente para o Brasil.

"Entre as variáveis que temos que analisar estão os impostos internos, pois é um tributo que normalmente afeta modelos neste segmento", explica o executivo ao site. O primeiro passo será trazer a nova geração elétrica do 2008, que já está à venda no Brasil. Agora, a espera fica por conta das versões mais acessíveis, que virão com motor a combustão. Aqui, é cotado que ele seja equipada com motor 1.0 12v Turbo 200 Flex, que desenvolve 130/125cv de potência, com torque de 20,4kgfm. O motor é aliado a um câmbio automático CVT que simula 7 marchas.



Desenvolvido sobre a plataforma modular CMP, ele ganha um design bem próximo do que vimos no novo 208. Visualmente, o novo 2008 dá um salto em relação ao modelo que temos. A grade dianteira é grande e tem elementos na cor da carroceria que identifica que estamos diante de um 2008 elétrico. Os faróis Full LED são os mesmos do 208 Griffe, mas os dentes de sabre, vulgo as luzes diurnas DRL em LED, não são conectadas diretamente aos faróis.

O para-choque dianteiro possui uma entrada de ar com barras horizontais, tendo um acabamento prateado abaixo. Nas extremidades do para-choque dianteiro estão os acabamentos dos faróis de neblina, que se unem ao acabamento em plástico preto que está presente em toda a parte inferior da carroceria. O capô traz o nome 2008 e há dois frisos que chamam mais a atenção, emoldurando o nome 2008 do capô.

Nas laterais, o SUV compacto se destaca por contar com um novo desenho. Sai de cena aquele degrau criado a partir da coluna B no teto do 2008 de primeira geração e ganha um desenho que aproxima o novo 2008 do seu irmão 3008. Ele ainda pode contar com uma configuração de design com o teto pintado em preto, que dá um desenho interessante também, acompanhando o design dos vidros laterais. Os retrovisores são novos e o para-lama dianteiro possui um acabamento em preto brilhante.

Maior, o desenho das portas possui um desenho com frisos verticalmente inclinados e opostos nas portas dianteira e traseira. A parte inferior ainda tem um friso de acabamento cromado e o teto recebe rack de teto e um teto solar panorâmico. As rodas do novo 2008 são de 18 polegadas nesta versão elétrica. Na traseira, o SUV ganha lanternas com assinatura luminosa bem parecida com a do 208, formando por três garras verticais e que se interligam por um acabamento em black piano.



O mesmo acabamento é visto na lateral, que dá prosseguimento às linhas das janelas do SUV. A faixa preta da traseira ainda traz o nome Peugeot escrito por extenso. A tampa do porta-malas possui um desenho mais limpo e com alguns frisos verticais. Já o vidro traseiro tem um perfil mais inclinado, com um brake-light no aerofólio. Por fim, o para-choque traseiro tem um acabamento em plástico preto com um friso cromado e lanternas de neblina nas extremidades.

No interior ele traz a nova geração do i-Cockpit em seu interior, parecido com o do 208, que conta com uma tela digital no lugar do quadro de instrumentos analógico. Assim como na primeira geração, a central multimídia e o quadro de instrumentos permanecem em destaque. O i-Cockpit 3D traz um painel digital 3D com projeções que parecem se destaca da tela. As principais informações devem ser projetadas no Head-up Display e o condutor poderá escolher entre cinco modos diferentes de visualização, sendo dois deles totalmente personalizáveis.

Assim como na primeira geração, a central multimídia permanece em destaque, e conta com tamanho de 10,3 polegadas, com conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. A tela da central ainda traz navegação GPS 3D. O volante permanece pequeno e com base achatada, enquanto todo o painel é voltado para o motorista. As saídas de ar são horizontais, tanto nos extremos do painel como as saídas centrais. Falando nelas, abaixo destas existem uma série de botões chamados de toggles switches.



Fotos: Peugeot / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV