Porsche vai desenvolver um SUV elétrico de três fileiras de bancos, que chega até 2027

Um utilitário esportivo com três fileiras de bancos será desenvolvido pela Porsche e ficará acima de Cayenne e Cayenne Coupé, sendo lançado entre 2026 a 2027



A Porsche continua trabalhando um novo utilitário esportivo. Depois de perceber que o Cayenne salvou a marca alemã no início deste milênio, a mesma apresentou o Macan na última década. Agora, será a vez da chegada do terceiro SUV, que será o maior dos três. Conhecido internamente como Projeto K1, o modelo foi confirmado em 2021 por revendedores da Porsche nos Estados Unidos.

De acordo com informações do Automotive News, uma pessoa viu as primeiras renderizações do carro e confirmou que ele virá com um “novo estilo de veículo que é parte sedã, parte crossover”. Considerado excêntrico, o novo SUV terá um design “muito diferente do Porsche” com um “design traseiro plano; não é nada parecido com o Macan e o Cayenne.”, disse a fonte ao site. Espera-se que ele tenha um capô curto e uma boa relação entre os eixos.

É possível que estamos diante de um novo SUV cupê, que ficará acima do Cayenne Coupé. Mas como ele terá espaço para três fileiras de bancos, a terceira fileira pode ser prejudicada com o espaço para a cabeça. Informações da Porsche antecipam que o SUV virá com uma tecnologia do Mission R Concept, podendo ser a arquitetura elétrica de 920V que vai reduzir ainda mais o tempo e capacidade de recarregar.

“Estamos visando os segmentos de maior margem em particular e pretendemos explorar novas oportunidades de vendas; interpretação muito esportiva de um SUV”, disse o CEO da Porsche, Oliver Blume. De acordo com informações, o lançamento desse novo modelo acontece entre 2026 a 2027, sendo mais provável que seja mesmo em 2027, daqui quatro anos. Informações dão conta que ele será desenvolvido a partir de uma plataforma modular Premium Platform Electric (PPE) atualizada que vai permitir a arquitetura de 920V.



Ele ainda virá com tração nas quatro rodas e mira em automóveis como BMW iX e Mercedes-Benz EQS SUV. Segundo o site Autocar, ele será apresentado com motor elétrico síncrono, bateria de alto desempenho e tecnologia de carregamento rápido. Desenvolvido na sede da empresa em Zuffenhausen, ele vai focar em mercados como América do Norte e China. “Temos uma estratégia clara para impulsionar a eletrificação nos próximos anos, com o objetivo de entregar mais de 80% de veículos totalmente elétricos até 2030. É uma curva ascendente muito forte”, disse Blume recentemente.

Ainda mecanicamente, é esperado que o novo SUV tenha capacidades off-road e uma boa altura em relação ao solo. Em termos de tecnologia, ele virá com modos de condução que favorecem o off-road. O SUV ainda virá com direção nas quatro rodas controlada eletronicamente, com o eixo traseiro direcionável em até 5º, que vai aumentar a capacidade de condução do SUV. Na bateria, o SUV terá cerca de 100kWh e uma autonomia em torno dos 700km.

A novidade será produzida na fábrica de Leipzig, onde a Porsche vai produzir as novas gerações elétricas de Macan, Cayenne e Panamera. Na Europa, é provável que seu preço fique em torno dos 150 mil euros. Mais detalhes devem surgir dentro de alguns meses.



Projeções: Kolesa / reprodução

Foto: Porsche / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos