Zedu-1 é um elétrico ainda mais limpo que suga partículas emitidas pelo pneu e os freios

Zedu apresenta seu primeiro carro protótipo, o Zedu-1, que traz um motor elétrico e que traz mais sistemas que diminui ainda mais a poluição



A Zedu é uma nova marca que quer trazer um carro ainda mais tecnológico que não emite CO2. De acordo com informações, carros elétricos contam com uma pequena bateria já emitem um pouco de emissões por conta das rodas, mais precisamente, pelos freios. De acordo com a Zedu, o sistema de freios e os próprios pneus do carro desprendem partículas e o fino pó do sistema de freio, também são considerados poluição.

No entanto, isso não ocorre com o Zedu. Chamado de Zedu-1, o carro foi desenvolvido pela Agência Aeroespacial Alemã (DLR). O nascimento da Zedu vem da sigla Zero Emission Drive Unit e a marca foi criada em parceria com a HWA. O carro é equipado com um sistema que impede a propagação das partículas, tanto dos freios como dos pneus. Ele vem com um sistema de tanques instalados nos arcos de roda, que sugam toda essa sujeira.

Segundo a DLR, por ano, um carro emite cerca de 110.000 toneladas destas partículas. O desenvolvimento do carro vem com financiamento do Ministério da Economia, Emprego e Turismo do estado federado alemão de Baden-Württemberg. O carro ainda possui um investimento de pesquisa em 6 milhões de euros, que estuda soluções que podem ser usadas em carros de civis e também de empresas, por exemplo.

"Nossa prioridade é a saúde humana e um ambiente sem poluição. O projeto ZEDU-1 concentra-se em componentes que receberam pouca atenção até agora e cujas emissões estão sendo gradualmente regulamentadas pela Comissão da UE por meio de medidas legislativas - especificamente pneus e freios. Com o protótipo ZEDU-1 apresentado hoje, estamos demonstrando soluções que nos permitirão estar o mais próximo possível de emissões zero na estrada no futuro. Nosso conceito é altamente eficiente, extremamente compacto, adequado para uso diário e versátil. É podem ser transferidos diretamente para futuros carros de passageiros e veículos comerciais", disse Tjark Siefkes, Professor e Diretor do Instituto de Veículos Conceituais da DRL.

O Zedu-1 é baseado no MPM Erelis, um sedã de uma startup francesa que usava motor 1.2 PureTech de 130cv e que vinha com peso de 1.225kg. A empresa faliu em 2022 depois de não conseguir fazer com que seu projeto fosse bem sucedido. O sedã possui 4,683 metros de comprimento, 2,750 metros entre os eixos, 1,824 metro de largura e 1,388 metro de altura. Para a Zedu, o carro se transformou em um protótipo elétrico.




Fotos: Zedu / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok