Novo Porsche Macan terá cerca de 611cv em sua versão mais potente e estreia em 2024

Porsche Macan de segunda geração terá versão esportiva com 611cv de potência, sendo a versão mais forte da nova geração do menor SUV da marca



A Porsche segue o desenvolvimento da segunda geração do Macan, que será um modelo puramente elétrico. O SUV virá com uma mecânica de motor duplo e com uma bateria de 100kWh, que vai oferecer uma autonomia acima de 600km. Desenvolvido sobre uma plataforma Premium Platform Electric (PPE), a nova geração do Macan vai oferecer uma tração AWD com um motor elétrico responsável por cada eixo.

Essa versão mais esportiva do Macan será uma evolução em relação ao conjunto que vimos no Taycan, vindo com um arranjo de ímã duplo em V e semicondutor de carboneto de silício, que vão aumentar a densidade de potência do motor elétrico. O motor elétrico dianteiro ainda vai poder ser desligado, o que aumentará a autonomia do SUV. Essa versão do Macan desenvolverá 611cv e 107,1kgfm, sendo basicamente uma evolução do motor do Taycan Turbo S.

De série, o SUV ainda poderá ser equipado com um diferencial de travamento eletrônico no eixo traseiro, vindo com uma bateria de 100kWh em uma plataforma de 800V de arquitetura eletrônica. Isso permitirá que ele possa ser recarregado em estações de até 270kW e ele ainda poderá ser carregado com uma arquitetura de 400V, podendo ser recarregado em duas estações, uma vez que a bateria pode ser dividida em dois pacotes de 400V, que dão os 800V totais.



De acordo com Domink Hartmann, Gerente de Desenvolvimento do Chassi do Macan, disse ao Autocar que ele terá uma distribuição de peso de 48% na dianteira e 52% na traseira. Ele ainda receberá amortecedores de duas válvulas da Porsche, que aumentam o conforto ao dirigir e permite um ajuste independente por meio do Porsche Active Suspension Management (PASM). A suspensão ainda será reduzida em determinadas velocidades para melhorar o perfil aerodinâmico do carro e reduz o consumo de energia.

A Porsche também confirma que a nova geração do Macan terá 15% a mais de ângulo de direção, o que vai diminuir seu diâmetro de giro. O eixo traseiro será direcionável em até 5º em velocidades de até 80km/h. Há ainda um diferencial de bloqueio eletrônico no eixo traseiro, melhorando a capacidade de vetorização de torque. Vindo com uma bateria de íons de lítio de 100kWh, o SUV deve oferecer uma bateria mais simples, possivelmente de 93kWh que vai trazer uma autonomia de estimados 505km.

A Porsche destacou que as baterias são de doze módulos com células prismáticas e que contam com uma proporção de mistura de níquel, cobalto e manganês é de 8:1:1, e a bateria atinge uma maior densidade de energia. Com bateria de 800V, o Macan vai poder ser carregado em estações de até 270kW e recuperar de 5% a 80% em apenas 25 minutos.



Fotos: Porsche / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos

Audi A4 e A4 Avant vão ser rebatizados para A5 e A5 Avant; estreia acontece neste ano