Tesla está próxima de anunciar uma fábrica no México, em Monterrey, estado de Nuevo León

Tesla namora a ideia de uma fábrica no México e Presidente do país, Andrés Manuel Lopez Obrador, confirma unidade em Monterrey, em Nuevo León



A Tesla já namorava uma fábrica no México há algum tempo. Com uma unidade no país, a Tesla abriria um novo mercado: o da América Latina. Isso porque a produção no país faria com que a empresa pudesse enviar os carros para todos os mercados da América Central e América do Sul. E isso seria muito bom para nosso mercado, por exemplo, que ainda não tem uma representação oficial da marca. Mas nos últimos meses essa proximidade da Tesla com o México foi esquentando.

Tudo começou ainda no ano passado. Em outubro do ano passado, Elon Musk visitou o México com interesse em instalar mais uma fábrica de automóveis no país, sendo uma nova fábrica de elétricos. Isso porque a GM e Ford já confirmou a produção e já produzem de elétricos por lá. Os rumores começaram porque Musk não viajou sozinho e sim com outros executivos do alto escalão da marca. A informação foi confirmada pelo jornal local, o Milenio.

Na época, Musk tinha visitado o estado de Nuebo Léon. Junto do CEO estavam executivos como o Diretor de Desenvolvimento de Negócios, Rohan Patel, o Gerente de Mercado da Tesla México, Eduardo Grandio e Ken Salazar, Embaixador dos Estados Unidos no México. Samuel Garcia, Governador do Estado de Nuevo León, também estava presente, assim como outros membros do governo mexicano: Ivan Rivas, Secretário de Economia, juntamente com Francisco Roja, Secretário de Trabalho.



A Tesla estaria de olho em uma unidade próximo de La Huasteca, em Santa Catarina. Em dezembro, novos rumores surgiram, como destacou o CarScoops. Já a Agência Reuters teria dito que o local teria mudado. Seria em Monterrey, onde Musk estaria ajustando os “detalhes finais” para a fábrica. Alguns dias depois, foi dito que poderia ser na Cidade do México, próximo ao Aeroporto. A informação foi confirmada para a Agência Reuters, onde Jesus Ramirez, Porta-Voz presidencial do México.

Es escolha recairia sobre um parque industrial que tem ali. “A Tesla está pensando em investir nessa área para aproveitar a AIFA. A Tesla vai investir lá… numa fábrica de montagem, para exportar diretamente por via aérea.”, disse Ramirez. AIFA é o nome do Aeroporto Internacional Felipe Angeles (AIFA). No entanto, ontem, a Tesla parecia ter se decidido onde vai erguer sua fábrica. Será em Monterrey. E quem dedurou a informação? O próprio Presidente do México, Andrés Manuel Lopez Obrador.

Lopez chegou a ficar preocupado com a falta de água com a estiagem que vem afetando a região de Monterey e que poderia bloquear uma unidade na região. Em ligação com Musk, Lopez sinalizou que poderia erguer a fábrica na Cidade do México, que também era uma das cotadas. “Ele foi muito receptivo, entendendo nossas preocupações e aceitando nossas propostas”, disse AMLO em um comunicado. “Quero agradecer ao Sr. Elon Musk por ser muito respeitoso, atencioso e compreender a importância de abordar o problema da escassez de água.”, disse Lopez para a Agência Bloomberg.



Fotos: Tesla / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Audi A4 e A4 Avant vão ser rebatizados para A5 e A5 Avant; estreia acontece neste ano

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos