Exeed confirma sua chegada ao mercado brasileiro em 2023; CAOA exige representação

Exeed diz que chegaria sem representação ao mercado brasileiro, mas CAOA exige representação por ser uma marca pertencente ao Chery Group



A Exeed confirmou que chega ao Brasil ainda neste ano de 2023, depois de estudar muito o nosso mercado. A marca nascida a partir da Chery quer atuar num degrau ‘premium de entrada’, ficando acima dos carros da Chery no Brasil. O que é mais estranho até o momento é sobre como a Exeed chegará ao nosso mercado. A marca disse que na China que chega sem representação da CAOA e a CAOA afirma que a marca só pode se instalar em nosso mercado com o grupo.

A informação começou a circular em dezembro do ano passado, quando a revista Autoesporte confirmou que a Exeed chegaria de maneira independente – nas palavras da própria empresa. Para a revista, a empresa disse na época que sua meta é “entrar no mercado brasileiro em 2023, e que atualmente está fazendo algumas pesquisas de mercado e outros trabalhos preparatórios para melhor atender às necessidades de mercado dos consumidores locais”.

Ao mesmo tempo, a Exeed confirmou que está “verificando a possibilidade de operar de forma independente” e que buscaria um “parceiro forte”. Com isso, é possível entender que a Exeed estaria de olho em entrar sem a CAOA, mas que ainda não tinha certeza se isso seria possível. Corta para este mês. A CAOA veio a público falar pela primeira vez sobre a marca premium e disse que a nova empresa só vai colocar suas quatro rodas em território brasileiro com eles.

"Da mesma forma como a CAOA já opera com os veículos Caoa Chery, todas essas demais marcas só poderão ser produzidas/importadas e comercializadas exclusivamente pela CAOA aqui no Brasil", disse a empresa em comunicado oficial. Com isso, reforça que a empresa pode ser lançada como Caoa Exeed ou apenas Exeed. Em outros mercados, a empresa atua como Chery Exeed, mas seria um nome que não vai desassociar as duas empresas. Ainda mais que a Exeed quer status premium. É como a Audi ser chamada de Volkswagen Audi ou a Lexus de Toyota Lexus.

A Hyundai e a Subaru, também gerenciada pela CAOA (a Hyundai apenas em sua linha de importados), não trazem o nome CAOA consigo. Até o momento, é sabido que a Exeed atuará apenas com veículos eletrificados no Brasil, híbridos e elétricos. Se a marca vier com a CAOA, explica o fato do executivo da marca falar sobre produção nacional, podendo usar a fábrica de Anápolis (GO) para fazer o LX ou o Yaoguang (globalmente conhecido como RX, mas que aqui terá que ganhar um novo batismo por conta do SUV da Lexus).

Segundo Lilian Xiong, Vice-Presidente da Exeed Internacional, em entrevista ao Motor Show, confirmou que a marca pode chegar ao nosso país independentemente da Chery. “Em relação à operação para o mercado brasileiro, é possível cooperar com qualquer parceiro forte ou operar de forma independente. Nossos produtos entrarão no mercado brasileiro na forma de CBU (carro completamente montado) em estágio inicial. No futuro, avaliaremos a possibilidade da produção local e investimentos”, disse a executiva para a revista.



Fotos: Exeed / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV