Qoros caminha para extinção e vê seu maquinário ser liquidado na China por dívidas

Cotada ao Brasil há alguns anos, Qoros está oficialmente morta pela Chery Group, depois de menos de uma década de atividades



A Chery Group confirmou que a Qoros virou história. A marca chinesa criada para o mercado internacional não obteve o sucesso esperado depois de quase dez anos de atuação. Criada em 2007 e apresentada em 2013 como uma marca global, que poderia ser vendida até mesmo na Europa (o que, de fato, aconteceu). A marca, inclusive, teve boa parte do seu desenvolvimento na própria Europa, com os primeiros carros da marca nascendo em centros de desenvolvimento na Alemanha.

Todo o desenvolvimento da linha Qoros 3 resultou na chegada na Europa em 2014, quando a marca chinesa teve 51 unidades vendidas. Em todo o mundo, a Qoros tinha vendido 7.000 unidades globalmente naquele mesmo ano, tendo um prejuízo de 305 milhões de euros na época. Naquele ano, a marca vendia Qoros 3 Hatch, Qoros 3 City (a versão aventureira do hatch médio) e o Qoros 3 Sedan (que era um sedã de porte médio).

A marca apresentou seu primeiro utilitário esportivo em 2015, com o Qoros 5, vendido até meados de 2019. Neste mesmo ano de 2015, a Qoros desistiu de vender carros na Europa e focou na China, a fim de crescer primeiro por lá e, se conseguisse, retornaria mais forte ao Velho Continente. Em 2016, a empresa apresentou na China o Qoros 3 GT, uma versão aventureira do Qoros 3 Sedan, aos moldes do City, do hatch.

Como uma última tentativa, a Qoros matou o Qoros 5 e apresentou o Qoros 7 em 2020, como um novo SUV médio. O carro ainda deve contar com um pequeno dispositivo de Inteligência Artificial (IA). O carro ainda pode receber atualização remota OTA e traz vários assistentes de condução. O Qoros7 é equipado com um motor 1.6 Turbo que desenvolve 204cv e 27,9kgfm, acoplado a um câmbio automático DCT de dupla embreagem de 7 marchas e tração total, além de um motor 1.8 Turbo de 231cv e 30,5kgfm com a mesma configuração de câmbio e tração.

Mesmo assim, não foi adiante e a marca começou s sucumbir em 2021, quando o mesmo Qoros 7 deixou de ser produzido. A partir dali era um prenúncio do fim. Apesar do fracasso comercial como marca, a Qoros chegou a fazer importantes alianças no mercado, como a parceria que fez com a Koenigsegg, em 2016. O objetivo das duas empresas é acelerar o desenvolvimento do motor livre de comando de válvulas, o chamado PHEA, cujo motor na Qoros foi batizado de 'Qamfree'.



O motor apresentado no evento dispensa o comando de válvulas tradicional e em seu lugar utiliza um complexo sistema descrito como PHEA ou algo como 'Atuador Eletrohidropneumático'. A última novidade apresentada oficialmente pela Qoros foi em 2020, com o Milestone Concept. O modelo era um sedã conceitual com 5 metros de comprimento e dois metros de largura, tendo 1,40 metro de altura. Querendo ou não, ele era uma prévia do futuro da marca.

A Qoros até chegou a desenvolver uma possível versão de produção do sedã, que seria batizado de Qoros 6 (foto abaixo). O modelo foi apresentado pelo Grupo Baoneng (que passou a ser 50% dono da empresa, enquanto o restante pertencia ainda à Chery Group), que seria vendido com motores elétricos e a gasolina. Com motor a gasolina, ele teria motor 1.5 Turbo de 177cv e 26,5kgfm, acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem DCT de 6 marchas. O EV teria um motor elétrico de 204cv e oferecia uma autonomia de 450km e bateria de 52kWh, o que poderia indicar um processo de eletrificação ainda inicial na Qoros.

Isso aconteceu no início de 2022. No entanto, no mesmo ano, o Grupo Baoneng entrou em concordata e teve seus ativos liquidados. Para pagar as dívidas, em cerca de 123 milhões, a Baoneng vendeu a fábrica de Wuhu, na sede da Chery, em Anhui. Entre meados de 2014 a 2016, a Qoros foi cotada ao Brasil. Em um evento em São Paulo foi anunciado na época que a marca estaria muito próxima de chegar ao mercado brasileiro.

Segundo Luiz Cury, Presidente da Chery do Brasil em 2016, disse que a Qoros desembarcaria no Brasil "muito em breve. Num primeiro momento será importado", mas depois poderá ser fabricado no Brasil, à exemplo de Audi, BMW e Mercedes-Benz, que já contam com fabricas operando no país. Ao que tudo indica, os planos indicavam uma produção em Jacareí (SP), antes da Chery vender 50% da operação brasileira para a CAOA, o que aconteceria no ano seguinte. 



Fotos: Qoros / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Stellantis pode deixar de produzir no Reino Unido por conta de acordos comerciais do Brexit