Hyundai cria um Creta elétrico para meados de 2025, na terceira geração do SUV compacto

Terceira geração do Hyundai Creta terá uma versão puramente elétrica entre as opções mecânicas; modelo já roda em testes na Índia, com geração atual



A Hyundai já parece estar desenvolvendo uma nova geração do Creta, secretamente. O SUV compacto começou a rodar em testes com mulas da atual geração. E a novidade é que a terceira geração do SUV compacto virá com uma opção de motor elétrico, inédito para o modelo. Essa versão, inclusive, é prevista para ser apresentada em meados de 2025 e já está em testes na Índia, onde ele pode acabar estreando.

De acordo com informações do Autocar Índia, o modelo é conhecido internamente como ‘SU2i EV’ e a nova geração do Creta estreia em meados de 2024, em suas versões a combustão. Para início de 2025 ficará a estreia do modelo elétrico. Estima-se que 20.000 a 25.000 unidades do modelo elétrico podem ser produzidas ao ano, atendendo principalmente ao mercado indiano. Esse movimento acontece depois das suas rivais, Suzuki e Toyota, já estarem criando novos SUVs com motor elétrico.

A estimativa é que, globalmente, o Creta EV seja mais acessível que o Kona EV, por exemplo. Os testes com o elétrico já começaram e ele roda com mula de testes do Creta atual, como mostram as imagens do RushLane. O SUV parece uma versão tradicional do Creta, mas a parte inferior da carroceria parece estar com uma estrutura aparente que parece a plataforma que abriga a bateria. Isso porque ele deve trazer a plataforma atualizada do Creta atual, em favor da E-GMP, o que vai permitir que o Creta elétrico não tenha muita autonomia.

O SUV compacto pode receber a mesma mecânica do Kona elétrico. Em sua recém apresentada segunda geração, o Kona tem bateria de 48,4kWh, com um motor de 156cv e 26,0kgfm de torque, na versão Standard. O Long Range tem motor de 218cv e 26,0kgfm, com uma bateria de 65,4kWh, que oferece autonomia de 490km. Na Índia, é possível que ele seja apresentado com a primeira opção, de 156cv e 26,0kgfm, com bateria de 48,4kWh. Esse modelo pode oferecer uma autonomia em cerca de 400km.

A Hyundai deve usar a bateria de polímero de íons de lítio, que pode trazer algumas atualizações com otimizações aerodinâmicas que vão fazer com que o Creta elétrico tenha uma autonomia maior. O SUV compacto ainda terá versões a combustão e tudo indica que a Hyundai mate o motor diesel e pode manter o 1.5 16v aspirado a gasolina que desenvolve 115cv de potência. Outra novidade será o 1.5 TGDI, que vai substituir o 1.4 TGDI e o 2.0 16v. O novo motor desenvolve 160cv de potência, que vai trazer um sistema híbrido-leve de 48V (MHEV). A produção dessa versão elétrica acontecerá em Chennai, na Índia. 




Fotos: RushLane / reprodução | Hyundai / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV