Volkswagen comemora marca de 40 milhões de carros construídos com a plataforma MQB

VAG chega a marca de 40 milhões de unidades vendidas com a plataforma modular MQB; até 2030, plataforma deve chegar a 80 milhões de unidades



A Volkswagen AG (VAG) chegou a marca de 40.000.000 de unidades com a plataforma modular MQB e todas as suas variações, desde a MQB, MQB-EVO, MQB-A0 e a MQB-A0-IN, chegaram a tal marca em 11 anos. Atualmente presente em cerca de 70 modelos e em sete marcas diferentes, a VAG estreou essa plataforma para substituir várias outras plataformas e concentrar todos seus produtos em uma base modular apenas, o que trouxe uma economia de escala.

A plataforma matou as bases PQ25, PQ35 e PQ46 e MQB vem de ‘Modularer Querbaukasten’ (em português, vem de Matriz Transversal Modular). Quando se fala em modular, a MQB é usada desde o Polo até o Atlas, ou seja, vai de 4 a mais de 5 metros de comprimento. “A ideia do MQB foi genial. Ele criou todo o pensamento de plataforma no setor e realmente nos impulsionou em torno da lucratividade em todos os setores.”, diz o atual chefe da VW, Thomas Schäfer. A plataforma estreou com a sétima geração do Golf, que foi um dos propulsores da plataforma.

“A arquitetura de um veículo consiste em conjuntos básicos de componentes, e uma plataforma é uma combinação específica desses componentes. A arquitetura MQB é dividida em sete plataformas, dependendo do tamanho do veículo e da faixa de preço. Por causa dessa natureza onipresente, o MQB tornou-se muito bem-sucedido. Não apenas porque foi a arquitetura mais vendida do mundo até 2020, mas também por causa das centenas de milhões de dólares em economia de custos graças à consolidação de peças.”, destacou Sam Fiorani, Vice-Presidente de Previsão Global de Veículos da Auto Forecast Solutions (AFS), ao Autocar.

“Tivemos um tremendo sucesso com isso, porque você pode trocar os veículos entre as fábricas e realmente iniciar [a produção de um novo modelo] bem e em maior escala. Com todas as marcas passando por isso, foi um verdadeiro modelo de sucesso.”, adicionou Schäfer. Atualmente, a plataforma está presente em marcas como Audi, Cupra, Ford (sim, em parceria com a Volkswagen), Seat, Skoda, Jetta (marca chinesa de baixo custo da VW) e Volkswagen. A mesma plataforma ainda chegou em várias fábricas da África, Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul.

Em 2019, a VAG chegou a um pico de 7 milhões de carros com essa plataforma, sendo o recorde de produção. Em 2022, estabilizou em 5,5 milhões de unidades, o que ainda assim é um valor bastante elevado. A MEB ainda criou outras variações como a MSB e a MLB e serviu de aprendizado para a Volkswagen ao desenvolver plataformas específicas para elétricos, com a MEB, J1 e PPE. A MQB ainda inspirou, de certa forma, a concorrência, tanto com modelos a combustão como também com elétricos. Hoje, a Toyota tem a TNGA e a Renault-Nissan-Mitsubishi tem a CMF, por exemplo. Com as 40 milhões de unidades atingidas em 2023, a estimativa é chegar a 80 milhões de unidades até 2030.



Fotos: Volkswagen / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Jeep desenvolve a chegada de Compass e Commander Blackhawk, com 272cv, até maio

Curiosidades: por que o disco de freio parece com ferrugem mesmo sendo novo?

Rivian revela um novo teaser do R2, que tem mais detalhes revelados antes da sua estreia

Antigo Saloon Tech Mecha Dragon agora é um sedã da Sar, de acordo com imagens teaser

Fiat revela novo teaser da Titano; picape média ganha site e confirma estreia para 14 de março