Volkswagen comemora marca de 40 milhões de carros construídos com a plataforma MQB

VAG chega a marca de 40 milhões de unidades vendidas com a plataforma modular MQB; até 2030, plataforma deve chegar a 80 milhões de unidades



A Volkswagen AG (VAG) chegou a marca de 40.000.000 de unidades com a plataforma modular MQB e todas as suas variações, desde a MQB, MQB-EVO, MQB-A0 e a MQB-A0-IN, chegaram a tal marca em 11 anos. Atualmente presente em cerca de 70 modelos e em sete marcas diferentes, a VAG estreou essa plataforma para substituir várias outras plataformas e concentrar todos seus produtos em uma base modular apenas, o que trouxe uma economia de escala.

A plataforma matou as bases PQ25, PQ35 e PQ46 e MQB vem de ‘Modularer Querbaukasten’ (em português, vem de Matriz Transversal Modular). Quando se fala em modular, a MQB é usada desde o Polo até o Atlas, ou seja, vai de 4 a mais de 5 metros de comprimento. “A ideia do MQB foi genial. Ele criou todo o pensamento de plataforma no setor e realmente nos impulsionou em torno da lucratividade em todos os setores.”, diz o atual chefe da VW, Thomas Schäfer. A plataforma estreou com a sétima geração do Golf, que foi um dos propulsores da plataforma.

“A arquitetura de um veículo consiste em conjuntos básicos de componentes, e uma plataforma é uma combinação específica desses componentes. A arquitetura MQB é dividida em sete plataformas, dependendo do tamanho do veículo e da faixa de preço. Por causa dessa natureza onipresente, o MQB tornou-se muito bem-sucedido. Não apenas porque foi a arquitetura mais vendida do mundo até 2020, mas também por causa das centenas de milhões de dólares em economia de custos graças à consolidação de peças.”, destacou Sam Fiorani, Vice-Presidente de Previsão Global de Veículos da Auto Forecast Solutions (AFS), ao Autocar.

“Tivemos um tremendo sucesso com isso, porque você pode trocar os veículos entre as fábricas e realmente iniciar [a produção de um novo modelo] bem e em maior escala. Com todas as marcas passando por isso, foi um verdadeiro modelo de sucesso.”, adicionou Schäfer. Atualmente, a plataforma está presente em marcas como Audi, Cupra, Ford (sim, em parceria com a Volkswagen), Seat, Skoda, Jetta (marca chinesa de baixo custo da VW) e Volkswagen. A mesma plataforma ainda chegou em várias fábricas da África, Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul.

Em 2019, a VAG chegou a um pico de 7 milhões de carros com essa plataforma, sendo o recorde de produção. Em 2022, estabilizou em 5,5 milhões de unidades, o que ainda assim é um valor bastante elevado. A MEB ainda criou outras variações como a MSB e a MLB e serviu de aprendizado para a Volkswagen ao desenvolver plataformas específicas para elétricos, com a MEB, J1 e PPE. A MQB ainda inspirou, de certa forma, a concorrência, tanto com modelos a combustão como também com elétricos. Hoje, a Toyota tem a TNGA e a Renault-Nissan-Mitsubishi tem a CMF, por exemplo. Com as 40 milhões de unidades atingidas em 2023, a estimativa é chegar a 80 milhões de unidades até 2030.



Fotos: Volkswagen / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok