Surgem informações do nosso Toyota Yaris híbrido, que está em desenvolvimento na Ásia

Surgem novas informações sobre o novo conjunto híbrido que a Toyota está desenvolvendo na Ásia para compactos, que vão surgir com nova geração do Yaris



A Toyota já está desenvolvendo um novo motor híbrido mais compacto que o 1.8 16v Hybrid Flex usado hoje para Corolla e Corolla Cross. Esse novo conjunto deve ser diferente do Yaris europeu, que traz um motor 1.5 Hybrid desenvolve 91cv de potência com o motor a combustão e 12,2kgfm de torque, junto de um elétrico de 80cv e 14,4kgfm, que juntos entregam 116cv. O consumo é de 26,3km/l, no ciclo WLTP. Os rumores indicavam um outro caminho.

De acordo com as primeiras informações, esse conjunto poderia ser formado pelo novo motor 1.5 12v Flex e que vai permitir que venha com uma opção de motor híbrido, que estreia na Ásia em meados de 2023, junto de um câmbio e-CVT. Esse motor vai desenvolver cerca de 120cv, em média. Basicamente, os rumores apontavam para um caminho similar ao da Europa, mas de acordo com informações da Ásia, do site HeadLight Mag, os rumos serão diferentes. Chamado de e-Smart Hybrid, o conjunto será, de fato, formado por um 1.5 16v a gasolina.

Só que esse motor não vai mover o carro. O motor terá a função de fornecer energia para as baterias e o motor elétrico vai mover o carro. O sistema então deve ser semelhante com um e-Power, da Nissan, que é um carro híbrido com extensor de autonomia. O sistema também é parecido com o e:HEV da Honda. A diferença é que os híbridos da Toyota virão com uma pequena bateria no assoalho que vai enviar a energia para mover os motores elétricos. A bateria não deve ser a mesma de um elétrico puro. Em modelos da Honda, por exemplo, a bateria é de íons de lítio de 0.734kWh.

Em desenvolvimento pela Daihatsu, o novo motor estreia ainda neste ano na Ásia. Aqui, ele já foi confirmado para chegar junto com o Yaris Cross emergente e a nova geração do Yaris. O SUV compacto deve surgir em 2024 no nosso mercado e o sedã pode aparecer em meados de 2025, ambos com produção em Sorocaba (SP). A confirmação foi realizada recentemente pelo Governo de São Paulo, que destaca que a japonesa vai produzir um novo híbrido na unidade de Sorocaba (SP).

De acordo com o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que esteve no encontro de Gill Pratt, CEO da Toyota Research Institute durante o Fórum Econômico Mundial em Davos (Suíça), confirmou alguns detalhes. A marca ainda espera por uma nova proposta de reforma tributária no estado, onde a Toyota possui três fábricas. E a marca parece estar interessada em fazer investimentos em sua três fábricas, em especial em Sorocaba, onde fará um novo híbrido. A marca vai passar a produzir compactos com a nova plataforma modular DNGA.



Fotos: Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV