CAOA reafirma volta da produção em Jacareí (SP) para 2025, com modelos híbridos e elétricos

CAOA confirma que fábrica de Jacareí (SP) retoma a produção novamente a partir de 2025; unidade retorna fazendo novos modelos híbridos da Chery



A fábrica de Jacareí (SP), da Chery, funcionou por oito anos no Brasil, entre 2014 a 2022, com uma capacidade de produção de 150.000 unidades ao ano. Em toda sua vida, a fábrica sequer alcançou ¼ da capacidade e nos últimos era a responsável por produzir o trio Tiggo 2, Tiggo 3X, Arrizo 5 e Arrizo 6. Nos últimos meses, já estava fazendo apenas Tiggo 3X e Arrizo 6. A unidade fechou suas portas em 2022, com o fim da produção da dupla.

Com isso, o Tiggo 3X saiu de cena depois de 11 meses de mercado e o Arrizo 6 passou a ser importado. Os planos era de que a unidade retornasse apenas em 2025, fazendo novos produtos híbridos. E isso, ao que parece, se manteve. A informação foi confirmada por Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, CEO do Grupo CAOA, filho do falecido Carlos Alberto de Oliveira Andrade. O jovem de 23 anos terá a missão de levar a marca para a eletrificação em nosso mercado, além da retomada da unidade.

Além disso, ele já guiou a Hyundai com seus cinco produtos para nosso mercado: Ioniq, Kona HEV, Kona EV, HR 4x4 e novo Tucson. Em entrevista ao Estadão, CAOA Filho comentou sobre a unidade da Chery em Jacareí e confirmou que os planos para a unidade estão mantidos. “O Brasil caminha para a eletrificação, não necessariamente com modelos 100% elétricos, que também vão chegar, mas mais para frente. Não mudamos nada em nossos planos e a fábrica de Jacareí voltará a funcionar em 2025″, destaca.

Segundo o Estadão, o novo CEO do grupo ainda estaria em viagem para a China onde ele iria conversar com a Chery justamente sobre o desenvolvimento dessa nova linha de produtos que serão feitos aqui em dois anos. A unidade de Jacareí começa a ser remodelada para a produção de modelos eletrificados, especialmente carros híbridos e elétricos. Além de confirmar a transição tecnológica da Caoa Chery, o grupo visa a competitividade no âmbito nacional e internacional – seguindo um dos maiores movimentos tecnológicos da indústria automotiva mundial com forte foco no mercado brasileiro e que, com a retomada de Jacareí, vai conversar para exportar a sua produção para mercados vizinhos.

A adaptação da unidade de Jacareí terá como parâmetro os processos produtivos já adotados na fábrica da Caoa Montadora, localizada em Anápolis (GO). Por lá, a unidade se destaca pelos processos produtivos flexíveis desenvolvidos pela Caoa, para permitir a fabricação de vários modelos na mesma operação industrial. Ainda não se tem informações desses novos produtos que serão feitos na unidade. 



Fotos: Chery / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos

Audi A4 e A4 Avant vão ser rebatizados para A5 e A5 Avant; estreia acontece neste ano