Kia apresenta o EV5 Concept como um novo SUV médio e elétrico próximo da produção
Kia apresenta o EV5 Concept, que antecipa como será o seu novo utilitário esportivo elétrico, que será menor que EV6 e EV9; versão de produção surge em breve
A Kia apresentou um novo conceito puramente elétrico que
antecipa os novos modelos da linha ‘EV’, que atualmente já conta com o EV6 e em
breve surge com o EV9. O SUV surge como um modelo de porte médio. O modelo
segue um design que já foi antecipado pelo EV9 Concept, sendo um utilitário
esportivo com linhas mais quadradas, que faz parte da nova filosofia de design
da marca sul-coreana.
“O Kia EV5 Concept inspira-se no contraste e na
complementaridade das paisagens naturais e da arquitetura feita pelo homem. Criado
para aqueles que buscam novas ideias criativas, o SUV reúne uma linguagem de
forma emocional com uma arquitetura interior inovadora e focada no usuário.”, disse
Karim Habib, responsável pelo Global Design Center da Kia. Ainda com a
filosofia de design batizada de Opposites United, as linhas do EV5 Concept se
destacam por ser bem futurista. Na dianteira, destaque para o Tiger Nose,
chamado agora de Digital Tiger Face.
Ele possui faróis horizontais, sendo com finas faixas em LED que conectam entre si e que estão dentro de um acabamento em preto brilhante, de pequenas barras verticais. Esses faróis se estendem até invadir um pouco da lateral do SUV, além de ganhar um prolongamento vertical que chega a um triângulo com um friso cromado e o acabamento em preto brilhante com as barras verticais, com tecnologia de iluminação exclusiva Star Map da Kia. O SUV ainda possui uma dianteira limpa, com vincos que são mais definidos. O para-choque dianteiro ainda possui uma entrada de ar inferior trapezoidal, com grelha em preto brilhante.
O contorno tem um acabamento prateado e ambos estão dentro de um acabamento presente em toda a parte inferior da carroceria, em plástico preto. O capô possui vincos com ombros mais altos nas extremidades da peça, sendo a parte central um pouco mais baixa, enquanto o logotipo da Kia aparece também no capô. De perfil, o EV5 lembra bastante o EV9, principalmente pelo desenho dos vidros com linhas bem retas. Os vidros ainda trazem uma janela vigia de tamanho considerável, que se conecta a um acabamento em preto brilhante e liga ao vidro traseiro.
O SUV conceitual ainda apresenta vincos bem definidos, sendo um que nasce nos faróis e chega até a porta dianteira e outro que nasce, na mesma altura, na porta traseira e chega até a parte superior das lanternas, onde ele sobe. Por fim, a parte inferior das portas possui uma área bem marcada, junto a um acabamento em plástico preto. Aliás, esse acabamento fica bem marcado pelas caixas de rodas, com um desenho irregular do acabamento. A parte superior é mais baixa e nas diagonais ele é maior.
O SUV não apresenta maçanetas (que no conceito podem ter sido substituídas pro botões) e os retrovisores são bem compactos, com repetidores de setas. Por fim, há um rack de teto prateado e as rodas tem 21 polegadas, com rodas de acabamento diamantado e de desenho triangular, com o logo da marca ao centro. Como um bom conceito, ele possui portas suicidas, com as portas traseiras abrindo de maneira inversa. Partindo para a traseira, as lanternas também tem linhas bem diferentes do que se é visto hoje, apostando alto em elementos até futuristas – lembrando que esse é um conceito que está a um passo de um carro de produção. As lanternas tem um desenho em ‘L’, sendo uma parte superior que quase se conecta.
Entre elas, existe apenas um acabamento em preto brilhante, enquanto o SUV ainda possui a maior parte das lanternas nas extremidades, com um desenho mais vertical e que na parte inferior também se parece mais triangular. A tampa do porta-malas é bem larga, trazendo o logotipo da Kia ao centro e tem apenas um vinco horizontal que conecta a parte inferior das lanternas. Há ainda um vidro traseiro levemente inclinado e um aerofólio traseiro. O para-choque possui, em sua grande área, um acabamento em plástico preto com o espaço para a placa logo abaixo da tampa.
Ele ainda possui um colchete prateado e deitado, que define o desenho dos difusores traseiros. Internamente, o EV5 ainda possui um painel de linhas bem minimalistas, com destaque para uma tela única para o quadro de instrumentos e a central multimídia, que ficam lado a lado. Ele ainda tem volante octogonal, com base superior e inferior achatada e que traz o nome da Kia estilizado e mais ao lado direito. O painel possui alguns controles táteis abaixo da central multimídia, ao centro do painel. Por dentro, a Kia usa uma série de componentes ecológicos e reciclados, com cores selecionadas para trazer tranquilidade e requinte.
A marca destaca a composição dos bancos oriundos de materiais reciclados como garrafas PET e extrato de algas marinhas. Esse mesmo acabamento ainda é visto nos painéis de portas, painel e forro de teto. Ao abrir as portas suicidas, o EV5 ainda gira os bancos para fora. O interior ainda é bem iluminado graças a um enorme teto solar panorâmico. Ainda no interior, a Kia projetou uma terceira fileira de bancos que está em posição contrária às duas primeiras filas. Voltada para trás, os bancos da terceira fila podem ser rebatidos facilmente e se camuflam no assoalho da tampa do porta-malas. Uma versão de produção surge em alguns meses.
Fotos: Kia / divulgação
Comentários
Postar um comentário