Caterham apresenta o Seven EV Concept, que aparece com um motor elétrico de 243cv

Caterham apresenta oficialmente o Seven EV Concept como uma prévia do seu futuro eletrificado; esportivo aparece com motor elétrico de 243cv



A Caterham apresentou as primeiras imagens e informações sobre o Seven EV Concept, apresentado primeiro em imagens e também fez sua aparição durante o Goodwood Festival of Speed, no Reino Unido. O desenvolvimento do conceito dá um passo para a marca que quer criar um futuro de esportivos elétricos e o Seven EV faz parte desse desenvolvimento. Criado em colaboração com a Swindon Powertrain Ltd – líder no desenvolvimento de motores avançados e ultra-robustos para aplicações em estrada e automobilismo. A marca não fala em versão de produção.

Baseado no chassi do Seven a combustão, o Seven EV adiciona uma bateria refrigerada por imersão, feita com um fluído dielétrico, da Motul. O fluído entra em contato direto com as células da bateria e permite que o esportivo tenha um gerenciamento térmico mais eficiente. Esse contato acontece durante os ciclos de carga e descarga. “Qualquer futuro modelo de EV que produzimos deve ser fiel ao DNA de uma Caterham: leve, divertido de dirigir e focado no motorista. O principal objetivo deste projeto é desenvolver um veículo com delta de peso não superior ao equivalente a um passageiro a bordo. Nunca lançaremos um Seven de uma tonelada – preferimos não fazê-lo.”, destaca Bob Laishley, CEO da Caterham.

“Construir um Seven que seja capaz de dirigir nas manhãs de domingo é possível com a tecnologia de bateria atual, mas o desafio é para uso em pistas onde o consumo de energia é bastante aumentado. No momento, o resfriamento por imersão da bateria é uma das melhores soluções em termos de lidar com os rápidos ciclos de carga e descarga que ocorreriam em uma pista de corrida”, acrescentou Laishley. O esportivo se destaca por adicionar um ciclo de condução repetível de 20-15-20, com capacidade de usar por 20 minutos, carregar por 15 minutos e usar por mais 20 minutos.



Em termos de design, o Seven EV Concept não muda praticamente nada em relação ao modelo a combustão. Ele ainda pesa 70kg a mais que o Seven a gasolina, tendo um peso de 700kg – o que ainda é super leve, ainda mais para um modelo elétrico. A bateria de 51kWh (40kWh utilizáveis) fica instalada no compartimento do motor e no túnel de transmissão. A bateria permite que ele possa ser carregado em estações de recarga rápida de até 152kW. O motor elétrico desenvolve 243cv e com torque de 25,5kgfm que permite que ele acelere de 0 a 100km/h em 4,0 segundos e máxima de 209km/h.

Querendo manter sua proposta de ser leve e ágil, o esportivo manterá suas raízes vindo com deslizamento limitado, amortecedores Bilstein ajustáveis do Seven 420 Cup, frenagem regenerativa e pinças de freio de quatro pistões. “Não temos planos de colocar o EV Seven em produção nesta fase – é um banco de testes para ver se um trem de força EV funciona bem para os casos de uso específicos de nossos clientes. Estamos realizando este projeto com os olhos bem abertos para que possamos aprender como entregar os atributos específicos do veículo Caterham necessários para um Seven: leve, simples e divertido de dirigir. Vamos trazer isso ao mercado no momento certo, quando a futura geração de tecnologia de baterias permitir, e é por isso que agora é a hora de testarmos o conceito”, acrescentou Laishley.

“Nossa história de trabalho com a Caterham se estende por mais de três décadas – desenvolvemos o motor Vauxhall usado no JPE [Jonathan Palmer Evolution] edição Seven no início da década de 1990, e estamos estamos entusiasmados por poder continuar esta parceria hoje através do nosso trabalho neste projeto emocionante. As metas que estabelecemos para baixo peso do veículo e velocidade de carregamento da bateria são sem dúvida ambiciosas, mas o uso de tecnologia de ponta de bateria resfriada por imersão junto com nossos próprios componentes de trem de força significa que somos capazes de desenvolver um Seven elétrico que mantém o valores fundamentais do original.”, disse Raphaël Caillé, Diretor Geral da Swindon Powertrain Ltd. 




Fotos: Caterham / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos