Hyundai apresenta o Exter oficialmente na Índia, que estreia como irmão menor do Venue

Hyundai apresenta na Índia o Exter, um SUV subcompacto menor que o Venue que estreia com um design de acordo com a atual filosofia de design



A Hyundai apresentou oficialmente um novo SUV subcompacto. Se você achava que o Venue já era abaixo de um compacto o suficiente, a sul-coreana foi lá e provou que pode fazer um modelo ainda menor. É o Exter, que estreia na Índia como um ‘subsubcompacto’, com menos de 3,90 metros de comprimento; seu porte se assemelha a de um Citroën C3 nosso, com uma roupagem mais SUV. A novidade deve ser vendida exclusivamente na Índia, podendo ser exportado para mercados próximos.

Em termos de design, o Hyundai Exter se destaca por contar com filosofia Sensuous Sportiness e tem uma dianteira que vai trazer faróis divididos em dois andares. A parte superior tem proporção relativamente grande para faróis superiores, com uma iluminação diurna (DRL) em LED que forma um ‘H’ – provavelmente de Hyundai. Dentro da letra formada, existe as setas de direção do modelo. Esses faróis se conectam entre si por meio de uma barra em preto brilhante. Abaixo dessa barra está o nome Exter escrito por extenso e o para-choque ainda possui uma entrada de ar em uma barra em preto brilhante.

Com elementos horizontais, essa entrada de ar possui, nas extremidades, os faróis principais com projetor de longo alcance. Esses faróis principais tem um desenho quadrado e um contorno cromado. Abaixo deles, existe um prolongamento do acabamento em preto brilhante que traz uma pequena entrada de ar. Abaixo da entrada de ar, ele possui o espaço para a placa e mais abaixo o para-choque ainda possui uma entrada de ar inferior com uma barra horizontal e barras verticais. Abaixo ele tem um acabamento prateado que parece imitar um peito de aço.

Esse acabamento e a entrada de ar inferior estão dentro de um acabamento em plástico preto, que aliás está em toda a porção inferior do Exter. O capô do SUV ainda traz o logotipo da Hyundai e tem vincos que partem dos faróis superiores, que se conectam com o desenho dos vidros. De perfil, o Exter possui um porte que parece uma mistura de SUV com minivan, por conta da altura do teto. Em termos de vincos, a carroceria possui um vinco que nasce a partir das linhas dos faróis e termina verticalmente na porta dianteira. Ele morre no acabamento em plástico preto na parte inferior das portas.



Na porta traseira, a partir deste mesmo acabamento em plástico, nasce um vinco vertical que depois se torna horizontal e ruma sentido às lanternas. Há um vinco horizontal que nasce a partir da porta dianteira que se conecta com esse vinco da porta traseira e um outro vinco horizontal mais na parte inferior das portas. O Exter possui caixas de rodas com um acabamento em plástico preto mais quadrado, mas a própria caixa de roda é mais circular. Ele possui uma boa área envidraçada, com um teto que pode ser pintado em tom diferente. Um acabamento em plástico preto conecta os vidros laterais com o vidro traseiro.

Ainda nas laterais, o Exter tem retrovisores com repetidores de setas e com base na coluna das portas e as maçanetas tem um desenho convencional. Por fim, o Exter possui rodas de liga leve de 14 polegadas, calçadas com pneus 165/70 R14 ou, opcionalmente, vir com rodas de 15 polegadas (175/65 R15). No teto, ele possui racks de teto funcionais e um teto solar. Após o teto solar, ele possui três vincos no teto e a traseira traz uma antena estilo barbatana de tubarão. De traseira, o Exter tem aerofólio com brake-light e um vidro traseiro mais reto. As lanternas são compactas, com uma iluminação em ‘H’ em LED, assim como na dianteira.

As lanternas ainda possuem um acabamento em preto brilhante horizontalmente que sustenta o logotipo da Hyundai ao centro. Abaixo dessa barra está o espaço para a placa. Em termos de vincos, ele possui dois vincos verticais nas extremidades do espaço da placa que se conecta com o vinco horizontal que se conecta com o para-choque traseiro. Falando nele, o para-choque tem uma grande parte com um acabamento em plástico preto. Ao centro ele possui um acabamento prateado que tem a companhia de dois refletores horizontais, cada um nas extremidades.



Internamente, a Hyundai adiciona uma tela para o quadro de instrumentos que é basicamente o mesmo sistema do HB20, com o Supervision Cluster, que é um painel de instrumentos totalmente digital, colorido e interativo, que disponibiliza três opções de cor de fundo para escolha do motorista e a configuração personalizada de itens de segurança e conforto. A única tela personalizável fica ao centro, de 4,2 polegadas, onde está o computador de bordo. Ao lado, ele possui uma central multimídia com tela de 8 polegadas, com conectividade com Android Auto Auto e Apple CarPlay.

A central ainda possui atualizações Over-The-Air (OTA) e navegação GPS de série. O volante tem três raios e com comandos multifuncionais, que lembra muito o do nosso HB20 também. O painel ainda possui uma acabamento que pode ser prateado ou preto, que é horizontal. Ela conecta as saídas de ar centrais e dupla, com desenho horizontal, que se conecta com a saída de ar da esquerda, do passageiro (lembrando que a Índia é com mão inglesa). As saídas de ar das extremidades do painel são circulares. Abaixo dessa barra personalizável do painel, no lado do passageiro, possui um espaço para objetos pequenos e mais abaixo está o porta-luvas.

Abaixo das saídas de ar centrais, ele possui os controles do sistema de ar-condicionado. O console central possui alguns controles por botão, entradas USB, tomada 12V e um espaço para recarga por indução de smartphones. O console ainda possui o espaço para a alavanca de câmbio. Para os ocupantes da segunda fileira de bancos, existem saídas de ar-condicionado duplas. Desenvolvido a partir da plataforma modular K1, o Exter possui 3,815 metros de comprimento, 2,450 metros entre os eixos, 1,710 metro de largura e 1,631 metro de altura. Há 37 litros de capacidade no tanque de combustível.



Mecanicamente, ele será equipado com motor 1.2 16v Kappa a gasolina que desenvolve 83cv e torque de 11,6kgfm ou o motor 1.2 Bi-Fuel com CNG (gás natural) que desenvolve 69cv e 9,7kgfm. Nas opções de câmbio, o 1.2 Kappa pode ser associado a uma transmissão manual de 5 marchas ou automatizada AMT de 5 marchas, com paddle-shifts. O consumo varia de 19,4km/l para o manual e 19,2km/l para o automatizado. O modelo CNG só tem manual e oferece um consumo de 27,1km/l. Em sua configuração, o Exter tem suspensão dianteira McPherson e traseira com eixo de torção.

Freios a disco estão apenas na dianteira e tambor na traseira. Ele será comercializado nas versões EX, S, SX, SX(O) e SX(O) Connect. De série, o Exter terá um total de 40 recursos de segurança avançados que incluem função Headlight Escort, faróis automáticos, Isofix, desembaçador traseiro e câmera de ré traseira, alarme contra roubo, cintos de segurança de 3 pontos (todos os assentos), lembrete de cinto de segurança (todos os assentos) e espelho retrovisor interno com interruptores telemáticos (SOS, RSA, Bluelink).

A lista ainda possui gerenciamento de estabilidade de veículos (VSM), sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), controle eletrônicos de estabilidade (ESP), controle de assistência ao arranque em subida (HAC), seis airbags (motorista, passageiro, lateral e cortina), controle de cruzeiro e outros. Em termos de cores, ele será produzido com as cores Azul Cosmic, Ranger Cáqui, Light Sage, e Prata Silver. Algumas dessas cores vão poder ter o teto pintado em Black Abyss. Na Índia, os preços começam em 600.000 rúpias e chegam aos 1.000.000 de rúpias.






Fotos: Hyundai / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos