Primeiro elétrico da Suzuki, baseado no eVX Concept, surge em 2024 e já roda em testes

Suzuki já inicia desenvolvimento da versão de produção do eVX Concept, apresentado recentemente como SUV compacto puramente elétrico; estreia é em 2024



A Suzuki confirmou que o seu primeiro veículo elétrico será apresentado em 2024. A marca japonesa é uma das que estão atrasadas na sua eletrificação, com vários produtos que tem batalhado com a emissão de poluentes, como vem acontecendo com a Europa, por exemplo. Antecipado pelo eVX Concept, a Suzuki terá ano que vem um SUV compacto que será 100% elétrico, podendo antecipar um possível substituto ao Vitara, podendo até mesmo receber esse nome – visto que uma nova geração ainda não foi apresentada.

Recentemente, a Suzuki revelou um plano estratégico que prevê o lançamento de nove eletrificados que serão lançados até 2030, que terá seis veículos puramente elétricos e outros que serão híbridos. E o eVX faz parte do seu plano estratégico, inclusive aparecendo entre os modelos (veja aqui). Para realizar esse plano, a japonesa tem injetado 32 bilhões de euros, tanto para desenvolvimento dos novos veículos como também para reformar fábricas e novas tecnologias. O modelo já roda em testes de desenvolvimento desde meados de julho deste ano, quando foi flagrado pela primeira vez.

Já rodando com carroceria definitiva, o modelo vem sendo testado em condições climáticas extremas, em regiões muito quentes e posteriormente muito frias. Informações sobre o modelo de produção ainda são limitadas, mas ao ser apresentado como eVX Concept, a Suzuki confirmou que ele seria criado com uma bateria de 60kWh que ofereceria uma autonomia de 550km. O SUV terá cerca de 4,300 metros de comprimento e 2,700 metros entre os eixos, além de oferecer 1,800 metro de largura e 1,600 metro de altura. Muito provavelmente, ele tenha um motor único no início, entre 140cv a 170cv.

Posteriormente, uma versão 4x4 é planejada, com dois motores elétricos. Sabe-se também que ele nasce como um produto global, como Toshihiro Suzuki, Presidente da Suzuki, disse no Salão do Automóvel de Nova Déli: "Tenho o prazer de revelar o eVX, o nosso primeiro EV estratégico global. No Grupo Suzuki, abordar o aquecimento global é uma prioridade. Estamos a promover uma série de medidas globais para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. A Suzuki continuará a fornecer produtos valiosos aos nossos clientes em todo o mundo, optimizando-os para a forma como diferentes pessoas vivem e conduzem".

Dos seis lançamentos previstos, são quatro keicars que representam três novos modelos, além de um SUV subcompacto e um SUV compacto elétrico – o eVX. Até 2030, a marca ainda espera que as vendas deste mercado sejam 80% de híbridos (HEV) e 20% de elétricos (BEV).



Fotos: Suzuki / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos