Honda apresenta o ZR-V no Brasil, que chega mirando no Jeep Compass e por R$ 214.500

Com avanço do CR-V, Honda aposta no ZR-V como proposta de um SUV médio que vá rivalizar de frente com o Jeep Compass no mercado brasileiro, por R$ 214.500



A Honda parece que entendeu que em vários mercados do mundo, criou-se um buraco entre o segmento de SUVs compactos e SUVs médios dentro da marca. Em vários mercados, HR-V e CR-V ficaram bem distantes. Na América do Norte, a Honda decidiu então criar uma nova geração do HR-V que era diferente de todo o resto do mundo, com um SUV maior, deixando de ser compacto para se tornar médio (por lá, nosso segmento de médio é considerado compacto). A marca entendeu que o projeto tinha potencial para ser vendido em vários mercados.

E assim nasceu o ZR-V, que nasce como um SUV médio com porte ideal para concorrer com utilitários esportivos como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos – seus principais focos aqui. E eis que cá estamos, com o ZR-V desembarcando em nosso mercado. Importado do México, o ZR-V chega aqui em versão única e com uma proposta similar da nova geração do Ford Territory (um dos seus concorrentes): oferecer uma versão completa para concorrer com as versões mais caras dos seus concorrentes. Em termos de design, vemos um ZR-V com linhas que lembram o Civic.

Tanto que desde o início do seu desenvolvimento, o modelo foi chamado de ‘Civic Cross’, antes do anúncio do seu nome oficial. Isso fica muito claro na dianteira, com faróis retangulares e com dois projetores em LEDs, além de luzes diurnas (DRL) em LED em ‘L’, ou seja, Full-LED, com faróis com um acabamento escurecido. Entre os faróis fica o logotipo da Honda e logo abaixo dele está a grade dianteira, que possui uma grelha em colmeia, com um acabamento em preto brilhante. Abaixo da grade fica o espaço da placa. O para-choque dianteiro ainda possui uma entrada de ar inferior trapezoidal com grelha de barras transversais.



Nas extremidades laterais desta entrada de ar estão acabamentos em preto brilhante em ‘C’ que possuem entradas de ar verticais. Em termos de vincos, o ZR-V apresenta vincos pequenos como é visto na parte interna dos faróis e do acabamento das entradas de ar das extremidades. No capô, vemos um ZR-V com linhas que nascem ainda no para-choque dianteiro e desenham o capô com dois vincos principais. Mais nas extremidades, ele possui mais um par de vincos que passam brevemente pelo para-lama dianteiro e se conectam com a coluna A do SUV.

De perfil, vemos um SUV médio com um design dá a impressão de ser menor do que ele realmente é. Ele possui um desenho dos vidros que conta com linhas mais arredondadas nas janelas vigias, com colunas em um acabamento em preto brilhante A lateral possui uma carroceria com vincos que dão uma esportividade ao ZR-V. Os vincos começam com linhas que nascem no para-lama dianteiro e ajudam a definir a linha inferior dos vidros laterais, além de vincos nas caixas de rodas que ajudam a alargar os para-lamas dianteiros e traseiros, além de ter um vinco que nasce no para-lama dianteiro e termina na posição intermediária da porta traseira.

Ele também possui um outro vinco na parte inferior das portas e um outro que nasce nas portas traseiras e terminam nas lanternas. Toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em plástico preto, incluindo as caixas de rodas. Ele possui também retrovisores com base nas portas e com repetidores de setas, além de maçanetas convencionais. Por fim, vemos rodas de liga leve de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/60 R17, com aro de cinco raios e diamantado. No teto, temos um ZR-V com teto solar elétrico e uma antena estilo barbatana de tubarão (Shark).



Chegando na traseira, vemos um ZR-V com aerofólio com brake-light integrado e um vidro traseiro levemente inclinado. As lanternas são horizontais, invadem a tampa do porta-malas e tem uma iluminação em LED. As lanternas tem um acabamento escurecido e a tampa também possui o logotipo da Honda logo abaixo do vidro traseiro. A tampa também possui espaço para a placa traseira e com vincos que se conectam com as lanternas. Há um outro vinco, horizontal, que corta a parte inferior da tampa e invade também o para-choque traseiro – sendo uma linha que ascendentemente nasce nas laterais.

A parte inferior do para-choque traseiro possui um acabamento em preto brilhante, com dois refletores horizontais e um vinco horizontal. A parte inferior possui um acabamento prateado e uma saída de escape no lado direito. Por dentro, o painel é basicamente o mesmo do Civic. Com isso, temos linhas mais minimalistas, sem muitos botões físicos, mantendo apenas os comandos do sistema de ar-condicionado, pisca-alerta, central multimídia e freio de mão eletrônico com botões. O quadro de instrumentos é híbrido, tendo um lado analógico e um lado com uma tela digital TFT de 7 polegadas, de alta resolução e que é personalizável.

O volante tem três raios, com controles multifuncionais e detalhes em preto brilhante. A central multimídia tem uma tela de 9 polegadas, com conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Olhando para o painel, ainda vemos um ZR-V com linhas horizontais, como as saídas de ar-condicionado que se camuflam na faixa horizontal que possui duas saídas centrais e uma em cada extremidade do SUV. As saídas de ar são cortadas ao meio por uma faixa prateada. Abaixo das saídas de ar-condicionado centrais, o ZR-V possui os comandos do sistema de ar-condicionado Digital Dual Zone.



O console central possui a alavanca de câmbio ao centro e, à frente da alavanca de câmbio, ele possui uma tomada de 12V. É nesse espaço que ele também possui o Wireless Charger (carregador de celulares por indução) de 15W e um duplo porta-copos. Após a alavanca de câmbio, ele possui os botões Econ, o freio de estacionamento eletrônico, Auto Hold e outro. O console central possui dois andares, com uma parte inferior funcionando mais como um porta-objetos e que possui as entradas USB de conexão com cabos tipo USB-C (duas na dianteira e duas na traseira, além de uma entrada USB-A. A marca comenta que o SUV possui materiais de ótima qualidade, com soft-touch e couro de alta qualidade e macio.

Se percebe que o painel ainda possui a combinação de cores em preto e cinza claro, tendo materiais sintéticos de alta qualidade acompanhando. Esse material em cinza está nos bancos, painel, console central e nos painéis das portas. O volante multifuncional regulável em profundidade e altura é revestido em couro macio e oferece uma agradável sensação ao motorista, sendo dotado de controles de áudio, telefone e de configuração do veículo no raio esquerdo e do controle de cruzeiro e o seletor de informações do carro no raio direito. O volante ainda conta com paddle-shifts para troca de marchas.

O interior ainda possui bancos com sistema de estabilização corporal na dianteira, que oferece apoio lombar e pélvico, que melhora o seu conforto. Por fim, a nipônica confirma que desenvolveu o ZR-V com uma série de porta-objetos em seu interior, que permite que ele tenha espaços suficientes para chaves, controles remotos de garagem, garrafas, smartphones e até mesmo tablets e pequenas bolsas estão espalhadas por toda a cabine. Com espaço para cinco ocupantes, o ZR-V possui um banco traseiro com rebatimento em 60/40. Falando em ocupantes do banco traseiro, o SUV possui saídas de ar-condicionado para os ocupantes do banco traseiro.



Desenvolvido a partir de uma plataforma modular Honda Architecture (HA), o ZR-V estreia com uma carroceria soldada a laser, eliminando a necessidade de vir com molduras longitudinais. A fim de buscar uma maior aerodinâmica, o ZR-V foi desenvolvido com uma tecnologia onde os limpadores de para-brisa, que se escondem sob a linha do capô quando não estão em uso. O modelo tem 4,568 metros de comprimento, 2,655 metros entre os eixos, 1,840 metro de largura e 1,611 metro de altura. O porta-malas possui capacidade de 389 litros e pode chegar aos 885 litros medindo até o teto. Com o banco traseiro rebatido, o ZR-V tem 1.306 litros de espaço interno.

Ainda falando de medidas, ele possui uma altura em relação ao solo de 17,8 centímetros, tanque de combustível de 53 litros e um peso de 1.446kg. Há ângulos de ataque de 16,4º e de saída de 20,2º. De acordo com a Honda, ele é equipado com um motor 2.0 16v DOHC i-VTEC a gasolina que desenvolve 161cv e 19,1kgfm, associado a uma transmissão automática do tipo CVT, que simula 7 marchas. Com tração dianteira, ele possui um consumo de 10,2km/l na cidade e 12,1km/l na estrada. Se comparado com o motor 2.0 do Civic de 10ª geração, este novo motor é 11cv mais potente, além de apresentar menor índice de emissões.

A transmissão do tipo CVT foi ajustada para evidenciar a performance e o baixo nível de ruído e vibração. A sensação de rápida resposta ao acelerador foi aprimorada pelo Step-Shift, que simula mudanças de marcha em situações de condução esportiva. Com o acelerador pisado a fundo (kick-down), a central de gerenciamento eletrônico do CVT coordena as trocas nos pontos fixos das marchas, acentuando a sensação da mudança e, consequentemente, de esportividade. Já o EDDB (Early Downshift During Braking) visa conter o ganho de velocidade em descidas. Em descidas, ao acionar o freio, o CVT fixa uma das marchas simuladas e promove efeito de freio-motor.



Em termos de pós-venda, a Honda oferece a plataforma myHonda Connect na central multimídia do ZR-V. A plataforma oferece uma série de funcionalidades como notificação automática de colisão, detecção remota de falha, alarme de segurança, localização do veículo estacionado, painel de informações do veículo, rastreamento do veículo em movimento, controle geográfico, alerta de velocidade, assistência 24h, controles remotos (como acionar ar-condicionado, ligar o motor do carro, destravar e travar portas), dados de últimas viagens, manual digital do proprietário e agendamento de serviços.

Estão disponíveis dois pacotes do myHonda Connect. O primeiro é totalmente gratuito, bastando baixar o aplicativo e se cadastrar para ter acesso a boa parte dos serviços. Já o pacote Plus será pago e dará acesso a todas as funcionalidades. Inicialmente, o Pacote Plus será gratuito, uma vez que a Honda está oferecendo um ano de degustação aos seus clientes. O SUV médio será vendido no país com um total de sete opções de cores, sendo três delas totalmente inéditas. Ele oferece os tons Branco Topázio Perolizado, Preto Cristal Perolizado, Prata Platinum Metálico e Cinza Barium Metálico.

As cores inéditas ficam por conta das cores Azul Aurora Perolizado, Cinza Titanium Perolizado e Vermelho Adrenalina. No interior, as combinações de cores combinam com da carroceria. Por exemplo, o tom Azul Aurora Perolizado, Cinza Titanium Perolizado e Branco Topázio Perolizado, o interior será Cinza Claro. Para as demais cores de carroceria, o revestimento interno será preto. Aqui, ele será vendido com uma ampla lista de equipamentos e uma garantia de três anos, sem limite de quilometram. Importado, ele chega do México, de onde é produzido na cidade de Celaya, estado de Guanajuato. 



ZR-V Touring

De série, ele será vendido com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com aviso sonoro, botão de travamento das portas (motorista e passageiro) com travamento automático de velocidade, vidros elétricos com a função de subida automática dos vidros dianteiros com One Touch com anti-esmagamento, alavanca de seta com One-Touch (pisca três vezes com um toque), coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste elétrico (Power Seat), desligamento automático dos faróis programável, jogo de tapetes com trava antiescorregamento (carpete), espelhos no quebra sol com iluminação, espelho retrovisor interno fotocrômico, ar-condicionado Digital Dual Zone, portas USB tipo C e A, botão Start/Stop, banco traseiro bipartido (60/40), volante e alavanca do câmbio revestidos em couro e materiais sintéticos, acabamento do volante em Black Piano, revestimento dos bancos em couro na cor preta ou cinza claro, bancos com estabilizador corporal, oito alto-falantes, central multimídia com tela de 9 polegadas com interface para smartphones com Apple CarPlay e Android Auto, controles de áudio e botão de assistente de voz no volante, quadro de instrumentos com tela digital TFT de 7 polegadas de alta resolução, carregador de celular por indução (15W), seleção de modo de condução Econ, myHonda Connect, teto solar e para-brisas acústico. A lista evolui para a segurança com alarme de segurança com imobilizador ECU, freios com sistemas ABS e EBD, Emergency Brake Assist (EBA), freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold, Vehicle Stability Assist (VSA) com assistente de tração e estabilidade, Hill Start Assist (HSA, assistente de partidas em rampa), Emergency Stop Signal (ESS), Agile Handling Assist (AHA), Hill Descent Control (HDC, Assistente de Controle de Descida), oito airbags, sendo dois frontais, laterais, de joelhos (motorista e passageiro) e de cortina, cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, lembrete de afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros, fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis, câmera de ré de alta resolução multivisão (três vistas) e linhas dinâmicas, Tire Pressure Monitoring System (TPMS, alerta de pressão dos pneus), lembrete de esquecimento de objetos no banco traseiro, Driver Attention Monitor e sistema Honda LaneWatch com assistente para redução de ponto cego. O pacote Honda Sensing aumenta a segurança com Adaptive Cruise Control (ACC) com LSF (Low Speed Follow, controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade com auxílio do motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente), CMBS (Collision Mitigation Braking System, sistema de frenagem para mitigação de colisão), LKAS (Lane Keeping Assist System, sistema de permanência de faixa), RDM (Road Departure Mitigation System, sistema para mitigação de evasão de pista) e AHB (Auto High Beam, ajuste automático de farol). A lista aumenta com faróis e lanternas traseiras em Full-LED (sendo os faróis com acendimento automático – Sensor Crepuscular – e ajuste elétrico de altura), luz de placa em LED, antena tipo tubarão, limpador de para-brisa com função intermitente e lavadores integrados e chave com função Smart Entry com controle remoto, travamento e destravamento das portas por sensor aproximação na chave e partida do motor à distância. 



Preço

  • Honda ZR-V Touring 2.0 16v DOHC i-VTEC CVT – R$ 214.500 





Fotos: Honda / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Suzuki Invicto aparece na Índia como rebadge da Toyota Innova e espaço para até oito

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Ford registra imagens de patente de um para-choque que possui uma espécie de airbag

Ford traz novo lote da Ranger Raptor com mais equipamentos de série e custa R$ 466.500

Aspark quebra novos recordes de velocidade em um quarto de milha com o esportivo Owl

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril