Renault apresenta a nova geração do Kangoo E-Tech Electric no Brasil e estreia por R$ 259.990

Renault lança a terceira geração do Kangoo no Brasil, sendo a segunda geração puramente elétrica da multivan, que estreia com motor de 120cv por R$ 260 mil



A Renault lançou oficialmente a terceira geração da Kangoo E-Tech Electric, que substitui a segunda geração que era conhecida como Kangoo Z.E. O modelo aparece em nosso mercado depois de pouco tempo em relação à Europa. Em sua terceira geração, o Kangoo vem ao país apenas com motor elétrico, assim como aconteceu com a segunda geração. O modelo também aparece como uma das poucas multivans elétricas no mercado – e se mantém assim, sozinha no segmento, por dez anos.

“O Kangoo é um veículo emblemático para a Renault em todo mundo e, no Brasil, sua versão elétrica é reconhecida por grandes empresas que buscam atingir seus objetivos de descarbonização por sua praticidade, baixo custo de operação e por todo o suporte que a marca oferece, por meio de sua Rede Pro+. Essa nova geração do modelo chega ao mercado para consolidar essa trajetória de sucesso”, explica Ricardo Gondo, Presidente da Renault do Brasil. Tendo uma versão puramente elétrica desde 2011 na Europa, o Kangoo já vendeu mais de 100 mil unidades elétricas, sendo 600 unidades no Brasil – num total de 4,4 milhões de unidades do Kangoo desde sua estreia, em 1997.

Em termos de design, temos um Kangoo com linhas mais retilíneas e menos redondas. A maturidade no design do modelo fica visível por conta da dianteira com faróis retangulares e com luzes diurnas (DRL) em LED e dois fachos de iluminação. O desenho das luzes diurnas se conectam diretamente com o desenho da grade dianteira, que mantém o mesmo estilo de grade dos modelos da Renault. Ele possui duas barras horizontais com entradas de ar e um acabamento cromado, interrompida apenas pelo logotipo da marca, que ainda mantém o bocal de recarga das baterias – abaixo do logo, tem o nome da marca por extenso.

A parte inferior da grade possui uma borda cromada. O para-choque dianteiro tem uma entrada de ar inferior trapezoidal maior, com três barras horizontais. Nas extremidades, um elemento quadrado tem os faróis de neblina e entradas de ar nas extremidades laterais. Em termos de vincos, há vincos que estão no contorno das extremidades desse acabamento quadrado, que se conectam com as linhas da entrada de ar inferior – com para-choque em plástico preto. Entre a grade e essa entrada de ar inferior, está o espaço para a placa. No capô, a nova geração do Kangoo ganha linhas mais retas.



Além disso, o Kangoo E-Tech Electric possui um capô de linhas mais vincadas, com um vinco em ‘U’ ao centro e mais vincos nas extremidades da peça. Juntos, os vincos formam um pequeno ressalto, com uma parte mais elevada. De perfil, é visível que a nova geração ganha um acréscimo de tamanho. As linhas também estão mais maduras, com um desenho das janelas que é marcado pelo desenho dos vidros laterais que oferece maior área envidraçada. Como é o modelo comercial, o Kangoo possui o espaço dos vidros traseiros e as janelas vigias fechados, na cor da carroceria – sem vidro.

A nova geração traz também uma lateral com um vinco que nasce nos faróis e ficam mais discretos ao longo da carroceria. Há caixas de rodas com vincos que ajudam a alargar os para-lamas e se conectam com um vinco na parte inferior das portas. O perfil também possui porta traseira corrediça, maçanetas convencionais em plástico preto e retrovisores com base na coluna das portas, em plástico preto e com repetidores de setas. Por fim, temos um Kangoo equipado com rodas de ferro de 16 polegadas, equipadas com pneus 195/65 R16. Caminhando para a traseira, novamente o Kangoo esquece as duas últimas gerações.

Ele perde as lanternas verticais longas em favor de lanternas verticais com um desenho em ‘C’, com iluminação em LED. O vidro traseiro é inexistente e deixa apenas o desenho das bordas, com o acesso ao compartimento por meio de duas portas. A porta do lado esquerdo é maior, por conta do espaço para a placa. Acima do espaço da placa fica uma régua em plástico preto que ocupa quase toda a traseira e acima disso está o logotipo da Renault. Na parte superior, possui um brake-light. Assim como a dianteira, o para-choque traseiro é em plástico preto e possui apenas os retrovisores horizontais nas extremidades.

A parte inferior tem apenas um discreto difusor de ar. A Renault destaca que o novo Kangoo tem a bitola traseira e mais larga que a anterior para oferecer mais espaço de carga. Por dentro, vemos uma evolução. Com um design mais moderno, vemos um Kangoo com um quadro de instrumentos com mostradores analógicos e, ao centro, possui um quadro de instrumentos com tela digital TFT de 4,2 polegadas. O volante é mais moderno, de três raios e com controles multifuncionais – além de ter detalhes em preto brilhante, trazendo uma maior sofisticação ao acabamento.



Em termos de design do painel, vemos linhas mais horizontais. Isso fica mais visível por conta das quatro saídas de ar-condicionado, sendo cada uma das extremidades e duas centrais, separadas apenas pelas central multimídia. A tela da central multimídia tem 8 polegadas e é chamada de Easy Link que é fácil de usar e personalizar quanto um smartphone. A tela tem conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, além de poder ser ativado por voz para acesso à todas as funcionalidades multimídia, navegação e infotainment. A tela ainda permite fazer chamadas junto com os botões do volante, além da tela touch ou dos comandos por voz – ditando mensagens de texto.

O painel também possui um suporte para smartphones, que pode ser colocado na frente do motorista, à esquerda ou à direita do volante. O suporte possui a acomodação correta do aparelho e conta com tomada USB. O carregamento para automaticamente quando a bateria está cheia, eliminando o risco de sobrecarga. Abaixo da central multimídia, ele possui alguns botões físicos e mais abaixo tem os controles do sistema de ar-condicionado. Abaixo, ele possui um pequeno compartimento com base emborrachada. A alavanca da transmissão automática fica mais elevada.

No lugar de onde o câmbio ficaria no console central, a Renault adicionou um compartimento com porta-objetos e um porta-copos. Há entradas USB e tomada 12V. Nos painéis das portas, a Renault desenhou as linhas com acabamentos mais simples, por ser um produto voltado para trabalho – pelo menos nessa versão. O bom é que existe vários compartimentos que permitem até uma garrafa ser carregada neles. O novo Kangoo E-Tech possui banco regulável em altura e profundidade e o volante também é ajustável em altura e profundidade, para maior conforto em longas jornadas. Acima do quadro de instrumentos tem um porta-objetos com tomada 12V extra e duas entradas USB para recarga de smartphones.

O interior também traz bancos mais envolventes são reforçados com espuma e tecidos mais resistentes para tornar as horas de condução mais confortáveis. A visibilidade é melhorada com retrovisores maiores, sendo 35 milímetros maiores em comprimento e 22 milímetros a mais em largura, melhorando a visibilidade traseira em 35%. Desenvolvido a partir da plataforma modular CMF-C/D EV, tendo 4,910 metros de comprimento, 3,100 metros entre os eixos, 1,860 metros de largura (2,159 metros com os retrovisores) e 1,890 metro de altura. O modelo ainda possui uma capacidade de carga de 800kg ou 4,3m³, podendo levar até 4.300 litros de capacidade.



O modelo ainda tem capacidade de reboque de 750kg (reboque sem freio) e 1.500kg (com freio). Em sua nova geração, o modelo também tem uma porta lateral de 86,4 centímetros que permite a acomodação de grandes objetos e uma maior facilidade de carga e descarga. O compartimento de carga ainda possui 2,2 metros de comprimento, 1,5 metro de largura e 1,3 metro de altura. As portas traseiras tem abertura de 90° a 180°, facilitando o acesso mesmo que haja pouco espaço atrás do veículo. O modelo perde os miolos de chave que muitas vezes eram destruídas em favor de um roubo de carga, o que nessa geração não possui mais esse problema.

O destravamento das portas só são ativadas com a chave. A marca também desenvolveu essa nova geração com maior isolamento acústico no painel e nos painéis das portas, com vidros mais grossos, uso de estofamento de espuma e outros. O sistema de ar-condicionado possui novidades como novos dutos de ar que favorecem uma distribuição mais uniforme do fluxo de ar entre as aberturas laterais e centrais. E para impedir a entrada de poluição externa, o Kangoo E-Tech 100% elétrico está equipado com ar-condicionado digital automático, com filtro de pólen integrado.

Mecanicamente, temos um Kangoo elétrico com um motor síncrono de rotor bobinado que desenvolve 120cv e torque de 25,0kgfm, equipado com baterias de íons de lítio de 45kWh, que oferece uma autonomia de 329km no ciclo urbano ou 300km no ciclo combinado com o ciclo InMetro SAEJ1634 ou 210km no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), que é mais rigoroso. As baterias podem ser recarregadas por meio de um WallBox de 22kW, que recupera de 15% a 80% em 1 hora ou em um carregador rápido (DC) de 80kW, que recupera de 15% a 80% em 31 minutos. Ele também pode ser carregado na tomada, num carregador portátil de 2,3kW, que recupera de 15% a 80% em 16h50. 

Num WallBox de 11kW, recupera no mesmo tempo em 2h30 ou 6h em um de 7,4kW. A bateria possui sistema de refrigeração líquida e resistência elétrica permitindo a utilização na zona de temperatura adequada, mantendo assim a sua autonomia e reduzindo o tempo de carregamento. As baterias têm garantia de oito anos ou 160.000km. Durante este intervalo, eles são substituídos gratuitamente se a sua capacidade diminuir para menos de 70% do seu valor nominal (SOC). Com esse motor elétrico, o novo Kangoo acelera de 0 a 100km/h em 12,0 segundos e tem velocidade máxima de 130km/h. O modelo elétrico tem suspensão dianteira McPherson e traseira independente com braço arrastado, com barra de torção. Os freios são sempre a disco, ventilados na dianteira e na traseira.



O novo Kangoo ainda possui dois modos de condução, Normal e Eco. Esse último limita a potência e a velocidade máxima do veículo, ajuda a otimizar a autonomia geral e pode ser utilizado ao transportar uma carga leve. Ele também possui três modos de frenagem regenerativa. São eles: Cruzeiro (indicador luminoso B1, onde o modo regenerativo limitado, adequado para condução em rodovias e vias rápidas), Drive (B2, com o modo regenerativo padrão para uso versátil que tem uma sensação de motor à combustão ao pisar no acelerador) e o Freio (B3, tendo um modo regenerativo máximo para uso em engarrafamentos e trechos de serra).

A bateria possui uma garantia de oito anos, enquanto o modelo possui garantia de três anos. Além disso, o pós-venda é complementado com um baixo custo operacional por quilômetro rodado, de apenas R$ 0,15, além de um custo 45% menor nos valores das seis primeiras revisões quando comparado com a geração anterior. “A Renault possui grande experiência no desenvolvimento, fabricação e comercialização de veículos elétricos. Esse pioneirismo nos permite oferecer soluções para empresas que têm objetivos de redução do impacto ambiental, por meio da eletrificação da frota”, afirma Alex Dias, Diretor para Vendas a Empresas da Renault do Brasil.

Aqui, a nova geração será vendida com as cores Branco Glacier e Cinza Urban. A linha E-Tech é vendida atualmente em suas 270 concessionárias, sendo 259 lojas com oficinas que estão aptas para realizar revisões e manutenções regulares dos veículos. Atualmente, existem 45 concessionárias Full E-Tech, estando aptas a realizar qualquer intervenção em um veículo elétrico Renault. Por ser um elétrico, a Renault assegura que possui um Centro de Distribuição de peças em Quatro Barras (PR), com peças dedicadas de reposição de veículos elétricos comercializados no país. No caso de baterias, o prazo de envio se dá em até três dias úteis.

Ainda como pós-venda, a Renault oferece o Renault Pro+, que oferece tratamento especial para os veículos de frotas. É ofertado uma consultoria desde o momento da compra até a manutenção programada. O Renault Pro+ é formado por uma rede de 43 concessionárias credenciadas em 19 estados, além do Distrito Federal, com área específica, dedicada exclusivamente à manutenção de veículos utilitários. Atualmente, o Kangoo E-Tech chega ao Brasil importado da fábrica de Maubeuge, em Hauts-de-France, na França. O motor elétrico e os carregadores do novo Kangoo E-Tech são todos fabricados na fábrica da Renault em Cléon, na Normandia, também na França. 



Kangoo Cargo E-Tech Electric

De série, ele será vendido com ARB (Adaptive Regenerative Brake System) – que maximiza a quantidade de energia recuperada independentemente do regime de frenagem selecionado; quatro airbags, controles de tração e de estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampas (HSA). Além disso, a bateria é abrigada em uma estrutura de alta resistência e possui plug de desconexão do sistema de alta voltagem e dispositivo de extinção rápida de fogo na bateria no qual, existe um disco de ruptura que se rompe com a pressão da mangueira dos bombeiros, inundando o interior da bateria e auxiliando na contenção de chamas. A lista de equipamentos também tem dois alto-falantes nos painéis das portas e dois alto-falantes na base do para-brisa, central multimídia Easy Link com tela de 8 polegadas com conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, comando por voz para acesso à todas as funcionalidades multimídia, navegação e infotainment. O motorista também pode fazer e receber chamadas usando o volante, a tela sensível ao toque ou comandos de voz, e pode ouvir e ditar mensagens de texto. O Kangoo E-Tech conta ainda com sensores de chuva e luminosidade, além de vidros e travas elétricas, oferecendo muito conforto aos seus ocupantes. A lista possui sensor e câmera de estacionamento, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, chave canivete, quadro de instrumentos analógico-digital com computador de bordo com tela TFT de 4,2 polegadas, travamento central das portas, ar-condicionado automático e digital, sensor de chuva, sensor de luminosidade, iluminação de zona de carga em LED, revestimento parcial dos painéis laterais em PVC no compartimento de carga, revestimento protetor de peso em PVC, anéis de fixação, chapa divisória entre cabine e compartimento de carga, porta lateral direita deslizante, portas traseiras com abertura em 180º, rodas de aço em 16 polegadas com calotas mini, retrovisores com repetidores de setas, faróis de neblina e DRL em LED e faróis dianteiros halógenos. 



Preço

  • Renault Kangoo Cargo E-Tech Electric – R$ 259.990







Fotos: Renault / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV