Volkswagen lança oficialmente o novo Tiguan no Brasil, que chega reestilizado por R$ 278.990

Foram necessários dois anos para a Volkswagen reestilizar o Tiguan no Brasil e trazê-lo mais fraco, por conta das regras de emissões de poluentes do Proconve L7



Às vezes existem coisas que são injustificáveis. E o mercado, nem sempre perdoa. Um dos erros mais básicos é o atraso de um lançamento. E é justamente esse erro básico que a Volkswagen cometeu com o Tiguan. Desde meados de 2021, o SUV encerrou o estoque do modelo anterior e ficou se esperando pela reestilização (e olha que é uma reestilização, não é nem uma nova geração). Os interessados no SUV tiveram que ter uma paciência de dois anos para ver o modelo desembarcando no país.

E ele estreia de fato, no Brasil. Já devidamente atualizado ao Proconve L7 e com um motor menos potente. Quem esperou, pode ter se decepcionado. Mas a sorte da Volkswagen é que o Tiguan tem qualidades. Mirando em modelos como Jeep Commander e Chery Tiggo 8, o Tiguan volta com atualizações de meia-vida e com a solução de ser um sete lugares. Diferente dos seus rivais, ele chega em versão única. Visualmente, ele se adequa com a linguagem visual da marca. As principais mudanças estão na sua dianteira, que recebe novos faróis mais afilados e com um pequeno prolongamento para as laterais.

Os faróis receberam iluminação diurna (DRL) e novos projetores em LED, que faz dele ser Full LED e que traz a tecnologia IQ.Light Matrix com regulagem dinâmica do farol alto. A grade dianteira também é nova e fica maior, com três barras cromadas que se conectam com o desenho dos faróis. A barra central é iluminada e sustenta ainda o novo logotipo da Volkswagen – o logotipo R fica no lado esquerdo. O para-choque dianteiro também recebe retoques como uma nova entrada de ar abaixo do espaço da placa e novas entradas de ar nas extremidades, que tem um friso cromado em ‘C’. O acabamento das extremidades fica maior.



Ao centro e mais abaixo, ele possui uma nova entrada de ar trapezoidal que tem um friso cromado na parte inferior. O capô é o mesmo que conhecemos no Tiguan desde 2018, quando foi lançada essa segunda geração. De perfil, as novidades ficam por conta de um novo para-lamas dianteiro, que ganha uma nova estamparia por conta dos novos faróis e do para-choque. O acabamento em preto brilhante que nasce no para-lama e invade a porta dianteira também foi atualizado, trazendo um acabamento cromado e prateado, além do logotipo R. Outra mudanças são as novas rodas de liga leve de 19 polegadas, com pneus 235/50 R19, diamantadas.

Na traseira, as mudanças ficam por conta de um novo layout das lanternas em LED, o novo logotipo da Volkswagen e, abaixo dele, aparece o nome Tiguan escrito por extenso. O para-choque traseiro também muda com refletores que passam a se conectar por uma faixa que percorre toda a traseira do SUV, estando inserido dentro de um friso cromado que nasce nas portas dianteiras e se conectam com o outro lado da carroceria por meio do para-choque traseiro. A parte inferior tem um acabamento em preto brilhante que possui duas saídas de escapes retangulares com um acabamento cromado. Mais abaixo, ganha um difusor de ar.

Por dentro, ele mantém o quadro de instrumentos Active InfoDisplay com uma tela digital de 10,25 polegadas e um novo volante, com aro mais grosso. Com revestimento em couro, o volante ganha um novo desenho, sendo o mesmo da nova geração do Golf. Ele tem base inferior achatada, em três raios e controles multifuncionais touchscreen, além de um acabamento prateado. O painel segue o mesmo, com a central multimídia Discover Media com tela de 8 polegadas, que tem conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. A tela ainda possui navegação GPS, câmera de ré, controle de voz e ajustes do veículo.



Abaixo da tela da central, ele passa a ser equipado com o novo ar-condicionado Climatronic Touch, que possui três zonas e tem saídas de ar para os ocupantes do banco traseiro. O console central mudou um pouco, com uma nova alavanca da transmissão, com um acabamento em preto brilhante, além de continuar vindo com freio de estacionamento eletrônico. O console ainda trocou o porta-objetos no console por um carregador de celular por indução, além de vir também com os botões de ignição, freio de estacionamento eletrônico, seletor dos modos de condução e botão Start&Stop. A lista cresce em equipamentos com Auto Hold e os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

A terceira fileira de bancos ganha melhorias como o acesso para os bancos, com a segunda fileira de bancos rebatendo de maneira facilitada. Uma novidade extra é a tampa do porta-malas, que passa a contar com o sistema Easy Open, facilitando a abertura quando as mãos estão ocupadas. A marca ainda comenta que o Tiguan possui sistema de luzes ambientes em LED, que percorrem o painel e possuem 30 opções de cores, bancos em couro perfurados, climatizados, elétricos e com memória para o motorista. Os bancos também tem emblema ‘R’ no encosto, enquanto o mesmo acontece com novo volante.

Falando nele, o volante passa a ser capacitivo com botões touch, aquecimento e com paddle-shifts para trocas manuais de marcha. O acabamento em couro se estende para o painel e também para as quatro portas com porta-objetos revestidos de carpete, completando os materiais premium do habitáculo. Desenvolvido a partir da plataforma modular MQB, o Tiguan possui 4,728 metros de comprimento, 2,790 metros entre os eixos, 1,839 metro de largura e 1,661 metro de altura. O SUV possui porta-malas de 686 litros de capacidade com cinco lugares ou 216 litros com sete lugares. As duas fileiras rebatidas garantem 1.761 litros de capacidade, além de ter tanque de combustível de 60 litros e peso de 1.794kg.



Mecanicamente, o Tiguan teve uma baixa em sua força. Por conta da lei mais rigorosa do Proconve L7 (em emissões e ruídos), o SUV perdeu força com o motor 2.0 TSI. Ainda assim, ele desenvolve 186cv e 30,6kgfm, acoplado a um câmbio automático de 8 marchas, com conversor de torque, sendo a mesma configuração do Tiguan no México e nos Estados Unidos (chamado agora de 300TSI, uma perda frente ao antigo Tiguan 350TSI de 220cv e 35,7kgfm, junto do câmbio automatizado de dupla embreagem DSG de 7 marchas e tração integral 4MOTION). Falando nela, a tração 4MOTION também foi perdida e agora ele possui apenas tração dianteira. 

Ele possui suspensão dianteira McPherson e traseira independente multilink, com freios a disco ventilados na dianteira e sólido na traseira. Com o novo motor, a Volkswagen garante que o Tiguan acelera de 0 a 100km/h em 9,2 segundos e tem uma velocidade máxima de 215km/h, além de vir com consumo de 9,2km/l na cidade e 11,3km/l na estrada. Ele será vendido com quatro modos de condução: Eco, Normal, Sport e Individual. Aqui, o único opção do Tiguan R-Line será o teto solar panorâmico, que será vendido por R$ 10.000 a mais. Em nosso mercado, ele será vendido com cinco opções de cores: a sólida Branco Puro; as metálicas Prata Pyrit, Cinza Platinum, Azul Atlantic; e a perolizada Preto Mystic. 

Ele tem garantia de três anos e já é vendido no país, vindo de Puebla, no México. Aqui, a Volkswagen comemora o desempenho do Tiguan, que desde seu lançamento em 2009 já vendeu mais de 60.000 unidades no Brasil. 



Tiguan AllSpace R-Line

De série, ele será vendido com controle adaptativo de velocidade e distância (ACC), frenagem autônoma de emergência (AEB), duas entradas USB-C na frente, uma tomada de carregamento USB-C no console central atrás, potência carregamento de até 45W, seis airbags (2 frontais com desativação do lado do passageiro, 2 laterais nos bancos dianteiros, 2 de cortina), abertura e fechamento automático sensorial do porta-malas com destravamento por controle remoto, alarme antifurto com monitoramento do interior do veículo, sistema sonoro por sirene e alarme antirrebocagem e alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros. A lista aumenta com oito alto falantes, antena no para-brisa, apoios lombares dianteiros, no lado do condutor ajustável eletricamente, App-Connect Wireless para Apple Carplay e Android Auto, ar-condicionado Climatronic com regulador de temperatura e três zonas com filtro de poeira e pólen, assistente de condução Travel Assist, assistente de permanência na faixa Lane Assist e Emergency Assist e assistente de mudança de faixa. O SUV ainda possui banco do condutor com ajuste elétrico e função de memória, banco do passageiro com ajuste de altura, bancos de sete lugares com encosto do banco traseiro dividido e rebatível com descansa braço central (2º fileira), bancos dianteiros aquecíveis, bancos dianteiros com climatização ativa, bancos parcialmente em couro R-Line, carregamento de celular por indução, cinto de segurança automático de três pontos para o banco traseiro central e laterais, comando automático do farol, com farol de rodagem diurna em LED e função Coming/Leaving Home e controle eletrônico de estabilidade (ESC ), controle de tração (ASR) e bloqueio do diferencial (EDS). O novo Tiguan também tem câmera de marcha a ré Rear View, descanso de braço dianteiro, espelho retrovisor interno antiofuscante automático, espelhos retrovisores externos rebatível, eletricamente regulável, aquecíveis, com função memória e ilum. Periférica, faixa iluminada entre os faróis, farol de conversão e de intempérie, faróis LED Matrix (IQ.LIGHT) com faróis LED de rodagem diurna e indicadores de direção dinâmico, fixação de assento de criança com sistema ISOFIX e Top tether, freio de estacionamento eletrônico, freios a disco dianteiros e traseiros, frisos cromados nos vidros laterais, faróis LED Matrix (IQ.LIGHT), HHC (Hill Hold Control) – assistente para partida em subidas, iluminação ambiente de 30 cores, luz de neblina traseira e luz interna na área dos pés na frente, quadro de instrumentos com tela digital de 10,25 polegadas, Park Assist – assistente de estacionamento, porta-luvas com possibilidade de refrigeração, reconhecimento de pedestres, regulagem dinâmica do farol alto (Dynamic Light Assist), revestimento dos bancos parcialmente em couro perfurado com logotipo "R-Line" na frente, rodas de liga leve 19", sensor de chuva, servodireção eletromecânica, regulada em função da velocidade, sistema Start & Stop, sistema de navegação GPS nativo, sistema de controle da pressão dos pneus, central multimídia touchscreen Discover Media com tela 8 polegadas com rádio, Bluetooth e comando de voz, sistema de travamento e de partida sem chave Keyless Access com SAFELOCK, sistema proativo de proteção de passageiros em combinação com Front Assist e Side Assist, tomada 12v no console central e atrás no compartimento de bagagem, volante multifuncional touch em couro com logo R-line, aquecíveis com paddle-shifts e outros. 



Preços

  • Volkswagen Tiguan AllSpace R-Line 2.0 300TSI AT8 – R$ 278.990
  • Volkswagen Tiguan AllSpace R-Line 2.0 300TSI AT8 c/ Teto Solar – R$ 288.990






Fotos: Volkswagen / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Peugeot apresenta o novo 208 no Brasil, que ganha reestilização e começa em R$ 88.990

Honda lança promoção no Brasil com descontos de R$ 35.000 até o dia 31 de outubro

Nissan lança promoção no Brasil com bônus, descontos e financiamento até dia 5/11

Volkswagen Sagitar ganha reestilização na China um pouco diferente do Jetta global

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1997!

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2003!

GWM lança promoção no Brasil com Ora 03, Haval H6 e H6 GT até o dia 31 de outubro

Chevrolet prepara lançamento de um SUV para ficar abaixo do Tracker, em meados de 2026