Volkswagen revela teaser do novo Golf e confirma uso do ChatGPT, que estreia no CES

Volkswagen confirma uso do ChatGPT no novo Golf e no ID.7 e revela as primeiras imagens teaser do hatch médio reestilizado que completará 50 anos em 2024



A Volkswagen apresentou as primeiras imagens da reestilização da oitava geração do Golf, que será apresentado dentro de algumas semanas. O hatch médio receberá tecnologias como a integração do ChatGPT na central multimídia, assim como o ID.7 também deve receber. A nova central multimídia com a tecnologia será uma das novidades que a Volkswagen vai apresentar no CES 2024 e muito provavelmente o equipamento também está nos futuros lançamentos da marca alemã. Junto da tecnologia, a marca apresentou as primeiras imagens teaser da reestilização com um GTI.

O uso do ChatGPT como assistente nos carros caminha para ser cada vez mais frequente. Na Volkswagen, a marca confirmou que os carros com as plataformas modular MQB e MEB vão usar o assistente de voz IDA com acesso ao ChatGPT via Cerence Chat Pro. O chatbot será oferecido a modelos como ID.3, ID.4, ID.5, ID.7, Golf, Tiguan e Passat, sempre de nova geração ou os modelos mais modernos. O uso do sistema será por meio do Cerence Chat Pro, a integração do ChatGPT no backend do assistente de voz da Volkswagen oferece uma infinidade de novos recursos que vão muito além do controle de voz anterior.

O IDA poderá responder por controle de infoentretenimento, navegação, ar-condicionado e conhecimentos gerais. A Volkswagen confirma que nada muda para quem está no volante do carro, ou seja, não é necessário baixar nenhum aplicativo, criar uma conta ou coisa do tipo. O assistente de voz com ChatGPT basta ser ativado pela central com o ‘Olá IDA’ ou pressionando um botão no volante. O IDA pode automaticamente responder pela função do veículo executada, seja um destino pesquisado ou a temperatura ajustada. Se a solicitação não puder ser respondida pelo sistema Volkswagen.

"A Volkswagen sempre democratizou a tecnologia e tornou-a acessível a muitos. Isto está simplesmente enraizado no nosso DNA. Como resultado, somos agora o primeiro fabricante de volume a tornar esta tecnologia inovadora uma característica padrão em veículos do segmento compacto em diante. Obrigado à integração perfeita do ChatGPT e à forte colaboração com o nosso parceiro, Cerence, estamos a oferecer aos nossos motoristas valor acrescentado e acesso direto à ferramenta de investigação baseada em IA. Isto também sublinha a força inovadora dos nossos novos produtos", afirma Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração da Marca Volkswagen para Desenvolvimento Técnico.



“Estamos orgulhosos de aproveitar nossa experiência automotiva e nossa parceria de longa data com a Volkswagen para oferecer aos seus clientes inovações que aproveitam a IA generativa e modelos de linguagem ampla – mesmo depois de terem adquirido um veículo. Com o Cerence Chat Pro, a VW está capacitada com uma integração ChatGPT de nível automotivo que oferece flexibilidade, personalização e facilidade de implantação incomparáveis, ao mesmo tempo que prioriza a segurança e a usabilidade para os motoristas. À medida que olhamos para o futuro, juntas, a Volkswagen e a Cerence explorarão a colaboração para projetar uma nova experiência de usuário baseada em modelo de linguagem grande (LLM), como base do assistente automotivo de próxima geração da Volkswagen”, destaca Stefan Ortmanns, CEO da Cerence.

Outro ponto importado é o ChatGPT não terá acesso a nenhum dado do carro, com perguntas e respostas sendo excluídas imediatamente para garantir o mais alto nível de proteção de dados. Isso é gerenciado pelo Cerence Chat Pro, que aproveita uma infinidade de fontes, incluindo ChatGPT. Além da tecnologia, a Volkswagen apresentou as primeiras imagens teaser da reestilização do Golf, que apareceu com a versão GTI nestas imagens. Ele vai trazer novo desenho dos faróis, que se conectam entre si por meio de uma barra na parte superior da grade e que ostenta o logotipo da Volkswagen, ao centro. O para-choque dianteiro ganhará um novo desenho, com novas entradas de ar.

Essas entradas de ar vão contar com um estilo colmeia e com um acabamento em preto brilhante, que se conectam diretamente com as entradas de ar das extremidades do para-choque dianteiro, também com o mesmo estilo de grelha. De perfil, destaque para as novas rodas de liga leve de 19 polegadas com acabamento escurecido de cinco raios e com pinças de freio vermelhas – que tem o logo GTI. Na traseira, ele muda o layout das lanternas que é novo, que manterá uma iluminação em LED. O para-choque traseiro ganhará retoques também, mantendo os refletores horizontais e um difusor de ar inferior com aletas verticais e dupla saída de escape.

No interior, temos novidades também. O novo Golf marca o retorno do volante com controles multifuncionais por botão e dispensa os controles touch. Ele também terá uma central multimídia maior e destacada do painel, sendo a mesma tela do ID.7, que tem central multimídia com tela de 15 polegadas, que controla algumas funções do carro como o sistema de ar-condicionado. Abaixo da tela, existe alguns controles que funcionam como atalhos para as funções. Abaixo da tela da central, ele possui duas saídas de ar-condicionado. O console central possui espaço para carregador de indução de smartphones. Mudanças mecânicas são esperadas.













Vídeo-Teaser



Fotos: Volkswagen / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Chevrolet apresenta as primeiras imagens teaser do novo TrailBlazer; estreia será em maio