GM confirma que Chevrolet Bolt e Bolt EUV atuais saíram de cena em dezembro, nos EUA

Fim da novela do Chevrolet Bolt e Bolt EUV termina com o fim da produção da dupla, que fica no aguardo de uma nova geração que vai ser apresentada ano que vem



A General Motors (GM) confirmou oficialmente que o Chevrolet Bolt EV e o Chevrolet Bolt EUV já não são mais produzidos. A dupla saiu de cena junto da linha de produção em Orion Township, estado de Michigan, nos Estados Unidos. A produção e o fim de linha se arrastaram desde o mês de abril de 2023, quando surgiu as primeiras informações que a produção seria encerrada em dezembro daquele mesmo ano. Servindo como primeiro elétrico de larga escala da Chevrolet, o Bolt é considerado importante.

Tanto, que já foi confirmado que ele ganhará uma segunda geração, como um SUV compacto e assumindo de vez o papel que foi apresentado primeiro com o Bolt EUV. A informação deste fim de linha tinha sido informada por Mary Barra, CEO da GM, em uma teleconferência com resultados do segundo trimestre. Barra confirmou que os empregos da unidade de Michigan serão mantidos enquanto a fábrica será atualizada para a chegada de uma nova geração de elétricos desenvolvidos a partir da plataforma modular BEV3 e das baterias Ultium. A unidade vai produzir picapes elétricas ainda neste ano de 2024, diz o CNBC.

“Quando o Chevrolet Bolt EV foi lançado, foi uma grande conquista técnica e o primeiro EV acessível, que deu início ao futuro totalmente elétrico da GM. À medida que a empresa continua a crescer seu portfólio de EV com a plataforma Ultium, e à medida que a construção continua na fábrica de montagem de Orion Township, Michigan, em preparação para a produção de caminhões elétricos a bateria a partir de 2024, a Chevrolet confirmou que a produção de Bolt EV e EUV terminará no final deste ano.”, destaca um Porta-Voz da Chevrolet, em entrevista ao The Verge.



O motivo que fez com que a linha Bolt e Bolt EUV ficasse em linha até dezembro de 2023 foi por conta do bom sucesso que ele garantiu nos últimos anos. A produção, que estava prevista para ser encerrada no quarto trimestre do ano foi adiada para o final de dezembro, de acordo com o GM Authority e o Automotive News. Depois, surgiu rumores de que o bom sucesso da linha Bolt nos últimos anos e o atraso no desenvolvimento da nova geração poderiam alongar o seu ciclo de vida útil desta geração. Isso iria de encontro também com o atraso na produção das picapes Chevrolet Silverado EV e GMC Sierra EV, que seriam produzidas em Orion.

Mas em novembro, a própria GM confirmou que eles sairiam de linha em dezembro do ano passado, de fato. A informação tinha sido confirmada por Scott Bell, Vice-Presidente Global da Chevrolet, ao GM Authority, disse que ambos sairiam de linha no final de dezembro. O estoque da produção e a exportação fariam com que os modelos fossem vendidos até este primeiro trimestre de 2024, não só nos Estados Unidos, mas também em outros mercados. Ano passado, por exemplo, mercados como Estados Unidos e Canadá responderam por 76.120 unidades, ante a meta de 70.000 unidades que tinham sido estipuladas.

Em todo o seu ciclo de vida, a Chevrolet vendeu mais de 161.000 unidades, ou seja, ter vendido mais de 76 mil unidades apenas em 2023 mostra o quanto que o interesse por ele aumentou com o passar dos anos. Desenvolvidos pela plataforma modular BEV2, a dupla vinha com motor elétrico que desenvolvia 203cv de potência com torque de 36,7kgfm. Esse conjunto trazia consigo a bateria de 66kWh, de íons de lítio. Essa bateria garante uma autonomia de 456km no WLTP, 397km no EPA e 377km no InMetro.



Fotos: Chevrolet / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Chevrolet apresenta as primeiras imagens teaser do novo TrailBlazer; estreia será em maio