Volkswagen registra o batismo Udara, que pode ser usado pela futura picape nacional

Volkswagen registra patente do nome Udara no Deutsches Patent und Markenamt, na Alemanha, que pode antecipar batismo de inédita picape intermediária



A Volkswagen registrou em patente o que pode ser o batismo da sua futura picape nacional. Há anos que a marca alemã se ensaia para lançar uma picape entre a Saveiro e a Amarok e isso deve acontecer nos próximos anos. Antecipada pela Tarok Concept, de 2018, o projeto foi todo revisto para conseguir ser atualizado. Registrado no Deutsche Patent und Markenamt (DPMA), o INPI da Alemanha, o nome Udara foi descoberto pelo site CarBuzz. O próprio site destaca que o batismo deve ser usado pela futura picape brasileira.

Com porte de picapes como Chevrolet Montana, Fiat Toro e Renault Oroch, a picape pode ser uma terceira opção de picape ou até mesmo a substituta da Saveiro. Desenvolvida a partir da plataforma MQB-A0, a futura picape intermediária compartilhará a mesma base de outros modelos como Polo, Virtus, Nivus e T-Cross e não deve trazer nada semelhante com a Tarok Concept – que era baseada no Taos, ou seja, um pouco maior que a futura picape que vai ser lançada.

Com uma possível base compartilhada com o T-Cross, não seria estranho se a marca produzisse a picape em São José dos Pinhais (PR), onde a Volkswagen produz apenas o SUV compacto. A Udara, diferentemente do SUV compacto, seria produzida apenas com o motor 1.4 TSI ou, até lá, o 1.5 TSI, já chegando com um sistema híbrido-leve de 48V (MHEV) ou até mesmo com uma mecânica mais avançada, como um híbrido (HEV). Seja qual dos motores ela for apresentada, a picape vai desenvolver 150cv e 25,5kgfm, junto de um câmbio automático de 6 marchas e tração dianteira, assim como Montana e Oroch.

A picape faz parte do novo plano de lançamentos da marca, que vai até meados de 2028. O projeto da picape chega bastante atrasado ao nosso mercado. No pós-2018, quando ela foi apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, a Volkswagen confirmou que a picape conhecida na época por Tarok Concept, estaria congelada por questão de custos. Na época, ela era cotada a ser produzida na Argentina, junto com o Taos, e com base MQB. No entanto, isso ficou impossível, de acordo com Pablo Di Si, então Presidente da Volkswagen América Latina na época.

“A picape compacta Tarok é um belo projeto, mas hoje é impossível fazê-la na Argentina. Estamos trabalhando com capacidade total na fábrica em Pacheco, teríamos que abrir uma terceira linha de montagem. Hoje, é humanamente e tecnicamente impossível”, disse o executivo há alguns anos. Com isso, a Volkswagen ficou em stand-by. Até que seu projeto, aparentemente, foi todo refeito para a picape seria criada a partir da base MQB-A0, sendo uma proposta mais simples – e compacta. “É um projeto lindo, mas fabricá-lo hoje na Argentina é impossível. No Brasil, pode ser.”, disse Di Si pouco antes de ser encaminhado para os Estados Unidos.



Projeções: KDesign / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD revela teaser do Song Ultra EV para a China e confirma SUV com motores elétricos

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1994!

Iveco quer fazer da fábrica de Sete Lagoas (MG) um polo de exportação para a América Latina

Ford convoca um recall que envolve unidades do Mustang GT com falha em calibração de módulo

BYD revela as primeiras imagens teaser de um novo SUV de grande porte, em sketch

BMW Série 2 Active Tourer é vista em testes no Brasil, mas minivan não voltará ao país

Audi apresenta o novo Q7 na Europa, que estreia segunda reestilização com até 507cv

Arcfox mostra as primeiras imagens oficiais em teaser da sua nova minivan, a Wendao V9

BMW convoca um recall no Brasil que envolve 9.793 unidades de Série 5/i5, i7, X1, X2, X5, X6 e X7

Zeekr revela novas imagens teaser do 8X e confirma dura bateria de testes de 30.000km