Suzuki deve trazer modelos eletrificados ao Brasil e chances recaem para híbridos

Suzuki deve trabalhar na vinda de modelos eletrificados no Brasil, mas ainda há dúvidas sobre qual modelo acompanhará o Jimny Sierra no catálogo



A Suzuki conta atualmente apenas com o Jimny Sierra em linha há alguns anos. Desde o fim de linha das antigas gerações de Vitara e S-Cross, o pequeno off-road seguiu em linha sozinho na rede de concessionárias. No entanto, a HPE, responsável pela operação da marca japonesa aqui, confirmou que terá produtos eletrificados nos próximos anos. Isso indica que a vinda deve modelos híbridos e elétricos é cotada ao país. Entre os dois modelos mais cotados, estão o S-Cross, que recebeu nova geração em 2021, e o Grand Vitara indiano de 2022.

No entanto, ainda pode ser um terceiro produto ainda desconhecido. Hoje, os dois SUVs contam com opção de motor híbrido-leve de 48V (MHEV) ou um híbrido (HEV). No caso do S-Cross, o SUV compacto possui o motor 1.4 16v Turbo a gasolina que desenvolve 130cv e 24,5kgfm de torque, que trabalha junto de um sistema híbrido-leve de 48V (MHEV). Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 9,5 segundos ou 10,2 segundos com o sistema AllGrip, que é um sistema que ajuda na tração. Este permite mudar a tração nas quatro rodas de forma eficiente, chegando mesmo a dispor de 100% da força nas rodas traseiras.

Já o Grand Vitara indiano usa um motor MHEV e HEV. O primeiro, sistema híbrido-leve, possui o motor 1.5 16v a gasolina com baterias de 6Ah. Ele desenvolve 102cv e 13,7kgfm, acoplado a um câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 marchas. Já o sistema mais sofisticado alia o motor 1.5 16v de 92cv junto de um motor elétrico de 79cv, que faz ele desenvolver, com força combinada, 116cv e 14,3kgfm, com uma bateria de íons de lítio, e uma transmissão CVT e-Drive. Com esse motor, ele possui um consumo em torno de 20km/l e possui uma autonomia elétrica de 25km.

Ele traz os modos de condução EV, Eco, Power e Normal. No entanto, a história da HPE em trazer um modelo eletrificado para a linha já é ouvido desde 2022. Na época, a Suzuki disse em comunicado que "confirma a chegada, em breve, ao mercado brasileiro de novos modelos, com novas tecnologias; a marca está reposicionando seus veículos com a saída de alguns para a chegada de outros". De acordo com o Auto+, a expectativa é que o lançamento deste eletrificado aconteça em meados de 2025 e depois de 2025 é esperado o lançamento de um elétrico.

Há um problema, no entanto, que deixa esse híbrido ainda em dúvida. Isso porque o S-Cross é importado do Japão, enquanto o Grand Vitara é um projeto indiano. Para ser feito para nosso mercado, precisaria ter uma versão com volante no lado esquerdo e um ganho em reforço de estruturas e uma mexida na lista de equipamentos, o que torna essa conversão em algo mais complexo. 




Fotos: Suzuki / divulgação

Comentários

  1. TODOS QUE APRECIAM A MARCA SUZUKI ESPERAM AINDA ESTE ANO DE 2025 A VINDA DOS NOVOS CARROS SUV 4X4 HIBRIDOS E ELÉTRICOS PARA VENDA EM TODAS AS CONCESSIONÁRIAS NO BRASIL.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é lamentável que uma marca de renome mundial como a SUZUKI tenha abandonado o Brasil e que só vende Jipes e mesmo assim sua fábrica no Brasil está sem funcionar. Por que a SUZUKI abandonou o Brasil sem trazer seus carros como o Gran Vitará o S-Cross, o Vitará e outros modelos nas versões híbrida e os totalmente elétricos. Qual a resposta de sua representante no Brasil a HPE Automotores e das autoridades da SUZUKI do Japão para este abandono do mercado no Brasil que está em grande crescimento com a indústria chinesa sem ter a concorrencia da japonesa Suzuki ????

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Subaru comemora seu aniversário de 70 anos e relembra seus primogênitos, 1500 e 360

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Fiat comemora desempenho nas vendas de junho de 2023 graças a Mobi, Cronos e Argo

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte III

BMW confirma que novos carros com base Neue Klasse terão nova filosofia de design

Nissan revela teaser de um SUV elétrico que será apresentado em meados de 2027

Kia revela primeiro teaser da chegada da Carens Clavis na Índia, em versão reestilizada

Jetta pode desenvolver seus elétricos com a nova plataforma modular da Leapmotor

Toyota confirma a produção de um SUV de três fileiras de bancos e elétrico, no Kentucky

Mercedes-Benz revela teaser da nova geração do AMG GT 4-doors e estreia é neste mês