Volvo revela primeiro teaser do EX60 e estreia do SUV médio elétrico será em 2026

Em vídeo sobre ES90, Volvo revela intencionalmente a primeira imagem teaser do EX60, a versão elétrica e de nova geração do XC60, que surge em 2026



A Volvo já confirmou que está passando toda a sua linha de veículos para a eletrificação e isso já acontece com a chegada de modelos como EX90, EX30 e agora com o ES90. Estes modelos vão contar com a companhia de outros como o EX60 e o possível ES60 nos próximos anos. Ao menos, o EX60 já pode ser destacado como próxima novidade elétrica depois do ES90. O SUV médio foi antecipado como um teaser da marca em um vídeo que falava justamente sobre o ES90.

No vídeo, a Head of Design Studio Xangai, Sophie Jingyan Li, falava sobre a mudança de design dos carros da marca e decidiu mostrar um pouco do estúdio de design. Ao abrir uma porta com cartão, eis que aparece o EX60 em argila, mas já em versão definitiva. Ao ver que mostrou o EX60 (propositalmente, nada foi equívoco), Jingyan Li deixa a profissão de designer e atua ao fecha a porta rapidamente. Dentro do estúdio, o EX60 aparece em uma versão que parece de argila, mas já mostrando basicamente tudo sobre a traseira do SUV.

Parcialmente sob uma capa, ele mostra que as lanternas terão um desenho dividido em dois andares e um acabamento em preto brilhante unirá as lentes separadas. O vidro traseiro levemente inclinado terá um aerofólio, enquanto as lanternas terão iluminação em LED. Aliás, o design do EX60 conversa muito com o que vimos de EX90 e EX30, que já aderiram a mesma filosofia de design. A tampa do porta-malas possui um duplo vinco horizontal na parte inferior, enquanto o para-choque traseiro possui acabamento em plástico preto na parte inferior. É nele que fica o espaço da placa, logo abaixo da tampa do porta-malas.

Mais abaixo ele possui um friso prateado e nas extremidades laterais estão os refletores horizontais. Até o momento, sabe-se que o EX60 será o primeiro produto da marca criado a partir da nova plataforma modular SPA3 que "será lançada conforme o esperado, com redução significativa de custos". Modular, a nova plataforma estará em todos os novos Volvos, a começar pelo EX60 que aparentemente estreia em 2026. Essa nova plataforma vai permitir ao SUV ter uma bateria estrutural, que vai resultar em melhorias de densidade de energia, rigidez estrutural e excelente dirigibilidade, como já mencionado pela marca.



A plataforma já nasce com uma arquitetura elétrica de 800V, que permitirá carregamento mais rápida em estações de recarga rápida (DC). Além disso, é esperado que o EX60 seja o primeiro elétrico a contar com alumínio megamoldado, que reduzirá o peso do SUV entre 15% e 20%. A SPA3 traz avanços como "capacidade de computação central aprimorada", o que vai contribuir com sistemas de condução autônoma e pacote ADAS, graças a um "núcleo fundamental de sistemas, módulos, software e hardware". Em entrevista ao site inglês Autocar, o Chefe de Tecnologia da Volvo, Anders Bell, chamou a plataforma SPA3 de "100% elétrica e 100% Volvo Cars".

"Por ser 100% elétrico, conseguimos remover todas as antigas restrições do motor de combustão. Adotamos uma abordagem baseada em princípios básicos. Você verá o mais alto nível de tecnologia extremamente bem integrada reunida nesses produtos. É um grande passo de uma perspectiva mecânica, mas de uma perspectiva de eletrônica de software, é uma evolução direta. Todo o trabalho que estamos investindo no EX90 será aplicado diretamente nos carros SPA3 também. É basicamente o mesmo conjunto de softwares. Ele foi projetado para escala em todas as dimensões: em termos de tamanho, meu trabalho é garantir que a empresa tenha opções”, disse Bell ao site.

“Estamos projetando [o SPA3] para ser escalável dos segmentos B ao F, para garantir flexibilidade e poder lançar os produtos que os mercados decidirem que querem, quando quiserem. Como é tudo uma pilha tecnológica, não há repetição de trabalho. É a mesma pilha de software, a mesma arquitetura elétrica básica. Sim, é escalável em tamanho, preço e recursos, mas não está espalhando nossos produtos em diferentes ecossistemas. Nosso ponto focal é a segurança, a sustentabilidade e a criação dessa experiência fantástica para o cliente, tudo isso envolto nesse design escandinavo, em uma única pilha de tecnologia.", conclui. O EX60 deve conviver com o XC60, que ganhará uma reestilização. Em termos de porte, EX60 e XC60 devem ser bem parecidos.



Vídeo-Teaser



Fotos: Volvo / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1992!

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: por que o disco de freio parece com ferrugem mesmo sendo novo?

Mercedes-Benz acredita que possui muitos carros e versões à disposição do consumidor

Foton lança Aumark por R$77.900!

Retrômobilismo#102: Envemo Camper, um utilitário esportivo valente e trilheiro!

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Lada confirma que o Niva Legend vai seguir em linha até 2027 e ganhará novo motor 1.6

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!