Infiniti apresenta o QX Monograph Concept, que antecipa quase tudo da nova geração do QX80

Infiniti revela o QX Monograph Concept, que antecipa a nova geração do QX80 como um SUV grande premium e com uma nova identidade visual



A Infiniti não revela muitas novidades, mas as vezes aparece com novos produtos ou conceitos. A marca norte-americana confirmou as primeiras imagens oficiais de um novo conceito, o QX Monograph Concept, que antecipa o que veremos de uma nova geração do QX80. O modelo é revelado primeiro como um ‘conceito quase de produção’ e foi revelado durante o Pebble Beach Concours Elegance. O conceito também pode antecipar o que podemos esperar dos futuros produtos da Infiniti, a divisão premium da Nissan, com nova identidade visual.

"Abordamos cada design da Infiniti a partir da perspectiva de uma obra de arte, com o objetivo de evocar emoção e intriga. O QX Monograph apresentou uma tela considerável para explorarmos a arte da INFINITI em escala máxima e criarmos algo ousado.", disse Alfonso Albaisa, Vice-Presidente Sênior de Design Global. Em termos de design, o QX Monograph Concept se destaca por trazer faróis divididos em dois andares, sendo a parte superior com luzes diurnas (DRL) em LED, que são conectados com a grade dianteira. Na parte superior da grade dianteira possui uma barra com luzes diurnas que se conectam com os faróis superiores.

A grade dianteira possui um desenho hexagonal que é uma representação da grade que já vinha sendo usada pela Infiniti, com o logotipo da marca ao centro, em destaque. A grelha da grade possui barras verticais que se moldam com o formato da grade. Todo o contorno da grade possui acabamento prateado, enquanto o logotipo da marca também recebe uma iluminação. Abaixo da grade ele possui a entrada de ar inferior com barras horizontais e com um espaço central onde deve ficar os sensores de auxílio a condução. Nas laterais do para-choque dianteiro, ele possui os faróis principais com desenho mais quadrado com um pequeno prolongamento lateral na parte superior.



Neles, existem dois projetores em LED, indicando que o SUV deve ganhar uma iluminação bem mais eficiente que o modelo atual. Conectado com os faróis principais estão as entradas de ar com acabamento em preto brilhante. Há alguns vincos que conectam o desenho dos faróis principais com a parte inferior do para-choque. Ao fim do acabamento das entradas de ar possui um vinco horizontal que se conecta com as linhas da entrada de ar inferior. Mais abaixo, um vinco horizontal corta toda a dianteira do SUV, enquanto mais abaixo ele possui um acabamento cromado.

Acima dele, existe uma faixa em preto brilhante que termina maior nas extremidades e parece entregar um espaço que poderia ser usado por faróis de neblina, por exemplo. No capô, o QX Monograph possui alguns vincos, como um vinco central que nasce acima do logotipo da marca e divide o capô ao meio. Ele também possui vincos que nascem a partir da grade dianteira e terminam nas colunas A. De perfil, se observa que o QX Monograph deve manter o perfil característico do QX80, com um desenho grande e mais reto e quadradão.

Isso fica bem perceptível pelo capô mais reto e o teto com linhas retas. O desenho dos vidros acompanha o desenho do teto, enquanto o desenho inferior dos vidros é igualmente reto, acompanhado de um friso cromado que fica mais largo nas janelas vigias com o nome Monograph. Esse acabamento cromado também é visto na coluna dos vidros, onde ficam os retrovisores do SUV conceitual – já com repetidores de setas integrados, mostrando estar a um passo do modelo de produção. Se observa também que os vidros não possuem moldura no conceito e que as colunas e o teto são pintados em preto.



O QX Monograph ainda possui um vinco que nasce a partir dos faróis superiores e que atravessam toda a lateral dando vida a linha de cintura do conceito. No para-lama dianteiro, um acabamento preto brilhante traz saídas de ar que estão logo abaixo deste vinco. O acabamento com as saídas de ar possui acabamento com detalhes cromados. Há outros dois vincos na parte inferior das portas, sendo um que vem do para-choque dianteiro e morre nas portas traseiras e um outro que se conecta com as saias laterais do modelo. Há vincos duplos nas caixas de rodas, que ajudam a alargar os para-lamas. As maçanetas são retráteis (pop-up).

Por fim, ele possui rodas de liga leve de desenho raiado. O QX Monograph ainda possui uma traseira com um aerofólio com uma parte central mais baixa, que vai favorecer a aerodinâmica. O aerofólio vai trazer um brake-light integrado. O vidro traseiro é mais reto e se conecta com o desenho dos vidros laterais por conta das colunas com acabamento preto brilhante. Já as lanternas possuem um desenho horizontal, invadem a tampa do porta-malas e se conectam entre si – tendo uma iluminação totalmente em LED com barras verticais que são ficando mais largas até chegar nas extremidades.

A tampa do porta-malas possui o nome Infiniti escrito por extenso e logo abaixo está um vinco horizontal. O para-choque traseiro possui um vinco que corta toda a traseira do SUV que termina nas laterais do para-choque, enquanto as lanternas formam pequenos vincos verticais. A parte inferior do para-choque do conceito possui elementos bem conceituais, como um espaço para a placa sem um acabamento de contorno, por exemplo, e as extremidades com acabamento em preto brilhante com dois ‘U’ invertidos que possuem um acabamento prateado retangular com o que parece ser saídas de escape exageradas em preto brilhante.



A Infiniti não revelou nada do interior do conceito, inclusive ele aparece com vidros bem escurecidos. No entanto, a marca premium confirmou algumas tecnologias que a futura versão de produção deve contar, como uma pintura chamada de Akane, que nasce a partir de uma inspiração do momento poderoso e sereno do pôr do sol, a pintura apresenta uma estrutura complexa de seis camadas para canalizar a aparência de um pôr do sol vermelho quente e brilhante, que se transforma em um céu noturno escuro. A pintura pode ganhar um tom avermelhado em momentos como o pôr do sol.

A marca confirmou que a nova opção de cor desenvolvida pela equipe de design da marca muda com base na luz e no ângulo de visão. A grade dianteira possui um arco duplo que foi inspirado em florestas de bambu, com desenho mais vertical, com hastes curvas suaves que se cruzam com a brisa. O acabamento da grade é em preto brilhante e acompanha o acabamento cromado escurecido. Os faróis e as lanternas possuem um sistema de iluminação exclusivo chamado de Kabuku, onde a iluminação começa a ser acesa ao centro e vai caminhando para as extremidades para boas-vindas ou despedida do SUV.

Na dianteira, as luzes diurnas acompanham a linha do capô, dando a sensação de que ele é mais largo do que parece. As luzes dos faróis superiores se conectam por meio de uma barra iluminada acima da grade. O emblema da marca ganha uma iluminação que dá uma sensação de 3D. As rodas do conceito possuem acabamento usinado com detalhes em vermelho vibrante e raios cromados em preto brilhante, complementando o acabamento da carroceria. O desenho das rodas possui uma inspiração em turbinas eólicas modernas. No teto, o conceito possui um teto solar panorâmico chamado de Kimono Fold. O teto em preto brilhante dá a impressão de que o teto solar panorâmico é ainda mais amplo. A versão de produção surge em alguns meses. 







Fotos: Infiniti / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Subaru comemora seu aniversário de 70 anos e relembra seus primogênitos, 1500 e 360

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte III

Fiat comemora desempenho nas vendas de junho de 2023 graças a Mobi, Cronos e Argo

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Porsche revela primeiro teaser do 963 RSP, a versão one-off do 963 LMDh de Le Mans e IMSA

Jaguar I-Pace também vai morrer neste ano, mesmo com o futuro 100% elétrico da marca

Renault adere a tag Sem Parar de série e gratuita por seis meses em seus carros 0km

GM confirma que todo carro com bateria Ultium e base BEV3 vai trazer recarga bidirecional V2H

Deepal, da Changan, e Huawei acordam nova parceria para desenvolver condução autônoma

Volkswagen convoca recall do T-Cross para substituição do pivô da suspensão dianteira