Jeep apresenta a nova Gladiator no Salão de Detroit com mudanças sutis e com 285cv

Jeep reestiliza a Gladiator nos Estados Unidos e picape segue os mesmos passos do Wrangler, com mudanças pontuais e melhorias em conectividade



A Jeep apresentou nos Estados Unidos a nova Gladiator, que estreia com as primeiras mudanças de design nesta geração, introduzida em 2018. A picape de grande porte da Jeep passa a ser vendida com mudanças especialmente na dianteira e no interior. Há ainda novas versões e novos equipamentos de série que chegam para agregar o pacote da picape frente a sua concorrência. Outras melhorias ficaram por conta do aumento da capacidade no off-road, como a chegada de um novo bloqueio do eixo traseiro, melhorias no modo de reboque e de condução.

“A nova Jeep Gladiator 2024 personifica o poder da comunidade Jeep e como ela continua a buscar maior capacidade, tecnologia avançada e mais refinamento. A nova Gladiator torna o melhor ainda melhor, com um interior mais avançado e confortável, com tela sensível ao toque de 12,3 polegadas de série e bancos elétricos disponíveis testados para travessia de água, mais segurança e tecnologia, incluindo airbags laterais de cortina de série, e um exterior renovado com uma nova grade de sete aberturas, sete novos designs de rodas e uma antena pronta para trilha integrada ao para-brisa. Combine tudo isso com seu para-brisa dobrável, três opções de teto, duas opções diferentes de portas ou a remoção total das portas, e a Gladiator é a única picape do mercado que pode celebrar esse tipo de liberdade ao ar livre e ainda fazer coisas de picape de verdade.”, disse Jim Morrison, Vice-Presidente Sênior e Chefe da marca Jeep na América do Norte.

Em termos de design, a picape passa a contar com uma nova grade dianteira com as sete barras verticais com um desenho mais compacto, bem como os faróis que passam a se conectar com as barras das extremidades. A nova grade ainda ajuda no melhor resfriamento do motor. O para-choque dianteiro também ganha um novo desenho, com o espaço para a placa, ao centro, bem como os faróis de neblina nas extremidades, inseridos dentro de um acabamento em plástico preto ou prateado, dependendo da versão. As extremidades do para-choque possuem um desenho vazado, assim como acontecia no modelo anterior.



De perfil, as novidades ficam por conta de novas rodas de liga leve de 17 polegadas, calçadas com pneus 245/75 R17, 255/75 R17 ou 285/70 R17, dependendo da versão – fora as opcionais com um total de sete opções de rodas. Outra novidade é que a Gladiator possui uma nova antena Stealth que foi transferida para o para-brisa, que ganha um desenho mais compacto. Na traseira, nada muda em relação ao modelo apresentado em 2018. Por dentro, as mudanças foram necessárias para a melhoria da conectividade. A picape passa a contar com uma nova central multimídia com tela horizontal de 12,3 polegadas que faz com que o painel seja redesenhado.

A nova central fica um pouco destacada do painel e ligada ao quadro de instrumentos, que mantém o estilo analógico-digital. A central multimídia possui sistema Uconnect 5 com comandos mais rápidos que a tela anterior. A picape ainda possui um sistema operacional Android e com atualizações Over-The-Air (OTA). A tela da central traz mais ganhos como guias de aventura de jipe ​​com trilhas off-road (62 trilhas adicionadas do Jeep Badge of Honor e um pacote de até 3.000 guias de trilhas e com um modo ‘Follow’ da trilha), cinco perfis de usuário e um modo de manobrista – preferências de música personalizáveis, aplicativos, posição do assento, ângulos do espelho e níveis de conforto climático, conectividade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

A tela ainda possui personalização com acesso rápido aos recursos usados ​​com frequência e operação com um toque, conectividade simultânea para dois telefones habilitados para Bluetooth e funcionalidade Alexa Home to Car, que inclui o assistente virtual Alexa no veículo com capacidade de voz natural e recursos Car to Home. A tela, moderna, também possui o aplicativo móvel Uconnect, plataforma SiriusXM 360L e estações personalizadas com tecnologia Pandora e navegação GPS da TomTom com pesquisa preditiva, voz natural e atualizações de trânsito ao vivo. Por fim, a tela possui conectividade com ponto de acesso Wi-Fi 4G LTE para conectar até oito dispositivos sem fio.



Com a central multimídia maior que a tela anterior, as saídas de ar-condicionado centrais que ficavam ao lado da tela, foram colocados abaixo da tela da central e ganham um desenho mais horizontal. Nas extremidades, as saídas de ar-condicionado continuam circulares. Abaixo, ela manteve o desenho com uma série de controles por botão, como o sistema de ar-condicionado, pisca-alerta e outros comandos. Mais abaixo, existem outros controles como dos vidros elétricos, uma tomada 12V, uma tomada 115V (que alimenta eletrônicos domésticos de três pinos) e entradas USB – falando nelas, a Jeep adiciona novas entradas USB-C, totalizando sete entradas USB entre USB-A e USB-C.

Mais abaixo estão os controles da tração, enquanto o console central possui duas alavancas, sendo uma do câmbio e outra para a transmissão. O volante continua o mesmo de três raios com controles multifuncionais e o painel ganha um novo desenho. Outras novidades ficam por conta da opção de bancos de couro Nappa e bancos elétricos com ajustes de até 12 posições para ocupantes dos bancos dianteiros. De acordo com a Jeep, a picape possui carroceria montada sobre chassi com feixes de alumínio leves e de alta resistência, mesmo acabamento que está nas portas, dobradiças das portas, capô, alargadores de para-lama, estrutura do para-brisa e porta traseira, que ajudam a reduzir o peso.

Na caçamba, de aço, a picape traz quatro travessas de aço para reforçar o assoalho da caçamba, enquanto a tampa da caçamba é de alumínio. Em dimensões, a picape possui 5,591 metros de comprimento, 3,488 metros entre os eixos, 1,894 metro de largura e 1,909 metro de altura. A caçamba possui capacidade de 782kg de capacidade e a capacidade de reboque é de 3.492kg. a caçamba possui ganchos de amarração, iluminação e uma fonte de alimentação de energia coberta, vendido como opcional. A Gladiator possui capacidade de atravessar trechos alargados em até 80 centímetros.



Há ainda um ângulo de ataque de 44,7 graus, ângulo central de 20,9 graus e de saída de 26 graus. A altura em relação ao solo é de 29,5 centímetros. Debaixo do capô, a única oferta de motor se mantém com o motor 3.6 V6 Pentastar de 285cv de potência com torque de 36,0kgfm, acoplado a uma transmissão manual de 6 marchas ou automática de 8 marchas. A tração é 4x4 e a picape ganha uma caixa de transferência de meio período Rock-Trac com proporção 4: 1 4LO, que pode ser desconectada da barra estabilizadora dianteira, além de vir com pneus de 33 polegadas Tru-Lok para os eixos dianteiro e traseiro.

A versão Willys adiciona uma caixa de transferência Selec-Trac em tempo integral com uma proporção 4LO de 2,72:1. Falando em sistema 4x4, a picape possui orgulhosamente a caixa de transferência de meio período da Command-Trac, Selec-Trac em tempo integral e a Rock-Trac de meio período ou em tempo integral – essa para a versão Rubicon. Os avanços na capacidade 4x4 da picape são explicados por um novo diferencial traseiro blocante de série e o Off-Road+, oferecido na versão Willys. Esse modo ajusta o acelerador, os pontos de troca de marcha da transmissão e o controle de tração para desempenho máximo em ultrapassagens de alta velocidade em terrenos arenosos.

Há ganhos em subidas em rochas em baixa velocidade e permite que o eixo traseiro seja travado em 4HI. A versão Mojave adiciona amortecedores de bypass interno da FOX de 2,5 polegadas de alto desempenho especialmente ajustados para otimizar o manuseio, o conforto de condução e a resistência ao fundo em corridas de areia de alta velocidade. Os amortecedores possuem passagens internas que permite que o fluido desvie do pistão através de portas reguladas conforme ele se move através do curso da suspensão. Os reservatórios externos de amortecedores dianteiros e traseiros mantêm o fluido do amortecedor frio, evitando o desgaste do amortecedor durante longas corridas pelo deserto quente em alta velocidade.



O fluido de suspensão de nível militar mantém o desempenho em temperaturas extremas e é o mesmo fluido usado em amortecedores de corrida off-road. Há ainda o selo Trail Rated ou Desert Rated, dependendo da versão, que indica que o modelo possui eixos dianteiro e traseiro reforçados da Dana 44, caixa de transferência de duas velocidades, controle de tração, ganchos de reboque (dois dianteiros e até dois traseiros), freios a disco nas quatro rodas, três protetores de cárter e pneus com tamanho mínimo de 32 polegadas – a picape possui pneus entre 32 e 33 polegadas, dependendo da versão.

No caso do selo Desert Rated, a picape foi desenvolvida em uma série de testes extenuantes em cinco categorias: controle e estabilidade de direção, tração, distância ao solo, manobrabilidade e destreza no deserto. Já a versão Rubicon possui o selo Trail Rated e para isso oferece articulação aprimorada com a ajuda de uma desconexão eletrônica da barra estabilizadora dianteira para curso adicional da roda quando o terreno exigir. A Rubicon traz os sistemas Rock-Trac que fornecem gerenciamento de torque em tempo integral, permitindo ótima aderência em condições de baixa tração por meio dos pneus todo-terreno de 33 polegadas montados em rodas de alumínio de 17 polegadas.

A picape possui uma suspensão dianteira de eixo rígido e suspensão traseira de eixo rígido, mas agora passam a contar com molas helicoidais. A suspensão dianteira possui dois braços de controle superiores e dois inferiores de aço de alta resistência para controle longitudinal e uma barra transversal para controle lateral do eixo. A suspensão traseira de cinco braços apresenta um layout semelhante ao da suspensão dianteira, com dois braços de controle superiores e dois inferiores de aço de alta resistência para controle longitudinal do eixo e uma barra transversal para controle lateral do eixo. O sistema de freio é a disco, ventilado na dianteira e sólido na traseira.



Há ainda as versões X, disponível para as versões Mojave e Rubicon. Tanto a Mojave X como a Rubicon X trazem mais equipamentos voltados ao off-road como caixa de transferência em tempo integral, câmera off-road integrada e para-choques dianteiros e traseiros de aço. De série, a Jeep confirmou que a picape também trouxe ganhos. Ao todo são 85 recursos de segurança ativos ou passivos disponíveis. A reestilização passa a trazer airbags de cortina laterais da primeira e segunda fileiras, que complementam os airbags frontais padrão para o motorista e o passageiro e os airbags laterais do motorista e do passageiro montados no banco dianteiro.

Já os cintos de segurança na segunda fileira de bancos ganham pré-tensionadores e limitadores de carga, bem como melhorias estruturais para desempenho em impacto lateral. O pacote ADAS passa a trazer detecção de ponto cego e de cruzamento e o sistema de assistência de estacionamento traseiro ParkSense desde a versão de entrada. Opcionalmente, a picape pode ser equipada com o pacote American Expedition Vehicles (AEV), com os pacotes AEV Upcountry e Upcountry. Estes adicionam uma suspensão mais alta em cinco centímetros e usam pneus de 35 polegadas BF Goodrich All-Terrain T/A KO2, disponível para as versões Sport, Willys, Mojave e Rubicon.

O pack Nível II da AEV adiciona, exclusivo para a versão Rubicon, pneus de 37 polegadas e uma altura livre do solo de 40 centímetros. De acordo com a Jeep, a picape será vendida com as versões Sport, Willys, Mojave e Rubicon. Entre as opções de cores, a Jeep oferece nove cores externas de destaque, incluindo: Anvil (novo), Firecracker Red, Granite Crystal, Silver Zynith, High Velocity, Hydro Blue, Sarge, Bright White e Black. Atualmente a picape é produzida na fábrica de Toledo, estado de Ohio, nos Estados Unidos. Nos EUA, a picape é vendida com preços entre US$ 38.100 e US$ 51.100.










Fotos: Jeep / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Subaru comemora seu aniversário de 70 anos e relembra seus primogênitos, 1500 e 360

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte III

Fiat comemora desempenho nas vendas de junho de 2023 graças a Mobi, Cronos e Argo

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Primeira Quinzena, agosto de 2023: Ford Ranger avança e SUVs chineses surgem no Top 50

Lynk & Co revela mais um teaser do 10 EM-P na China, em testes finais de desenvolvimento

Hyundai convoca recall para HB20, HB20S e Creta por falha em módulo de bomba de óleo

Hyundai revela primeiro teaser do reestilizado Ioniq 6 com a inédita versão esportiva N

Fábrica da Tesla no México tinha conseguido autorizações para construção, mas...

Hyundai confirma investimento de US$ 190 milhões para fazer novo Santa Fe nos EUA