BMW revela teaser do iX3 Li na China e lançamento será no segundo semestre de 2026
BMW desenvolve na China um iX3 Li, a versão alongada do SUV elétrico da marca; lançamento vai acontecer ainda neste ano de 2026
Recentemente surgiu uma imagem teaser que confirmava que a
BMW estava desenvolvendo novas versões do iX3 (veja aqui). Agora, a marca
confirmou que já trabalha em uma versão alongada do SUV destinado para atender
o mercado chinês. Tradicional por lá, a versão Li está em desenvolvimento e
será lançada dentro de alguns meses com alguns centímetros a mais na relação
entre os eixos, podendo variar entre 10 e 20 centímetros extras, mas comenta-se
sobre 10cm a mais. Isso vai trazer mais espaço interno para a segunda fila de
bancos, algo que os chineses gostam.
De acordo com algumas informações, o iX3 Li será lançado no
segundo semestre de 2026, possivelmente em algum Salão do Automóvel. Na China,
o Salão de Guangzhou sempre acontece no segundo semestre, mas ocorre entre
outubro e novembro. Além disso, foi confirmado que a BMW fechou parceria com
empresas chinesas para desenvolver o software e direção autônoma ao gosto do
consumidor chinês, numa espécie de personalização do carro àquele mercado. Essa
versão específica do iX3 terá o mesmo design externo e interno do modelo
global, mas será produzido em Shenyang, na fábrica em joint-venture com a
Brilliance.
Os fornecedores chineses de tecnologia também vão contribuir para que a BMW possa equipar o iX3 Li com outros recursos, possivelmente de segurança ou conectividade. Essa versão chinesa terá sistema operacional que roda os aplicativos domésticos, como assistente de voz integrado ao veículo incorpora extensos modelos de linguagem da Alibaba e da DeepSeek. Já a condução autônoma está em desenvolvimento com a Momenta, que trabalha com uma série de marcas chinesas por lá. Essa parceria com a Momenta criou uma equipe em conjunto de Pesquisa & Desenvolvimento de ambas as partes, que trabalham em quatro bases de operação: Pequim, Xangai, Shenyang e Nanjing.
“Seguindo rigorosamente os padrões de validação do BMW Group, as partes estão acelerando o desenvolvimento e os testes da navegação em cenários completos por meio de uma combinação de testes em vias reais e simulações virtuais. Testes extensivos com veículos foram realizados em diversas cidades chinesas, abrangendo cenários frequentes, como tráfego intenso e condições de estrada não padronizadas. Por meio de milhões de quilômetros de simulação e validação em vias públicas, a estabilidade e a confiabilidade do sistema estão sendo continuamente comprovadas”, disse a BMW em comunicado. A marca ainda confirmou que o desenvolvimento da tecnologia é impulsionado pela arquitetura integrada de ‘percepção-planejamento-controle’.
Esse modelo também pode contar com a inteligência artificial (IA), aproveitando algoritmos de IA de ponta e recursos orientados a dados da Momenta e a profunda experiência da BMW em segurança, interação homem-máquina centrada no motorista, monitoramento inteligente do condutor e estratégias de direção. Desenvolvido a partir da moderna plataforma modular Neue Klasse, com arquitetura elétrica de 800V, o iX3 deve colocar a BMW em pé de igualdade com os produtos elétricos de marcas chinesas. Esses 10 centímetros a mais na relação entre os eixos vai fazer com que o iX3 tenha mais espaço na segunda fila de bancos.
Além disso, a BMW trabalha em um novo banco traseiro que é desenvolvido pela sede da BMW China, em Xangai. Esses novos bancos vão ganhar um novo amortecimento e comprimento, aumentando o conforto e o perfil do consumidor chinês, novamente. Mais detalhes surgem em breve.
Fotos: BMW / divulgação











Comentários
Postar um comentário