Caterham inicia o desenvolvimento do cupê elétrico Project V de produção, com 272cv

Caterham inicia testes de desenvolvimento da versão de produção do ’Project V’, primeiro esportivo elétrico da marca; cupê usará motores elétricos da Yamaha



Desde quando a Caterham anunciou que preparava um novo esportivo, com um design mais convencional, muito se espera pelo primeiro lançamento da marca em anos – depois de ficar vendendo apenas o Seven. Chamado provisoriamente de ‘Project V’, o novo esportivo será lançado dentro de alguns meses. Enquanto isso não acontece, a marca inglesa confirmou as primeiras imagens teaser do desenvolvimento do cupê, que começou a bateria de testes por uma série de componentes. Inicialmente, os testes começaram pelo chassi, motopropulsor e a bateria.

A empresa confirmou que este tipo de testes deve continuar ao longo deste ano de 2026, um pequeno atraso em relação ao cronograma inicial da marca, que já era de lançar o carro entre o final de 2025 e o início de 2026. Apresentado como conceito no Goodwood Festival of Speed de 2023, o protótipo do modelo de produção do Project V aparece com um design mais convencional. Desenhado pelo designer Anthony Jannarelly, o protótipo de produção mudou basicamente a sua traseira em relação ao conceito. Nela, a traseira do Project V passa a contar com lanternas circulares duplas que lembram as lanternas de outros esportivos ingleses, como os Lotus mais antigos.

Mesmo assim, as lanternas parecem ter uma iluminação em LED. Entre as lanternas está o logotipo da marca escrito por extenso e logo abaixo existe o ‘Powered by Yamaha’, indicando que ele usará motores elétricos desenvolvidos pela japonesa Yamaha. Desenvolvido a partir de uma estrutura tubular espacial, o cupê deve usar uma bateria de 47,0kWh refrigerada por imersão, que vai “garante alta segurança e confiabilidade mesmo em condições operacionais severas”. No caso do conceito, o modelo foi antecipado com um motor elétrico traseiro que desenvolvia 272cv de potência.



Na época, o conceito contava com uma bateria de 55kWh de íons de lítio da USOC que podem ser recarregadas em estações de recarga rápida de até 150kW. Plugado nestas estações, ele recupera de 20% a 80% em apenas 15 minutos. A autonomia com essa bateria é de 400km, de acordo com a marca. Em termos de desempenho, estamos falando de um Project V que acelera de 0 a 100km/h em 4,5 segundos e que atinge a velocidade máxima de 230km/h, favorecido por conta do baixo peso: 1.190kg. Na época também foi dito que ele teria os modos de condução Normal, Sport e Sprint.

A versão de produção, no entanto, deve trazer mudanças. Apesar de manter um motor elétrico traseiro (RWD) de 272cv, o esportivo pode pesar cerca de 1.430kg e ter capacidade de acelerar de 0 a 100km/h em cerca de 5,0 segundos e máxima de 230km/h. Sobre a bateria, apesar de ser um pouco menor, a Caterham ainda acredita que ele possa chegar aos 400km de autonomia por conta do peso que ainda é baixo para um carro elétrico. Falando sobre a bateria, a marca destacou que ela terá a capacidade de ser plugada em estações de recarga de 100kW, que permite recuperar de 20% até 80% em 20 minutos.

“Esta próxima etapa nos permite concluir um programa abrangente de testes de veículos”, disse o CEO Kazuho Takahashi. Este é o primeiro produto da Caterham após ser adquirida por Takahashi, que adquiriu a empresa pela VT Holdings em 2021. A promessa da inglesa é apostar em novos modelos esportivos e continuar a oferecer o Seven – possivelmente com uma nova geração no futuro. 



Vídeo-Teaser



Fotos: Caterham / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Volkswagen registra imagens de patente do novo Teramont Pro na China, com nova mudança

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1994!

BMW registra imagens de patente do novo iX3, com base no Neue Klasse X Concept

Lynk & Co revela mais um teaser do 20 reestilizado, que mostra seu interior renovado

Arcfox revela novas imagens teaser do Alpha T7 e mostra interior pela primeira vez

Nova geração do Toyota Corolla segue em desenvolvimento e aparece em 'novo teaser'

Jeep registra patente de drone que pode auxiliar no 4x4 ou usado para segurança

Polestar revela teaser do Formula 2030 Concept, que antecipa nova identidade visual

Jetour registra imagens de patente de uma nova versão off-road para o Traveller na China

BMW mostra desenvolvimento do novo Série 3 em primeiras imagens teaser na Europa