Retrômobilismo #2: Valente, Jeep Willys marcou época e foi até líder de vendas!


A Willys Overland chegou ao Brasil em 1952, e começou a montar seus carros em 1954 e a fabricá-los por aqui somente em 1957. O pequeno valente chegou ao país, e com as limitações do mercado brasileiro e poucos modelos em venda, o Jeep Willys foi uns dos best-sellers de vendas no Brasil. Antes do reinado do Volkswagen Fusca a partir de 1960, em 1957, 1958 e 1959 o modelo foi líder de vendas no país, com boa aceitação do público e dos militares, que aceitaram muito bem o modelo.


Simples, o Jeep Willys ganhou no Brasil o simpático apelido de "cara de cavalo" (Ganhou esse apelido depois de mudar de visual, e ter aparência parecida com um cavalo, coisas da época). No Brasil a partir de 1959 ele começou a vir com motor 2.6 V6 que rendia 90CV, com opção de tração nas duas ou nas quatro rodas, além de ter opção de duas ou quatro portas. Com as precárias vias brasileiras na época, ter um Jeep Willys era quase essencial, além de ter um ângulo de mais de 70%.


A longa história do Jeep no Brasil teve duas fases: fase Willys e fase Ford. Isso porque em 1968, a Willys foi vendida para a Ford, mas que continuou com a marca, virando "Ford-Willys". Sobre a Willys, o Jeep foi fabricado até 1968, e a Ford assumiu o controle, e levou o Jeep Willys até 1983, ano em que o pequeno valente saiu de cena no Brasil, sem deixar sucessor. Sem ter um número completo de vendas, o Jeep Willys pode se dizer que foi um sucesso, enquanto a indústria nacional de automóveis ainda engatinhava.


Em pleno nascimento da indústria automotiva nacional, coincidiu com o crescimento dos Brasil rumo ao interior. Na época, Brasília (DF) ainda era construída, seria fácil um modelo como o Jeep Willys ser líder de vendas no Brasil. Fabricado em São Bernado do Campo (SP). Sobre as vendas, o Jeep Willys em seu primeiro ano de vendas, em 1957, o pequeno jipe conseguiu vender 8.306 unidades, número 7 vezes maior que o segundo colocado, na época a DKW Vemaguet. Nos dois anos seguintes, o Jeep Willys foi superior novamente e derrotou a Volkswagen Kombi, que começava a ganhar força no país.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok